collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: sera que uma bateria de scooter aguenta?  (Lida 15365 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #15 em: 10 de Março de 2014, 22:01 »
Não, falo de módulos que fazem logo tudo... Vi montes deles diferentes no Ebay, propura por algo do tipo "gprs bike alarm" ou algo nessa linha. No caso dos carros até tems modulos que permitem fazer o corte do motor enviando uma sms e coisa do género, não sei se haverá igual nas motas (eu pesquisei mais modulos para carros, mas há montes deles para tudo. O que eu comprei é dos mais simples, mas vi deles com mais coisas (ligaçao a alarme externo, acelerometro, alarme baseado na localização, etc...) :)

Há ai algum no forum que tem mais experiencia com isso, já n me lembra bem quem era... Ainda à poucas semanas se falou numa coisa deste género, mas já não me lembra exactamente quem era. Qdo ele "acordar" e vir isto logo responde. :)

Já dei uma vista de olhos, alias já conhecia, existe muitos mas é para automoveis, para motas também existem alguns.
Mas isso já não é tão completo, pelo que vi não encontrei nenhum que fizesse uma chamada quando a mota tem uma pequena vibração.
Mas obrigado na mesma.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #16 em: 10 de Março de 2014, 22:11 »
Não percebi bem o objectivo do bluetooth, mas é para receberes os dados por bluetooth em vez de gprs para quando estás por perto?. Não tem muita logica, porque só iras receber informação quando a moto for roubada, equanto nao for roubada nao vais receber nada. E como ja disseram o bluetooth todo o dia ligado gasta bateria como tudo.

A minha ideia seria moto desliga fica o arduino e os sensores ligados, porque é o que consome  menos.
Quando os valores dos sensores forem diferentes liga GPS, GSM , dispara o alarme, envia SMS.
Quando a moto está ligada o GPS tambem para ir apanhando as coordernadas, para quando a  moto estiver desligada e ligar o gps ter logo as coordenadas.

Por curiosidade que moto é?

dio, o bluetooth serveria apenas de comunicacao com o telemovel android que estaria também na moto, ou seja o telemovel iria fazer de shield...e de sensor visto que tem integrado acelerometro..no fundo a parte do furto o arduino não iria fazer nada... o arduino so iria ter utensilio, no envio via bluetooth dos dados dos restantes sensores que mencionei...

ou seja teria que ter sempre as duas coisas ligadas, o arduino e o telemovel, sendo que a bateria do telemovel seria carregada, aquando eu andasse na moto que é diariamente. pelos testes que fiz consigo ter uma autonomia de 24 horas no telemovel.
Outra vantagem que vejo interessante em ter um telemovel android , caso a mota seja roubada, visto que teria um cartao 3g no telemovel, é que consigo aceder remotamente a ele atraves duma aplicacao estilo vnc, é consegueria correr uma aplicacao de tracking gps, em tempo real como nesses modulos ai já referidos.

A mota é uma scooter pcx.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #17 em: 10 de Março de 2014, 22:15 »
Mas isso já não é tão completo, pelo que vi não encontrei nenhum que fizesse uma chamada quando a mota tem uma pequena vibração.
O que eu tenho não tem essa funcionalidade, e dos que eu vi é mesmo bastante mais frequente não terem isso do que terem, mas pronto como disse olhei com mais atenção para as soluções para carros.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #18 em: 10 de Março de 2014, 22:57 »
O ultimo que ajudei um amigo a instalar ( http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=tlt-2f&_sop=15 ), uma versão atualizada do que tenho, tem essa opção de fazer chamada quando vibra a mota.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #19 em: 10 de Março de 2014, 23:05 »
O ultimo que ajudei um amigo a instalar ( http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=tlt-2f&_sop=15 ), uma versão atualizada do que tenho, tem essa opção de fazer chamada quando vibra a mota.

Esse parece ser mains interessante.
Quanto a configuracao, e so ingles certo?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #20 em: 10 de Março de 2014, 23:10 »
Não entendi. A configuração é feita por SMS.

Se te referes ao manual, sim, é em inglês, e mau (chinglês  :o)

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #21 em: 10 de Março de 2014, 23:59 »
Não entendi. A configuração é feita por SMS.

Se te referes ao manual, sim, é em inglês, e mau (chinglês  :o)

Pois, o manual vem achinezado.

Bom, devido então a ideia inicial,não ser fiavel devido a autonomia da bateria.
e a não querer gastar mais dinheiro.

Vou optar então pelo seguinte:
Instalar o alarme spy 5000 que já o tinha comprado para a segurança básica acho que o consumo é pouco ( já nao tenho a caixa dele).

E por fim a nivel de localização de gps,tracking etc, instalar um android velho que ca tenho.

Só gostava de saber agora uma boa alternativa para o por a carregar 2 a 3 horas de 24 em 24 horas,para ter sempre bateria.
ideias?

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #22 em: 11 de Março de 2014, 00:21 »
Se a idéia é mesmo usar o telemovel, porque não deixá-lo sempre ligado então? Se ele estiver sempre ligado com a bateria cheia, vai usar apenas a energia necessária para se manter em funcionamento... Se o carregas duas ou tres horas por dia, durante a carga ele vai ter puxar à mesma a energia que gastou quando não estava a carregar, penso que até se perca mais energia desta forma...

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #23 em: 11 de Março de 2014, 08:24 »
Se a idéia é mesmo usar o telemovel, porque não deixá-lo sempre ligado então? Se ele estiver sempre ligado com a bateria cheia, vai usar apenas a energia necessária para se manter em funcionamento... Se o carregas duas ou tres horas por dia, durante a carga ele vai ter puxar à mesma a energia que gastou quando não estava a carregar, penso que até se perca mais energia desta forma...

essa nao sabia..entao se eu tiver um carregador que 12v que tenha de saida por 750 ma por exemplo...se o telemovel tiver carregado ele barra os 750ma so porque ta carregado?

Eu tinha ideia que estaria sempre a consumir.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #24 em: 11 de Março de 2014, 16:17 »
O valor que tens para o output é o valor máximo que ele fornece, não o valor que ele está sempre a fornecer... Se a bateria tiver sempre carregada e o telemovel estiver a gastar pouco, será puxada muito menos energia do que se estivesses a carregar a bateria. Tanto que se pegares num carregador de uma gadget qualquer vez que aquilo aquece quando está a carregar, mas não aquece pouco ou nada se tiver apenas a fornecer energia para stand-by.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #25 em: 11 de Março de 2014, 16:35 »
O valor que tens para o output é o valor máximo que ele fornece, não o valor que ele está sempre a fornecer... Se a bateria tiver sempre carregada e o telemovel estiver a gastar pouco, será puxada muito menos energia do que se estivesses a carregar a bateria. Tanto que se pegares num carregador de uma gadget qualquer vez que aquilo aquece quando está a carregar, mas não aquece pouco ou nada se tiver apenas a fornecer energia para stand-by.

Testei agora com um medidor daqueles do lidl, liguei la o carregador do telemovel e pus ele a carga e tens razao, começa a descer os valores cada vez mais que se aproxima da carga cheia.
Estamos sempre a aprender, boa dica, então parece me que este problema penso estar ultrapassado.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #26 em: 01 de Abril de 2014, 22:00 »
quando pus o telemovel a carga na tomada ligado ao medidor aparece este valor quando esta carregado aos 100%



0.028 e a frente aparece 0.54 power factor.

isto quer dizer que esta a consumir 0.028ma ou 0.54???





Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #27 em: 01 de Abril de 2014, 22:02 »
google power factor?
Avr fanboy

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #28 em: 01 de Abril de 2014, 22:19 »
google power factor?

Boa noite senso, pesquisei sim e não consegui obter uma resposta a minha pergunta, qual é o consumo no momento como demonstra a imagem.
se me puderes ensinar agradecia.

Offline MMM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #29 em: 01 de Abril de 2014, 22:24 »
quando pus o telemovel a carga na tomada ligado ao medidor aparece este valor quando esta carregado aos 100%



0.028 e a frente aparece 0.54 power factor.

isto quer dizer que esta a consumir 0.028ma ou 0.54???

O fator de potência é uma razão entre as potências ativa e aparente. Através dele podes ver se uma carga é puramente resistiva, por exemplo.
Segmentation fault (core dumped)