collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: John Conway 1937-2020  (Lida 3214 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
John Conway 1937-2020
« em: 13 de Abril de 2020, 19:37 »
John Conway faleceu, (alegadamente?) vitima de COVID19.
A noticia ja andava ha uns dias no twitter, mas so agora esta a ser confirmada por fontes oficiais:
https://www.math.princeton.edu/news/john-h-conway-1937-2020

John Conway é um nome conhecido no mundo da computação pelo "jogo" procedural que inventou "Game of Life"

https://en.wikipedia.org/wiki/Conway%27s_Game_of_Life

Foi uma inspiracao para mim no inicio dos tempos em que comecei a ler livros da area.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: John Conway 1937-2020
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2020, 22:44 »
Também vi a notícia e deu-me uma certa nostalgia pelos primeiros tempos num computador... Apesar de nunca ter ligado muito ao game of life, estava sempre presente e o nome do seu criador.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: John Conway 1937-2020
« Responder #2 em: 14 de Abril de 2020, 15:38 »
Conhecia o jogo, não sabia que se tratava de um jogo, e, perante um espécimen da coisa, conversei sobre o assunto com um grande familiar e amigo há muitos anos. De cada vez que qualquer conversa sobre vírus aflorava eu lembrava-me dessa conversa e da coisa propriamente dita. Nada sabia sobre o autor. Não se vi a coisa a funcionar na altura do Sinclair ZX-81/Spectrum ou do (IBM) XT.

SC

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: John Conway 1937-2020
« Responder #3 em: 14 de Abril de 2020, 17:08 »
Nao e' um jogo no sentido habitual, dai ter posto entre aspas. E' um automato celular que ele chamou "Game of life"
Se quiseremos podemos "jogar" alterando cada ponto no mapa ("populacao"), criando novas formas e coisas funcionais.

Mas pelos vistos o Conway nao gostava de ser conhecido por isso... porque inventou muitas outras coisas mais complexas :)

É verdade.. este "Game of life" aparece em muito lado na escrita e é muito bom para gerar conversas filosoficas! :) ... porque tem regras muito simples de entender e que geram resultadas muito complexo.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: John Conway 1937-2020
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2020, 18:43 »
... porque tem regras muito simples de entender e que geram resultadas muito complexo.

Como a generalidade dos fractais, procedimentos generativos, e outras coisas. A própria vida, com meia dúzia de átomos diferentes.

Lembro-me de ter um programa, na adolescência, que implementava o Conway's Game of Life. Brinquei um bocado e depois ficou para lá esquecido.

Em 2014, para a mini makerfaire de Lisboa, fiz um programa em PC para gerar perfis de cidades antes de passar para o AVR. O original também criava árvores, mas o desenho delas era lento e não incluí no AVR. Essas árvores são geradas também pela aplicação de regras simples; no meu caso implementei um L-system. A curva de kock, o triangulo de serpinski, o snowflake, a dragon curve, a curva de Hilbert e outros podem ser implementados como um L-system. Quando há alguma auto-semelhança em algo, tende a poder ser implementado com regras simples.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: John Conway 1937-2020
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2020, 23:03 »
L-systems, outro classico! Nos livros que falam do "Game of Life" ha probabilidade de falar desse tambem..
Muito relacionado com esta tematica de "regras da vida", os L-systems foram criados pelo biologo e botanico Aristid Lindenmayer para descrever regras que podessem ajudar a caracterizar plantas.

https://en.wikipedia.org/wiki/L-system

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: John Conway 1937-2020
« Responder #6 em: 18 de Abril de 2020, 06:22 »
Nunca tinha olhado para a página da Wikipedia sobre L-systems... tá fixe.
Publiquei o meu script exploratório de L-systems. Usei isso como base para gerar os perfis de cidades e preparar os algoritmos antes de os passar para o AVR da "CNC de desenho" que levei para a MiniMakerfaire de Lisboa: https://github.com/nunojay/FeltroCities