collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Leitor de RFID tags  (Lida 24865 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #45 em: 14 de Outubro de 2010, 23:46 »
Olá,

Também trabalho numa empresa onde a especialidade são tijolos.

Para controlar todos os trabalhadores (as obras são grandes) é mais fácil o responsável passar no local, onde estes estão, do que estes passarem junto do leitor. Para isto usamos um aparelho tipo "bastão", que faz basicamente o que o Kast pretende.

(com este post tenta ajudar um pouco na utilidade do leitor ser móvel)
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #46 em: 14 de Outubro de 2010, 23:49 »
Caro senso: o condensador poderá vir a enviar muita corrente e danificar o microcontrolador. Dever-se-á acautelar tal situação. Um circuito temporizador talvez seja melhor solução. Depois de tantos segudos o microcontrolador fica no modo sleep.

Uma resistencia a limitar a corrente então, por exemplo, com 5v, para limitar a corrente a 500mA para tudo, dá uma resistência de 10Ohm, mas isso dá um tempo de apenas 0,1 segundos até descarregar o condensador, isto se não me estou a trocar todo.
Precisa de ser um valente condensador para aguentar isso uns segundos ligado.
Se calhar voltar á abordagem do transistor ligado a um pino é o melhor, ou então usar os modos de sleep do micro-controlador.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #47 em: 15 de Outubro de 2010, 00:10 »
Transistor e modos Sleep.

A forma do transistor que já expliquei há 40 posts atrás, é uma das formas correctas de o fazer, e menos confusa!

andam às voltas e acabam por ir parar ao mesmo  ;D


Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #48 em: 15 de Outubro de 2010, 00:21 »
Concordo com Sérgio Sena. Condensador não é solução porque carregá-lo e descarregá-lo significa gastos de energia.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #49 em: 15 de Outubro de 2010, 11:06 »
Bom dia

Acho que estão a fazer confusão com o que pretendo.

Neste momento estou a utilizar um mosfet para ligar e desligar o arduino.
O problema é que quando carrego no  botão para ligar o arduino preciso de ficar a carregar durante cerca de um segundo.
Se carregar durante menos de um segundo o arduino liga uns leds mas desliga-se logo a seguir.

Creio que o condensador não deve precisar assim de tanta energia como isso. O circuito deve necessitar de uns 200 mA.

Assim que chegar a casa vou fazer um pequeno filme com isto e vou medir quantos ampere é que o circuito "come".

O asena num post disse-me para verificar se as funções não estavam a atrasar o arduino, mas a primeira instrução que estou a dar ao arduino é para ligar a alimentação através do mosfet.

Obrigado pela ajuda

Kast
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, 11:07 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #50 em: 15 de Outubro de 2010, 11:11 »
Pois, mas tens o bootloader do arduino que corre sempre antes do teu código e deve ser precisamente isso que está a demorar 1 segundo.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #51 em: 15 de Outubro de 2010, 12:25 »
de certeza absoluta que é o atraso do bootloader, e aí não há volta a dar, é o inconviniente de usar bootloaders.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #52 em: 15 de Outubro de 2010, 13:59 »
Então e alternativas ???

Há alguma forma de manter o botão premido automaticamente sem condensador ou será que é a melhor forma ?

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #53 em: 15 de Outubro de 2010, 14:02 »
Tu insistes em pedir por alternativas, quando já te foram dadas. Inclusivé a do duplo transistor que faz esse efeito.

O que é que se passa?



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #54 em: 15 de Outubro de 2010, 14:03 »
E porque não piscar um led para dizer que está ligado, e a pessoa que usa isso espera que o led pisque ou ligue.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #55 em: 15 de Outubro de 2010, 14:14 »
Citar
Tu insistes em pedir por alternativas, quando já te foram dadas. Inclusivé a do duplo transistor que faz esse efeito.

O que é que se passa?

Bom ... das duas uma, ou não me estou a fazer entender ou então não estou a perceber nada do que estão a dizer.
Vou tentar explicar novamente qual é o meu problema.

Neste momento estou a utilizar um mosfet (graças ao asena) com a gate ligada directamente a um pin digital do arduino que controla toda a alimentação do circuito.
Quando o pin está em LOW o mosfet não deixa passar corrente, e quando o pin está em HIGH o mosfet deixa passar a corrente que vai alimentar o arduino.
Para ligar este sistema tenho um bypass à alimentação que é controlada por um botão de pressão. Quando se carrega no botão a corrente alimenta o arduino passando à margem do mosfet. Quando se larga o botão o arduino deixa de ser alimentado por esta via.

A primeira instrução que tenho no arduino é para ele colocar em high o pin que liga à gate do mosfet.
Assim o circuito funciona correctamente, o problema é que preciso de manter o botão premido no ínicio cerca de um segundo, caso contrario o circuito vai a baixo.

Pensei em colocar um condensador logo após o botão, pois acredito que desta forma o circuito funcionará correctamente, só não sei qual o valor adequado para este circuito.

Será que há alguma alternativa a este sistema ?

Espero que tenham compreendido o que escrevi.

Agradeço toda a ajuda.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #56 em: 15 de Outubro de 2010, 14:16 »
E como já te disse, só tu sabes quanto é que isso consome de corrente, pega nuns quantos de 100uF electroliticos e mete-os ai, mas não me parece que durem muito tempo.
Tambem não percebo porque é que o utilizador não pode carregar no botão durante um segundo..
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #57 em: 15 de Outubro de 2010, 14:17 »
Citar
E porque não piscar um led para dizer que está ligado, e a pessoa que usa isso espera que o led pisque ou ligue.

Neste momento é como está a funcionar. Se não arranjar outra forma vai ter que ficar assim. Mas preferia que não fosse necessário premir o botão durante tanto tempo.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #58 em: 15 de Outubro de 2010, 14:22 »
Isso só tens uma solução, usar o arduino como programador ISP, limpar com o bootloader do chip que estás a usar nesse projecto e meter o código, assim não passa pelo bootloader, porque se isso liga o micro-controlador, eeprom ou cartão SD, leitor rfid, leds, resistencias, sei lá que mais, não é qualquer condensador que alimenta isso tudo durante 1 segundo.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #59 em: 15 de Outubro de 2010, 14:26 »
ok senso. Obrigado pela explicação agora já percebi.

Provavelmente vai ficar como está.
Os electrões são nossos amigos !!! :D