collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Componente N121 ???  (Lida 2162 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Componente N121 ???
« em: 18 de Junho de 2022, 23:11 »
É a fonde de alimentação de um ecran ASUS VE228D.

Sem cabo VGA ligado, o monitor liga (led azul), aparece a mensagem de não haver sinal, entra em standby (led amarelo) e asssim fica.

Ligando o cabo VGA o gajo arranca e trabalha uns 5 minutos. Depois desliga ... nem o led azul/amarelo fica aceso. Para voltar a standby tem de se desligar da tomada um par de minutos.

Abri o monitor. É daqueles de só se consegue abrir com uma chave de fendas, à volta, numa ranhura. Vai 'estalando' e abrindo. Um desastre para abrir.

Na fonte, duas zonas mais escuras, numa das quais o N121. Na outra, testei com multímetro os díodos que parecem estar bem.

4 electrolíticos tinham capacidade mais de 20% abaixo do especificado. Substiui-os. (Na imagem riscados a azul ao topo.

Claro que pode não ser da fonte mas .... que será o N121? (não encontro data sheet).

Já agora, o comutador para o transformador é o TOP258PN (encontrei data shit).

As resistências matulonas estão bem.

Tem pinta de ser difícil fazer testes à placa com o monitor em funcionamento. Nada neste material é feito para facilitar a manutenção.

Tem sido um bom monitor FULL HD, talvez com uns 18 anos. Tenho pouca esperança, mas ...

Abraço:
SC




Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Componente N121 ???
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2022, 23:15 »
Reparei que os dois pares de díodos com lista vermelha estão a trabalhar em paralelo, o que me parece má prática. O mesmo para os que estão logo à esquerda.

Nenhum condensador estava babado ou com sinais de pressão interna.

SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Componente N121 ???
« Responder #2 em: 19 de Junho de 2022, 16:10 »
Boas

Pela descrição neste site: http://monitor.espec.ws/section33/topic244164.html
O IC 701 é um regulador de tensão linear.

Também falam num MP3389EF PWM, que foi a causa da avaria.

Depois de passar 1h á procura e me registar em dois fóruns russos, lá encontrei para a versão VE228H, parece que a fonte é idêntica:

https://drive.google.com/file/d/1E_gJAlvL0W3LfDgBs0cP4_GdLD0BVTu7/view?usp=sharing

As imagens não têm lá grande qualidade, mas dá para se ler alguns valores.


last edit: alterei a partilha do ficheiro, estava a bloquear

« Última modificação: 19 de Junho de 2022, 16:49 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Componente N121 ???
« Responder #3 em: 19 de Junho de 2022, 17:38 »
Arrefecer alguns componentes suspeitos para ver se ele continua a funcionar...

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Componente N121 ???
« Responder #4 em: 19 de Junho de 2022, 19:13 »
Caro Dropes,

Obrigado pelo tempo que perdeu comigo.

Fui buscar o manual mas não parece lá estar o esquema do driver de LEDs.  De resto confirma-se que o tal N121 é um regulador de tensão, neste caso de 3.3V, alimentado a 5V. Saquei esta fonte e o regulador dos LEDS e liguei na bancada.

A fontre principal parece estar a funcionar bem, o regulador dos LEDs fica em standby. Os 17V entram no boost-converter e esses 17 aparecem na saída sem que o conversor arranque (o normal). Não sei qual seria a tensão de saída mas os electrolíticos da saída do conversor são de 100V.

Tudo indica que este regulador só deve arrancar de receber de algum lado ordem para tal.

Encontrei o manual do tal MP3389 aqui:
https://www.monolithicpower.com/en/documentview/productdocument/index/version/2/document_type/Datasheet/lang/en/sku/MP3389/document_id/1533/

O MOSFET parece estar bem, os condensadores também.

Não sei se tente encomendar o MP3389 ...

De qualquer forma há 4 componentes misteriosos assinalados na imagem. Parece ser uma resistência de 300K ou 800K que recebe a tensão de saída do conversor e está em série com 3 outros componentes que estão em paralelo uns com os outros: um condensador(?) branco, algo marcado 79B e outro algo marcado 01D. Enfim, um bruxedo.



Não consigo ligar todo o mostrengo com as tripas de fora na bancada de electrónica porque não há espaço. Ainda por cima nas 'tomadas' dos 'flat-cable' rígidos os bigodes que fixam os cabo estão ressequidos. Saltaram fora quando lhes toquei.

De qualquer forma, parece-me que o MP3389 controla apenas duas séries de LEDs.

Obrigado
SC.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Componente N121 ???
« Responder #5 em: 19 de Junho de 2022, 19:29 »
... talvez eu tente ainda, sem ligar as outras placas, manipular os pinos Enable e Dimming (do MP3389) para ver a reacção dos LEDs. É capaz de ser possível porque desta placa sai a alimentação directamente aos LEDs (backlight). Só não sei, caso os LEDs acendam, se lhes consegurei vislumbrar a luz.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Componente N121 ???
« Responder #6 em: 19 de Junho de 2022, 21:26 »
O controlo dos LEDs propriamente ditos, parece ter 4 circuitos. Alimentação (+) comum aos 4 ânodos mais os 4 circuitos de cátodo. No entanto, cada um destes 4 parece estar ligado em simultâneo a 3 entradas do MP3389. De facto ele tem 12 entradas, 4 circuitos a 3 entradas cada dá 12 entradas. Tem uma data de 'resistências' de 0 Ohm a shuntar entradas.

Também parece fácil 'chingar' o MP3389 a arrancar.