collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda Driver Motor de passo  (Lida 14558 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Ajuda Driver Motor de passo
« em: 05 de Abril de 2016, 09:41 »
Olá preciso saber qual driver utilizar para um motor de passo Nema 34 pois quero controlar com arduino e comprar um driver já pronto é muito caro no Brasil ainda mais agora que o dollar está muito caro aqui no Brasil, mas preciso saber como montar um driver para esse motor que irei controlar com arduino pois estou fazendo uma fresadora CNC de 2x1.5m e usarei dois desses motores para controlar o EIXO X pois a maquina é feita inteiramente de tubos de ferro embora sejam finos ainda tem um certo peso. Mas em fim se alguem poder me ajudar dizendo como ou onde teria um esquema para contruir um driver para esse motor eu agradeço, até mais e obrigado fico no aguardo de vocês enquanto isso estou pesquisando mas não acho nada para esse motor.

Em anexo está o motor e as especificações.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #1 em: 05 de Abril de 2016, 10:25 »
Se queres mesmo fazer um, o mais popular open source que conheço deve ser o Linistepper: http://www.piclist.com/techref/io/stepper/linistep/index.htm

Se queres desenvolver de raiz, prepara-te para gastar muito mais, queimam-se muitos mosfets a desenvolver sistemas de potência, e duvido que fique com algumas das caraterísticas mais interessantes dos já feitos: microstepping, limite de corrente, proteção térmica e contra curtos, controlo do tipo de decay de corrente, etc.


De certeza que precisas de motores tão grandes? Nema 34 é uma "besta" que apesar de muita força vai-te certamente causar problemas de aceleração com a inércia que vais ter.

O tamanho da CNC não é desculpa. Olha esta muito maior e com uma execução exemplar, que usa NEMA 23:
! No longer available
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 10:32 por jm_araujo »

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #2 em: 05 de Abril de 2016, 14:12 »
Realmente sobre o motor não sei dizer qual seria o melhor pois Não sei dimensionar tipo peso da estrutura suponha que é 50Kg qual seria o motor mais adequado como se dimensiona isto pois por mim se for um motor menos potente agradeço pois esse motor é caríssimo.

Obrigado pela sua ajuda jm_araujo

Se queres mesmo fazer um, o mais popular open source que conheço deve ser o Linistepper: http://www.piclist.com/techref/io/stepper/linistep/index.htm

Se queres desenvolver de raiz, prepara-te para gastar muito mais, queimam-se muitos mosfets a desenvolver sistemas de potência, e duvido que fique com algumas das caraterísticas mais interessantes dos já feitos: microstepping, limite de corrente, proteção térmica e contra curtos, controlo do tipo de decay de corrente, etc.


De certeza que precisas de motores tão grandes? Nema 34 é uma "besta" que apesar de muita força vai-te certamente causar problemas de aceleração com a inércia que vais ter.

O tamanho da CNC não é desculpa. Olha esta muito maior e com uma execução exemplar, que usa NEMA 23:
! No longer available

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #3 em: 05 de Abril de 2016, 14:53 »
Tens muita informação na net, é questão de procurar, e depende muito do desenho que usares para a CNC. Por exemplo usar parafusos é muito diferente de engrenagens (que em CNCs maiores compensa).

Por exemplo:
http://www.daycounter.com/Calculators/Lead-Screw-Force-Torque-Calculator.phtml

Para calcular a força que precisas:
http://www.cncroutersource.com/lead-screw-forces.html
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 14:56 por jm_araujo »

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #4 em: 06 de Abril de 2016, 09:06 »
Só ainda não entendo uma parte desculpe por perguntar mas olhei os links da calculadora que você passou mas como vou saber qual motor é necessario.

Vamos supor que eu use o nema 23 ok
mas agora vi para comprar que existe de 15Kgf.cm, 21Kgf.cm e etc... como saber esse detalhe o fuso que irei usar é http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689254746-fuso-trapezoidal-tr-11-mm-passo-2-mm-com-ou-sem-usinagem-_JM não sei se é bom para isso é que não acho com passo menor que 2mm ou deveria usar tipo trilho ? mas o problema que sempre tenho é em escolher o motor.

Obrigado desde-já.

Tens muita informação na net, é questão de procurar, e depende muito do desenho que usares para a CNC. Por exemplo usar parafusos é muito diferente de engrenagens (que em CNCs maiores compensa).

Por exemplo:
http://www.daycounter.com/Calculators/Lead-Screw-Force-Torque-Calculator.phtml

Para calcular a força que precisas:
http://www.cncroutersource.com/lead-screw-forces.html

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #5 em: 06 de Abril de 2016, 10:34 »
Parece-me que estás a começar pelo fim.
Tens primeiro de definir o que queres da CNC: que materiais é para trabalhar, velocidade, precisão desejada, dimensões.
É com base nesses dados que podes começar a definir os diversos pormenores: material de construção, tamanho e tipo de spindle, tipo de CNC (pórtico, base móvel, etc), tipo de movimento (parafusos/engrenagens).
E por fim com base nisso podes começar a calcular que motores precisas e dependendo deles que drivers vais usar.

Estuda outras CNC existentes e tenta entender as decisões de quem as construiu.

Os motores de passo tem mais parâmetros importantes para além da força. Normalmente quanto mais fortes, maior a indutância e consequentemente menor a velocidade máxima.

Convém mesmo fazer o trabalho de casa todo e ser capaz de justificar as opções tomadas, senão no fim acabas com uma maquina que não serve para grande coisa.
Por exemplo falas que vai ter 2x1.5m, mas depois mostras um fuso de 11mm com um passo de 2mm.

Um fuso de 11mm com 2m vai-se empenar todo com o próprio peso. E se o motor for capaz de 1000rpm (MUITO otimista, dúvido que passes de metade disso), com esse passo de 2mm demoras 1 minuto a percorrer os 2 metros da mesa, o que é uma máquina extremamente leeeeeeeenta para esse tamanho.
 

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #6 em: 06 de Abril de 2016, 11:07 »
2m é enorme, nem arriscaria a criar algo de novo para estas dimensões e teria referências a uma cnc já existente.
Pelos cálculos também me deu 60seg para percorrer os 2m (33.3mm/s).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #7 em: 06 de Abril de 2016, 16:03 »
Com 2 metros?
Lol, pensa em fusos de 30 ou 40mm, preferivel ter rotating nut e o fuso em tensão na estrutura..
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #8 em: 06 de Abril de 2016, 19:04 »
Ok, é que sou novato realmente nisto minha ideia principal era uma pequena de 1m por 1m seria igual essa do vídeo que me colocaram aqui no tópico, usaria ela mais para esculpir em metal, não necessito de muita rapidez mas que seja precisa, o fuso eu não sei dizer realmente se ele é o essencial para essa maquina ou qual seria o certo pensei no fuso trapezoidal pois em torno mecânico é o que vejo ser usado, mas já vi usarem tipo de um trilho igual os de portões com engrenagem mas tenho duvida se o trilho tem precisão, se seria uma boa escolha, mas então vocês recomendariam começar a fazer algo de pequeno porte primeiro e  ir estudando mais sobre CNC correto ? e recomendariam um eixo de diâmetro maior correto ? é que no brasil o que mais tenho dificuldade é em achar peças para comprar. Atualmente estou projetando um pequeno torno de bancada só falta uma peça para segurar o metal que agora não me relembro o nome mas a CNC é um projeto que tenho vontade a muito tempo de projetar, existe algum tutorial de uma pequena CNC ? tipo algo para iniciante para mim poder aprender mais para não ficar falando coisas sem noção ou besteiras para vocês.

Obrigado desde já.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #9 em: 06 de Abril de 2016, 19:43 »
Pequena?
Começa por 20x20cm com guias baratas, rolamentos do ebay e varões roscados para fuso, tens muita pedra para partir.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #10 em: 07 de Abril de 2016, 10:51 »
Sendo novato dou-te o mesmo conselho que dei noutro tópico (http://lusorobotica.com/index.php?topic=8570.0 )
Começa por fazer uma "micro CNC" com drives de CD/DVD. Fica muito barata (gastas uns 15€ em eletrónica que podes reaproveitar para uma maior: http://www.ebay.com/itm/151881280213, o resto do material consegue-se "reciclado"), tens montes de exemplos na net, e aprendes muito com ela, desde o básico da mecânica e eletrónica, até o software CAD/CAM que vais ter de usar no PC.

Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #11 em: 08 de Abril de 2016, 10:29 »
Segue o conselho do jm_araujo, no início também queria começar logo pelo "fim", mas pensando bem podes fazer uma mini como eu estou a fazer e vais ver que é a melhor solução para dares os primeiros passos.

Mais tarde desenvolves uma maior e melhor,  já com mais conhecimento poupando uns $$( no meu caso €€) e a eletrónica sempre a podes migrar para a nova CNC.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #12 em: 27 de Maio de 2016, 00:45 »
Pode me dizer onde no video ele diz as especificações do motor ?
Pois quero saber quantos kgf.cm2 é o motor
Se queres mesmo fazer um, o mais popular open source que conheço deve ser o Linistepper: http://www.piclist.com/techref/io/stepper/linistep/index.htm

Se queres desenvolver de raiz, prepara-te para gastar muito mais, queimam-se muitos mosfets a desenvolver sistemas de potência, e duvido que fique com algumas das caraterísticas mais interessantes dos já feitos: microstepping, limite de corrente, proteção térmica e contra curtos, controlo do tipo de decay de corrente, etc.


De certeza que precisas de motores tão grandes? Nema 34 é uma "besta" que apesar de muita força vai-te certamente causar problemas de aceleração com a inércia que vais ter.

O tamanho da CNC não é desculpa. Olha esta muito maior e com uma execução exemplar, que usa NEMA 23:
! No longer available

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #13 em: 27 de Maio de 2016, 13:42 »
Segundo os às descrições dos links, devem ser de 420oz*in

Tou no tlm, faz tu a conversão...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda Driver Motor de passo
« Responder #14 em: 30 de Maio de 2016, 22:24 »
30kgf.cm