collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Software para Robot em Visual Basic  (Lida 6549 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Software para Robot em Visual Basic
« em: 02 de Julho de 2009, 15:00 »
Boa tarde.


Eu ja a muito tempo construo "engenhocas", mecanicas, electronicas, mas no que toca a programação estou a iniciar.
Começei por Visual Basic, e agora estou a construir um circuito com o microcontrolador PIC16F628, que permite controlar 8 servos atraves da porta serial COM.
Mas não tenho conhecimentos sufecientes para construir o programa (ja fiz alguns mas não com este objectivo) que consiga controlar  servos pelo PC atraves da porta Serial COM, o PC envia bits atraves da porta serial para o microcontrolador.
Isto é para um projecto que está a ser avaliado neste momento, eu basicamente quero controlar "manualmente"\ou de forma automona caso seja possivel em VB, ou seja um robot onde o seu processamneto é feito num PC.

Desde ja fica aqui uma pergunta:
Com Arduino Duemilanove dá para controlar quantos servos? é possivel controlar esses servos por um programa no PC? em que liguagem? de certo C ?... mas pode-se fazer com outra por ex: VB?

Protocol PIC 16F628. To communicate with the servo controller, send sequences of five or six
bytes. The first byte is a synchronization value that must always be 0x80 (128). Byte 2
is the Pololu device type number, which is 0x01 for the 8-servo controller. Byte 3 is one
of six values for different commands to the controller; the commands are discussed
below. Byte 4 is the servo to which the command should apply. Bytes 5 and possibly 6
are the data values for the given command. In every byte except the start byte, bit
seven must be clear. Thus, the range of values for bytes 2-6 is 0-0x7F (0-127).

Command 0: Set Parameters (1 data byte)
" Bit 6 specifies whether a servo is on or not; a 1 turns the
servo on, and a 0 (default) turns it off.
" Bit 5 sets the direction the servo moves, which only
applies to 7- and 8-bit position commands. If the bit is 0
(default), a larger position number causes the output
pulse to get bigger; if the bit is 1, a larger position
number will make the output pulse shorter.
" Bits 0-4 set the range through which the servo moves in
7- and 8-bit commands. A larger value will give a
larger range, and setting the range to 0 will make the
servo always stay at neutral. Given the same range setting, an 8-bit position
command will move the servo through twice the range of a 7-bit position command.
The default range setting is 15, which will give approximately 180 degrees in 8-bit
commands and 90 degrees in 7-bit commands.

Existindo outros comando mas por agora este chega-me

Por favor peso ajuda.

Obrigado, com os melhores comprimentos Zav.

« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 18:28 por Psycop »
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Software para Robot em Visual Basic
« Responder #1 em: 02 de Julho de 2009, 17:13 »
Já não me lembro nada de VB... deixei de trabalhar com a linguagem faz já uns 6 ou 7 anos e também nunca a aprofundei muito. Tenho a ideia de já ter ai visto projectos de VB com porta com para controlar hardware, certamente que alguém mais à vontade te dará uma ajuda. Contudo mais detalhes ajuda sempre!

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re:Software para Robot em Visual Basic
« Responder #2 em: 02 de Julho de 2009, 23:11 »

Como podes ver utiliza um PIC16F628, e é para ele que pretendo arrenjar um software que controlasse o microcontrolador\ servos atraves da  porta Serial COM.
Em Visual basic, porquê não sei outra liguagem (sou iniciante na programação mas não na electronica e mecanica), esse software têm que indetenficar aparelhos pela porta Serial COM, uma vez conectados pode-los controlar, tipo um teclado com setas Up Down Left rigth etc ...

O circuito electronico é este:
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Software para Robot em Visual Basic
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2009, 00:18 »
VB do que conheço é bastante simple de trabalhar com porta serial (COM) ou paralela (LPT) visto que utiliza a API do windows directamente.

Agora se quiseres que isso funcione noutra maquina, já perdes um bocado as garantias pois basta mudar de win xp SP2 para SP3 para poder dar conflitos, contudo se é a linguagem que conheces, avança! Certamente existem bons livros online sobre o tema, procura em books.google.com ou se preferires em papel, FCA sem duvida tem bons títulos sobre VB

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re:Software para Robot em Visual Basic
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2009, 09:35 »
Pois, vou tentar arrenjar esses livros\pdf, foi assim que tambem aprendi alguma coisa em visual basic (a base).
E eu vou usar o XP SP3.

Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 22:29 por Zav »
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt