collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vendo\Troco - Motores de passo  (Lida 9681 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Vendo\Troco - Motores de passo
« em: 11 de Fevereiro de 2013, 19:18 »
Aqui estou eu mais uma vez com os motores de passo às voltas  ;D

Como disse por ai num tópico estou a construir uma impressora 3D e para isso preciso de 5 motores de passo, comprei os primeiros 3, o titulo do leilão dizia "small stepper motors", que pensei em utilizar 2 para o eixo Z, não estava era à espera que fossem tão pequenos ;D, sem carga no eixo funcionam bem, mas com o peso do eixo X e do extrusor já não


Tamanho: NEMA 17, 200 passos por revolução (1,8º por passo), a 12v a corrente é 100mA
Preço: 15€ os três, portes incluídos

Comprei então outros 5, que pensava que me resolviam o problema, estava enganado, o modo de fixação dos motores não permite que sejam montados na impressora, estes só têm 2 dos 4 furos com rosca e o parafuso ocupa o comprimento quase todo do furo  >:(


Tamanho: NEMA 17, os 2 da esquerda são de 400 passos por revolução (0,9º por passo) e bipolares 9v e 0,5A, os restantes são de 200, unipolares, não têm etiqueta, mas são muito semelhantes aos outros
Preço: 35€ os cinco, portes incluídos


tenho ainda outro motor que o user PDI aqui do fórum me ofereceu a quem agradeço mais uma vez, este serve, mas apenas se tiver um par  :o
Segundo a etiqueta este é um EM-233 usado em impressoras Epson, se alguém tiver um igual que queira vender ou trocar agradecia




a minha intenção é troca-los por uns que sirvam, de qualquer maneira têm preços caso alguém esteja interessado...

Cumps
« Última modificação: 07 de Abril de 2013, 03:43 por CBX »

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2013, 00:00 »
Boa noite amigo... também vou construir uma impressora 3d para imprimir umas coisas....... e depois de ler muito e muito e em vários locais até decidir que modelo iria construir e de todas as peças que iria ser necessário... posso de dizer que os motores nema 17 que precisas são estes... ou aliás com estas especificações que te deixo em pdf... tens aí tudo... falta só tentar arranjar alguém que venda isso a bom preço.... porque na zaff são bastante caros com o acrescento dos portes...

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 00:03 por DCautosport »

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro de 2013, 00:36 »
Depende da impressora, na maioria só é necessário um motor tão potente para o extrusor, o eixo Z não precisa de torque praticamente nenhum, o X e o Y já precisam de algum, mas nunca tanto, de qualquer maneira nunca é demais

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2013, 00:49 »
Depende da impressora, na maioria só é necessário um motor tão potente para o extrusor, o eixo Z não precisa de torque praticamente nenhum, o X e o Y já precisam de algum, mas nunca tanto, de qualquer maneira nunca é demais

De tudo o que li todos recomendam estes.... pelo qualidade e torque dos mesmos.... não sei que impressora estas a fazer... mas pelo que entendi existe pessoas que se queixam devido a imprimirem peças com bastante cm3 de ABS ou PLA mais o peso da heated bed da frame da própria heated bed (também dependo do material que fizeres a frame se é pesado ou não).... E do vidro em cima da heated bed é necessário o motor ter algum torque.... Pois tudo somado parece não ser nada mas pode até ser bem pesadinho... e todos recomendam estes.... mas claro a ideia é também inventar um bocadinho...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2013, 00:58 »
Estou a montar um printrbot, em principio só vou usar pla que não necessita de heated bed, a estrutura que se move não é muito pesada, nem estou a pensar imprimir nada muito pesado

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro de 2013, 01:10 »
A printbot de facto é pequena... Mas olha que o PLA também precisa de heated bed... o PLA faz menos warping do que o ABS mas necessita de heated bed da mesma forma que o ABS... atenção que não sou expert na matéria... mas acredita que já li e tenho lido imenso sobre o assunto... e acho ser necessário pelo que li...
Numa rápida pesquisa...

http://forums.reprap.org/read.php?262,119967,126562

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2013, 02:26 »
smp podem tentar ganhar uma printer 3D no instructables! acho k ha um concurso onde o prémio é uma printer 3d!...  8) (ainda n verifikei se é só pra users dos states ou se all world..)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2013, 02:27 »
Podias sempre meter parafusos mais curtos e roscas os outros dois furos e ficavas servido, parafusos são uns 5-10 centimos cada e um jogo de machos abre-rosca dos baratos é 3€.
Avr fanboy

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2013, 03:12 »
smp podem tentar ganhar uma printer 3D no instructables! acho k ha um concurso onde o prémio é uma printer 3d!...  8) (ainda n verifikei se é só pra users dos states ou se all world..)

Até que não era uma má ideia.... mas infelizmente... Somos sempre pequeninos.... nunca se lembram de Portugal....



Multiple entries are accepted, but each entrant can only win one prize. Contest is open to entries from US, Canada [excluding Quebec], UK, China, Belgium, the Netherlands, Australia,  Colombia, Germany, Switzerland, Norway, India, and Denmark. Contest closes for entries at 11:59pm PT, April 1, 2013.

 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #9 em: 12 de Fevereiro de 2013, 03:14 »
Podias sempre meter parafusos mais curtos e roscas os outros dois furos e ficavas servido, parafusos são uns 5-10 centimos cada e um jogo de machos abre-rosca dos baratos é 3€.

Sim ora ai está um boa solução..... e porque não....

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #10 em: 12 de Fevereiro de 2013, 17:13 »
smp podem tentar ganhar uma printer 3D no instructables! acho k ha um concurso onde o prémio é uma printer 3d!...  8) (ainda n verifikei se é só pra users dos states ou se all world..)

Até que não era uma má ideia.... mas infelizmente... Somos sempre pequeninos.... nunca se lembram de Portugal....



Multiple entries are accepted, but each entrant can only win one prize. Contest is open to entries from US, Canada [excluding Quebec], UK, China, Belgium, the Netherlands, Australia,  Colombia, Germany, Switzerland, Norway, India, and Denmark. Contest closes for entries at 11:59pm PT, April 1, 2013.

 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Basta haver alguém que tenha primos/tios/amigos/namoradas/amantes num desses países para dar a morada para enviarem o prémio :) O vencedor pode ser de Portugal, não podem é enviar o prémio directamente para cá :\
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #11 em: 12 de Fevereiro de 2013, 17:52 »
smp podem tentar ganhar uma printer 3D no instructables! acho k ha um concurso onde o prémio é uma printer 3d!...  8) (ainda n verifikei se é só pra users dos states ou se all world..)

Até que não era uma má ideia.... mas infelizmente... Somos sempre pequeninos.... nunca se lembram de Portugal....



Multiple entries are accepted, but each entrant can only win one prize. Contest is open to entries from US, Canada [excluding Quebec], UK, China, Belgium, the Netherlands, Australia,  Colombia, Germany, Switzerland, Norway, India, and Denmark. Contest closes for entries at 11:59pm PT, April 1, 2013.

 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Basta haver alguém que tenha primos/tios/amigos/namoradas/amantes num desses países para dar a morada para enviarem o prémio :) O vencedor pode ser de Portugal, não podem é enviar o prémio directamente para cá :\
ya! :D mas entretanto tb convem ir reclamando pra ver se no futuro, Portugal esteja incluido, senao temos de extraditar os americanos das lages! LOL  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro de 2013, 20:40 »
Isso é por questões legais e não por quererem..
Avr fanboy

Offline Larasus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #13 em: 12 de Fevereiro de 2013, 21:10 »
"sem carga no eixo funcionam bem, mas com o peso do eixo X e do extrusor já não"

No extrusor são funciona decertesa. O meu precisa de 4.5W.
No extrusor é necessario torque de 4.5kg*cm.

No eixo x o meu consome 1.25w.
Experimenta usar distâncias relativas em vez de absolutas ao compilar o gcode.
Teacup firmware foi desenvolvido para trabalhar com distâncias relativas. Ao compilar uma imagem para gcode deve-se usar distâncias relativas. Caso contrario o eixo X não se desloca correctamente.


"Comprei então outros 5, que pensava que me resolviam o problema, estava enganado, o modo de fixação dos motores não permite que sejam montados na impressora, estes só têm 2 dos 4 furos com rosca e o parafuso ocupa o comprimento quase todo do furo"


tenho 2 motores que estão agarrados com 3 parafusos, e o motor extrusor está agarrado com apens 2 parafusos.
eu tive o problema contrario, o parafuso é mais comprido do que o furo da rosca, tive de comprar outros parafusos no Aki.
esses 5 devem de funcionar desde que tenham torque suficiente no extrusor, e é muito provavel que sim.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Vendo\Troco - Motores de passo
« Responder #14 em: 13 de Fevereiro de 2013, 15:19 »
Para o extrusor já mandei vir um com torque suficiente.

Meter parafusos mais pequenos foi a 1a coisa que experimentei, infelizmente não dá, a roca é curta e não dá para a fazer mais comprida