collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aparafusar madeira  (Lida 6755 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Aparafusar madeira
« em: 07 de Abril de 2017, 14:22 »
Viva pessoal de todas as artes, desta vez
tenho umas duvidas sobre parafusos e madeiras:

existe alguma teoria como meter um parafuso na madeira?
isto é: deveria primeiro fazer um furo e depois meter o parafuso?
existe alguma relacao entre o diametro do furo e o parafuso a aplicar?

Porque é que ha parafusos de madeira que o "sem-fim" vai ate à cabeça e outros que têm antes da cabeca uma parte lisa.. ?
como se deve usar?


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Aparafusar madeira
« Responder #1 em: 07 de Abril de 2017, 14:47 »
Depende :D

Discalimer: Não sou entendido mas já aparafusei algumas caixas de parafusos, falo segundo a minha experiência que admito pode ser completamente errada.

Se não fizeres furo os parafusos podem ficar difíceis de meter, até mesmo impossíveis em madeiras mais duras ou com parafusos mais longos. Ou se forem em madeiras mais frágeis/estreitas, sem furo podem rachar.
O que costumo fazer com madeiras tipo pinho é quando tenho 2 peças para aparafusar, faço um furo passante na primeira peça (do diâmetro da rosca) e aperta na segunda peça sem furo. Se for num topo com risco de rachar, faço um furo com 0.5mm a 1mm inferior ao diâmetro da rosca, para que "aperte" mas não demasiado.

Os parafusos com parte lisa são os mais longos, entendo que sejam para situações como a que refiro, a primeira peça o parafuso é só passante e é a cabeça que faz o aperto, não precisam de rosca formada.

Isto tudo depende também da espessura das peças e comprimento dos parafusos. O melhor é experimentares nuns restos as varias maneiras a ver o que funciona e que gostas mais.






Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Aparafusar madeira
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2017, 15:09 »
No meu caso é para aparafusar ripas de 13mm espessura por isso tenho de ter cuidado para nao rachar mesmo.
A madeira nao sei que tipo é, mas é aquela ripas dos "AKIs" mais leves (é compacto mas madeira facil de "trabalhar")

Em relaçao ao tipo de parafuso e como aperta, ha alguma vantagem em aparafusar nos dois lados ou como dizes só passar e a cabeça é que faz o aperto?
No meu caso acho que a cabeca vai ser pequena, por isso é preferivel apertar nos dois..


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aparafusar madeira
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2017, 15:16 »
Cola para madeira decente e muitos grampos, a cola vai formar uma junta mais resistente que a madeira.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Aparafusar madeira
« Responder #4 em: 07 de Abril de 2017, 15:21 »
Cola para madeira decente e muitos grampos, a cola vai formar uma junta mais resistente que a madeira.

Também é uma ideia que ja tinha pensado para o meu caso.
Alias, vou usar cola na mesma, mas neste caso o parafuso vai ser para ajudar a fixacao... grampos nao sao praticos (até por causa da orientacao de algumas das peças de madeira que nao dao para fixar)

Usando cola faria sentido abandonar os parafusos e usar tachas (pregos) ?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Aparafusar madeira
« Responder #5 em: 07 de Abril de 2017, 20:09 »
Cola para madeira decente e muitos grampos, a cola vai formar uma junta mais resistente que a madeira.

Também é uma ideia que ja tinha pensado para o meu caso.
Alias, vou usar cola na mesma, mas neste caso o parafuso vai ser para ajudar a fixacao... grampos nao sao praticos (até por causa da orientacao de algumas das peças de madeira que nao dao para fixar)

Usando cola faria sentido abandonar os parafusos e usar tachas (pregos) ?

A melhor coisa para fixar peças de madeira é sempre parafusos e  ou cola, pregos tens uma grande probabilidade de rachar a peça se for estreita e alem disso se for peças que tenham que fazer esforço no sentido do comprimento do prego estao sujeitas a escorregar no furo do prego.

tens parafusos proprios para madeira mais conhecidos pelo vernaculo "piça de porco". ;)

e usa sempre parafusos com a fenda em cruz, philips ou estrela (tem nome proprio) mas nao me lembro agora. sao muito mais faceis de atarrachar na madeira do que os de fenda simples.
e ja agora de cabeça de embeber.

tens "aki" uma imagem desses parafusos. sao os melhores para madeira. E se for para fazer força nas peças a cola vai complementar o aperto dos parafusos. (cola branca para madeira. tambem existe com este nome no AKI)

Tambem tens uns pinos de madeira proprios para isso, em que fazes um furo nas duas peças com um diametro ligeiramente maior que o pino e depois metes o pino com cola a volta no furo das duas peças e deixas secar a cola. em muitas aplicaçoes ate é mais eficaz que o parafuso.



andas a fazer o quadripé... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aparafusar madeira
« Responder #6 em: 07 de Abril de 2017, 20:49 »
"Philips" que não é philips é pozidrive.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Aparafusar madeira
« Responder #7 em: 07 de Abril de 2017, 20:56 »
"Philips" que não é philips é pozidrive.

isso mesmo, os pozidrive, mas tambem ha philips, sao parecidos mas nao iguais. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aparafusar madeira
« Responder #8 em: 07 de Abril de 2017, 20:58 »
Pozidrive é japonês, o angulo da chave e o comprimento do cone é diferente, philips em pozidrive ou vice-versa dá sempre no mesmo, cabeças moidas.
Pozidrive permite mais binário de aperto, mas se é para ser em condições facilmente compras parafusos auto-roscantes para madeira com cabeça Torx.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Aparafusar madeira
« Responder #9 em: 07 de Abril de 2017, 21:02 »
sim torx tambem é bom, mas ainda nao vi parafusos para madeira com cabeça torx só pozidrive.
e as chaves torx costumam ser mais caras que as pozi.
mas sim qualquer um destes tipos de parafusos sao os ideiais para madeira.
ja vi muito boa gente a usar parafusos de fenda simples tanto em madeira como em chapa metalica...
nao sei porque raio gostam tanto de ter 4 vezes mais trabalho a apertar os parafusos...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aparafusar madeira
« Responder #10 em: 07 de Abril de 2017, 21:26 »
http://www.ebay.co.uk/bhp/torx-wood-screws

Super comum nas américas porque lá é só cabanas de madeira..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aparafusar madeira
« Responder #11 em: 07 de Abril de 2017, 23:26 »
sim torx tambem é bom, mas ainda nao vi parafusos para madeira com cabeça torx só pozidrive.
e as chaves torx costumam ser mais caras que as pozi.
mas sim qualquer um destes tipos de parafusos sao os ideiais para madeira.
ja vi muito boa gente a usar parafusos de fenda simples tanto em madeira como em chapa metalica...
nao sei porque raio gostam tanto de ter 4 vezes mais trabalho a apertar os parafusos...
proque sao os parafusos mais banais e baratos e como foram dos primeiros acaba por ser um habito, e as pessoas teem mais chaves de fendas em casa que chaves philips, e em parafusos de fendas, quase podes usar qq chave de fendas que caiba na fenda, se nao couber, abre-se mais a fenda lol, ja nas philips convem usar mais ou menos a certa.

Kammu: Os parafusos de madeira com pescoço (e se nao estiveres a confundir os parafusos para metal dos de para madeira), é porque sao dos compridos e pra apertar pelos menos duas partes de madeira grossas e a rosca só convem estar na ultima barra de madeira e nao em ambas, senao nao conseguias ter um bom aperto das duas madeiras. (analogia entre o aperto de duas peças metálicas com parafuso só (sem porca), uma da peças leva um furo passante e a outra leva um furo roscado, senao nao conseguias apertar eficazmente as duas peças)
Tens de ir a uns workshops do aki :P


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Aparafusar madeira
« Responder #12 em: 09 de Abril de 2017, 18:37 »
andas a fazer o quadripé... ;)

apanhado!  :o

Obrigado a todos pelos comentários.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Aparafusar madeira
« Responder #13 em: 09 de Abril de 2017, 22:00 »
andas a fazer o quadripé... ;)

apanhado!  :o

Obrigado a todos pelos comentários.

 ;)

ja monstaste a maquina fotografica, ornitologo? ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Aparafusar madeira
« Responder #14 em: 13 de Abril de 2017, 03:03 »
No que toca a madeira e parafusos depende do tipo de madeira e da estrutura em si!

Por exemplo, em tempos tive que montar a minha segunda casa, e uma parte do mobiliário foi da grande cadeia de móveis IKEA. Que não valem puto para o preço que custam, mas pronto!

Como não tinha grande confiança naquilo decidi adicionar aos parafusos, que roscavam num furo já feito de fabrica, com um diâmetro ligeiramente inferior ao do parafuso, cola de sapateiro. O objectivo foi reduzir o abanar/ranger do móvel, que logo de inicio tem e vai ganhando ao longo do tempo.
Entretanto mudei de casa, mais uma vez, e ainda tenho móvel!  :P ::)

Uma vez tive que fazer um móvel para uns livros, um pequeno móvel! Comprei aglomerado no AKI, peguei no serrote e toca a ser feliz!
Como não tinha muito confiança no tipo de madeira optei por não abrir furo! Os parafusos eram cabeça de limão (foi este nome que me ensinaram nas oficinas  ;D), tinham rosca até ao fim e  ponta afiada. Ideal para aparafusar sem furo!
Para este tipo de cenário o ideal é ir adicionando um pouco de óleo, pois o parafuso vai aquecer e senão tivermos cuidado e não deixarmos o parafuso "descansar" o mesmo parte!

Apenas dou furo quando o tipo de madeira é muito maciça ou o parafuso é muito fino para o tipo de madeira que tenho (nesse caso o parafuso foi mal dimensionado, mas por norma nesses casos estou em modo Macgyver  :P 8)

Como pregos não tenho muito experiência. Por norma opto por parafusos. Uma das coisas de morar em prédios e gostar de fazer bricolage à noite é não poder dar marteladas durante a noite!

Opto sempre por parafuso de chave de estrela. Principalmente se vir que vou ter que fazer muita força, nesse caso a estrela é melhor, oferece mais base de apoio!