collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento  (Lida 6574 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Boas,

Não se este é o melhor local mas cá vai!
Pela vossa experiência compensa ter uma coisas destas (https://i.ebayimg.com/images/g/b4EAAOSwuWJaoYbE/s-l500.jpg) ou é melhor ter os componentes todos em caixas de armazenamento com tampo (estilo caixa de costura)? (https://vdxl.im/8718475867555_a_en_hd.jpg)

A vantagem das gavetas é que numa parede temos acesso a todos os componentes. Enquanto que distribuidos por caixas podemos guardar tudo em prateleiras!

Cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #1 em: 09 de Julho de 2018, 16:13 »
Eu agora tenho em caixas do 1º estilo que aparecem de tempos a tempos no lidl, com etiquetas por fora com as descrição, e estou a gostar da experiência.

Antes estavam também em gavetas, mas numas maiores e algo mais a monte.

Do género dessas últimas caixas tenho mais para material de bricolagem (parafusos/buchas/pregos) e também dão jeito, apesar que gosto mesmo é do sistema que o Adam Savage criou para as mesmas ( ), mas acho que acabam por não se tornar tão práticas quando estamos sempre a ir buscar componentes diferentes se não se arrumarem logo na hora.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #2 em: 09 de Julho de 2018, 16:51 »
Concordo contigo na parte de não ser prático nas vezes que tens que ir buscar muitas vezes e vários componentes. Estou a passar por isso neste momento. Tenho tudo em caixas pequenas e em saquetas (que pensei que seria melhor)...mas esqueçe! É o desespero no momento em que tenho que procurar material.

Outra coisa que me apercebi é a necessidade de tamanho do espaço das "boxes" para guardar componentes. Por exemplo, CI não precisam de ter um espaço muito grande na gaveta, mas potenciometros já precisam, dado ao tamanho. Por isso pretendo padronizar a coisa  em dois tamanhos. Espaço pequeno e espaço médio.
Outra coisa que me apercebi é que as gavetas servem para aqueles componentes que temos em pequenas quantidades e não tem categorias. Por exemplo, tenho umas 5 placas que sobraram de um projecto que mandei "imprimir" na easyeda. Ok, onde meto essa treta!?  :o Resultado: vai para uma gaveta e ao fim de algum tempo para o lixo, numa das limpezas  :P ::)

Resumindo, vou optar pelas gavetas de parede. Assim nas gavetas dos armários e secretárias entram os famosos "vários"!

Relativamente aos parafusos, tenho separados pelo tradicionais "fenda" e "estrela". Mas no que toca a tamanho, passo, e finalidade acabo por misturar um bocado. Esse assunto também é algo que pretendo organizar.

Agora, o problema é preços! Penso que compensa mais comprar isto (https://www.ebay.com/itm/New-200Pcs-3mm-5mm-LED-Light-White-Yellow-Red-Blue-Green-Assortment-Diodes-Kit/222785956373?epid=501524307&hash=item33df13ea15:g:KDsAAOSwEVZaUaux) e ir juntando caixas  ::) :P

[UPDATE1]
Em PT arranjo (http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Arrumacao/Arrumacao-de-parafusos/10949841.aspx) bem mais barato que no Ebay (https://www.ebay.com/itm/Freestanding-44-Drawers-Home-Garage-Tool-Box-Storage-Unit-Wall-Mounted-Cabinet/253423192098?hash=item3b01330822%3Am%3Am_IPA_3p0v1Lsbg2uL1sV7Q&var=552589002725).
São modelos diferentes! Mas as gavetas estão caras!  >:(

[UPDATE2]
Esta são bonitas: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Arrumacao/Arrumacao-de-parafusos/14700525.aspx Mas são caras! Estou a procurar no Lidl, via site deles. Costumam aparecer no site ou é daqueles produtos que eles colocam em loja a preços flash!?
« Última modificação: 09 de Julho de 2018, 17:11 por edeweld »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2018, 02:10 »
Perdi a cabeça e comprei dois destes: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Arrumacao/Arrumacao-de-parafusos/14700525.aspx

Muito bons  :D ;D Agora é arrumar tudo direitinho!

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2018, 12:13 »
Sempre que posso visito os cash converters e tenho lá conseguido encontrar pechinchas (3€, 5€ 7€), especialmente nos converter low profile. Noutros casos, aparecem mais caras que novas :)

A última que comprei foi um bloco SUC de 9 gavetas pequenas por 7€. Tenho desses blocos de há muitos anos e mais uma é só empilhar.

Comprei recentemente umas 25 caixas de vários tamanhos, daquelas cinzentas, de empilhar, e abertas à frente, por 50 cêntimos cada.

Agora, atenção, estas coisas não estão assim à venda. É preciso ir-se passando, todos os dias ou quase, especialmente quando as lojas começam a ficar muito cheias de mercadoria e se percebe que a tralha irá ser rifada mais barato.

Na generalidade dos casos prefiro gavetas baixinhas e largas.

SC

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #5 em: 14 de Julho de 2018, 00:44 »
Citar
Resultado: vai para uma gaveta e ao fim de algum tempo para o lixo, numa das limpezas  :P ::)
Estou a ver o 5S a ser aplicado. Gosto!

Depois partilha o que achaste. Se se acaba por desperdiçar algum espaço ou se a opção se adequa ao que procuravas.

Acho que o melhor é ter dimensões diferentes. Mas corre-se o risco de não fazer muito sentido arrumar por tamanhos em vez de ser por famílias de produtos.

No fundo acho que depende mais do tipo de acessos e frequência com que se vai aos produtos para procurar a melhor relação. Prático / espaço ocupado.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #6 em: 14 de Julho de 2018, 23:48 »
vê se essas gavetas teem travoes/batentes aceitaveis ou se permite ter as gavetas abertas mas bem seguras, senão pode acontecer que as gavetas saem com alguma facilidade ou num descuido e os componentes vão parar todos ao chão.. ha sistemas desses que não vale o dinheiro gasto por falta desses pormenores.

Esse sistema é bom para componentes maiores e mais pesados. Gavetas ou divisões muito pequenas e muito fundas, para componentes mais pequenos ou resistencias, são chatos pois é dificil dir buscá-los com os dedos..

Não existe nenhum sistema de arrumação perfeito e barato ou unico para todo o tipo de componentes, haverá uns melhores para certos componentes, mas que acabam por ser péssimos para outros..e depois tb depende da uso ou praticabilidade que procuras com elas, se são para ser fixos ou se queres andar com as coisas de um lado para o outro...sistemas modulares e que permitam ajustar dimensões das caixas/gavetas, mas com divisões sólidas (ha soluções com divisórias de encaixe, mas que facilmente deixam passar comps por baixo deles se forem componentes mais pequenos ou esguios, facilidade/rapidez ao acesso, catalogação e claro está a quantidade de componentes que pretendes organizar/separar.

Ha users aqui que ja usam e sugerem o uso de copinhos de iogurtes, caixas de chocolates que iriam pro lixo/reciclagem e que acabaram por ser reutilizados para este fim, com mais algum trato... tb chego a reutilizar certas embalagens e tenho ja muitos organizadores comprados quando encontro promoções, mas vou comprando sempre consoante as necessidades ou componentes a organizar.

Essas malas do Adam, são top, mas haja dinheiro para um armário com tantas malas daquelas. Já tinha visto estas malas em sites, mas não me tinha apercebido de certos pormenores que deu para ver no video e que de facto fazem uma boa diferença relativamente a outros sistemas parecidos, mas que falham redondamente e acabam por ser péssimos organizadores.
E com aquele video, o Adam deve ter recebido mais um armário de borla  ::)




Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #7 em: 15 de Julho de 2018, 11:49 »
Estou o fds todo a arrumar componentes, já vou em 3000  ;D ;D Acontece que durante as arrumações é comum largar os componentes no interior da caixa. Estes caem de uma altura mais ou menos de 35mm. Ora bem, não me apetece estar a calcular  a força com que eles batem no fundo da caixa (que é de plástico)  :P até porque não tenho balança e não me apetece ter que andar a ver quanto pesam no datasheet de cada um. A questão que me inquieta é "largar os componentes na entrada da caixa e este baterem no fundo será que faz mal ao componente?" A pancada é seca, o famoso "Pum!"

O que mais me preocupa é os microcontroladores!

Nota: Talvez possa estar a bater mal e esta duvida seja um resultado de alucinações  :o :P ::) Estou farto de contar componentes!

Fui! 8)

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #8 em: 15 de Julho de 2018, 13:46 »
Quando eu andava a aprender estas coisas dizia-se: deixar cair na pedra (ou azulejo) nem pensar, na madeira deixando cair de alguns centímetros de altura não há problema.

No plástico, de alguns centímetros, não deve haver problema. Se houver dúvida, pelo menos durante a arrumação, é colocar um papel no fundo que depois será retirado.

Lembro-me que nos gloriosos anos em que eu andava de joelhos esfarrapados, havia quem fizesse contas à aceleração que a que os componentes eram submetidos no momento do impacto, e, na pedra, salvo erro, era mais de uma centena de G's.

Lembro-me, na Minitrom, de ver o Albarrão deixar cair um transístor e de espetar com ele no lixo.

SC

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #9 em: 15 de Julho de 2018, 14:17 »
Lembro-me, na Minitrom, de ver o Albarrão deixar cair um transístor e de espetar com ele no lixo.

 ;D ;D

Havia (e ainda há alguns como por exemplo o 2N3055) muitos pacotes de transístor ou integrado em que a pastilha de silício está "ao ar", com os bond-wires e tudo. Nestes ainda acredito que um bom impacto "realista" possa causar algum dano interno. Nos componentes de pacote preto (epoxy) acho mais difícil, está tudo embebido na epoxy, excepto se a epoxy partir ou se for um componente especial como um acelerómetro MEMS (são mecânicos, têm uma "micro alavanca" que provavelmente também parte se for "acelerado" mais do que devia). Também há o risco de se partir uma pata podendo inutilizar o componente.
É verdade que a pastilha de silício é um material bastante quebradiço, mas também está colado a uma estrutura bem rígida. Lembro-me de em puto ter tentado abrir um integrado (por acaso ainda me lembro, era um TDA2003) e para lascar a pastilha ainda eram precisas umas boas marteladas.
Isto é a apenas a minha opinião.
« Última modificação: 15 de Julho de 2018, 14:19 por Njay »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #10 em: 15 de Julho de 2018, 14:22 »
Também não tenho nada em que me possa fundamentar, mas excepto alguns sensores com partes móveis acho que os componentes são de forma genérica muito resistentes.

Nos telefones hoje em dia, o que não faltam são quedas violentas que acabam por passar grande parte do impacto para os componentes, e os problemas só acontecem a nível dos pontos de solda em especial no uProcessadores que trabalham a temperaturas mais elevadas.

Em todo o caso. Excesso de zelo nunca fez mal a ninguém, mas não creio que seja preciso tratar das coisas como se fossem bebés com meia dúzia de dias, e mesmo esses são mais resistentes do que pensamos.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento
« Responder #11 em: 18 de Julho de 2018, 11:57 »
Vou começar a pousar os componentes ao invés de largar os componentes!  ;D Obrigado pelas partilhas.

Entretanto mais um vídeo sobre organização....


[UPDATE1]
Pelos vistos compensa dessoldar componentes!  ;D
« Última modificação: 18 de Julho de 2018, 12:10 por edeweld »