collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Leitor de RFID tags  (Lida 24719 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #30 em: 14 de Outubro de 2010, 19:16 »
Quem é que disse que era para registo de entradas e saídas ?

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #31 em: 14 de Outubro de 2010, 19:25 »
Peço desculpa, mas foi com essa impressão que eu tinha do objectivo final.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #32 em: 14 de Outubro de 2010, 19:34 »
O objectivo é registar a presença de alguém em determinado local. A unidade de activa (leitor) é móvel e a unidade passiva (cartão) é fixa.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #33 em: 14 de Outubro de 2010, 19:39 »
Certamente para inventariar algo deve ser, se não qual o propósito de registar e colocar timestamp? Um exercício meramente académico?

Como já disse antes EEPROM significa efectivamente limitação de memória. SD significa na mesma EEPROM mas mais memória, por isso mais dados. Exacatamente como senso exemplificou os benefícios seriam maiores, mas o projecto é seu Kast e faz o que bem entender.

Se já tem ideias concretas, e sabe exactamente o que faz, porque a partilha? Como aparenta demonstrar, só quer que os membros lhe ajudem a resolver alguns problemas específicos, os quais, sabendo o que faz, resolverá na mesma, e com maior gozo e autosatisfação, se os resolver você mesmo.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #34 em: 14 de Outubro de 2010, 19:40 »
O objectivo é registar a presença de alguém em determinado local. A unidade de activa (leitor) é móvel e a unidade passiva (cartão) é fixa.

Kast

Então é isso mesmo o que senso disse um registrador de entradas e saídas :o. Se fôr muito portátil não pode alguém "sabotar" as presenças "raptando" o leitor?  ;) Se vai dizer que o cartão SD/MMC também pode ser "raptado", ele pode ficar inacessível, ou ser interno para ser lido por RS232 ou por outro meio no PC.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 19:48 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #35 em: 14 de Outubro de 2010, 19:52 »
O objectivo é registar a presença de alguém em determinado local. A unidade de activa (leitor) é móvel e a unidade passiva (cartão) é fixa.

Kast

Ups já entendí. Estou a vêr aplicações interessantes, embora ache que o contrário será mesmo mais interessante, leitor fixo e cartão móvel.

Um cartão RFID poderá custar uns meros euros mas perder um leitor ficará mais caro, além de conter dados que podem ser lidos para quem saiba lê-los, ou mesmo pelo utilizador (a tal pessoa que será controlada) que queira falsificar os dados contidos na EEPROM.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 19:54 por Tayeb »

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #36 em: 14 de Outubro de 2010, 19:54 »
Caro Tayeb

O projecto não tem a ver com entradas e saída mas sim registar o local onde determinada pessoa se encontra. Na verdade é tipo um comprovativo de que uma determinada pessoa esteve em determinado local a uma determinada hora. Do género daqueles que as empresas de segurança utilizam para se assegurarem que as rondas são efectivamente feitas.

Citar
Se já tem ideias concretas, e sabe exactamente o que faz, porque a partilha? Como aparenta demonstrar, só quer que os membros lhe ajudem a resolver alguns problemas específicos, os quais, sabendo o que faz, resolverá na mesma, e com maior gozo e autosatisfação, se os resolver você mesmo.

Amigo ... a minha área de negócio, como já disse noutros posts, é cimento, areia e tijolos. Não tenho nenhuma formação na área de electrónica, daí que venha para aqui perguntar como é se faz isto ou aquilo. Se quem percebe alguma coisa disto decide ajudar-me porreiro, caso contrário só serei eu e este meu hobby a perder.

Nos últimos posts a este projecto o pessoal em vez de tentar ajudar naquilo que efectivamente preciso de ajuda (valor do condensador), ainda me querem complicar mais a vida dando mais hipóteses sobre outros aspectos do circuito.

Desculpem lá mas hoje o dia não me correu muito, sei que vocês não têm culpa. Já percebi que sou eu que estou "azedo" hoje.

Kast
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 19:56 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #37 em: 14 de Outubro de 2010, 19:57 »
Ups de novo e peço desculpas, pensei mesmo que sabia de electrónica. Condensadores, resistências são b-a bá de electrónica. Daí a olharmos para o sexo dos anjos do que os anjos.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #38 em: 14 de Outubro de 2010, 20:01 »
Tayeb

Citar
Se vai dizer que o cartão SD/MMC também pode ser "raptado", ele pode ficar inacessível, ou ser interno para ser lido por RS232 ou por outro meio no PC.

Ora aí está algo de que ainda não me tinha lembrado.

Boa !

Quando pensava que já não queria mudar mais nada .... :S
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #39 em: 14 de Outubro de 2010, 20:01 »
Mas pondere bem que o cartão é que deve estar na lanterna e o leitor no local a ser visitado, porque suponhamos que é um guarda nocturno a efectuar a sua ronda. Ele pode em casa com conhecimento de electrónica falsificar dados de um mês inteiro. Fica registado que efectuou ronda e não terá efectuado. Talvez um sistema melhor será GPS, como está já testado com camionistas.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 20:03 por Tayeb »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #40 em: 14 de Outubro de 2010, 20:10 »
O condensador como te disse é dificil de se saber o valor sem ser por tentativa e erro.
Estive de novo a ler o tópico e ainda não percebi que condensador é :s
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #41 em: 14 de Outubro de 2010, 21:07 »
Eu não li o tópico desde o inicio por isso não sei se isto será aplicado no exterior ou interior pois caso seja em interiores o GPS não dá. Podes usar o cartão na mesma e podes colocar os dados codificados. Algo tão simples como quando vais gravar um byte no SD lhe adicionares um valor e depois quando leres os dados subtraíres o valor faz com que já não fosse trivial alguém falsificar os dados. Claro que pela internet fora deve haver métodos que mesmo simples tornem quase impossível a sua descodificação. Aliás acho que até tenho um exemplo disso com Arduino nos favoritos, se o encontrar depois posto.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #42 em: 14 de Outubro de 2010, 22:13 »
Citar
O condensador como te disse é dificil de se saber o valor sem ser por tentativa e erro.
Estive de novo a ler o tópico e ainda não percebi que condensador é :s

Imaginem que têm um circuito muito simples que alimenta um led.
Imagem que pretendem que quando se abre o circuito (desliga a alimentação) o led permaneça ligado por mais 2 ou 3 segundos.
É mais ou menos para isto que quero o condensador, mas neste caso é para manter o IC 168, leitor rfid e restantes partes do circuito ligados durante uns 2 ou 3 segundos.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #43 em: 14 de Outubro de 2010, 22:45 »
Sabes qual é o consumo total disso tudo?
Imagino que seja ai perto de uns 500mA, diria talvez uns 10000uF, tipo isto:
http://sonigate.com/?pt#!/4/10000uF/
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #44 em: 14 de Outubro de 2010, 22:49 »
Caro senso: o condensador poderá vir a enviar muita corrente e danificar o microcontrolador. Dever-se-á acautelar tal situação. Um circuito temporizador talvez seja melhor solução. Depois de tantos segudos o microcontrolador fica no modo sleep.