collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Caxuda - Fresa CNC  (Lida 45798 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #15 em: 08 de Dezembro de 2012, 16:50 »
NÃO ligues as fontes em série, isso pode dar asneira. As massas à saída estão ligadas à terra; se ligares fontes em série fazes um curto-circuito em todas menos numa.

Eu tenho duas ligadas em série e funcionam perfeitamente. Já alimentei uma daquelas trotinetes dos idosos com elas e tudo. Tive foi que deligar o cabo da terra da massa nas duas. Tenho-as fora da caixa metálica. Não é seguro, mas até agora têm funcionado sem problemas :P

Nada é perigoso quando sabes realmente o que estás a fazer. O pior é quando não sabes.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #16 em: 08 de Dezembro de 2012, 20:17 »
NÃO ligues as fontes em série, isso pode dar asneira. As massas à saída estão ligadas à terra; se ligares fontes em série fazes um curto-circuito em todas menos numa.

Eu tenho duas ligadas em série e funcionam perfeitamente. Já alimentei uma daquelas trotinetes dos idosos com elas e tudo. Tive foi que deligar o cabo da terra da massa nas duas. Tenho-as fora da caixa metálica. Não é seguro, mas até agora têm funcionado sem problemas :P

Nada é perigoso quando sabes realmente o que estás a fazer. O pior é quando não sabes.

Certo, mas quando digo que não é seguro é na medida em que neste momento estão simplesmente abertas, sem caixa. Se não estiver sempre atento ao que ando a fazer arrisco-me :P Mas é só até metê-las numa caixa :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #17 em: 08 de Dezembro de 2012, 23:28 »
Bem, visto que não encontro nada aqui por casa estou comprador de uma fonte com as especificações já referidas.
Sou de Lisboa.

Se não arranjar nada até 2ª devo mandar vir uma da china ou do reino unido.


Cumps ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #18 em: 09 de Dezembro de 2012, 00:56 »
O simples facto de o aparelho ter uma caixa metálica e não estar ligado à terra já é perigoso, e nenhum aparelho pode ser vendido assim.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #19 em: 09 de Dezembro de 2012, 02:12 »
Descobri o meu velho livro de electrónica que comprei quando comecei a montar interruptores aqui por casa, andava perdido  ;D.
Já tenho leitura para os próximos tempos.

Vou deixar aqui uma dúvida.
A corrente eléctrica de uma casa tem o fio positivo, o fio neutro que é a massa e o fio terra.
Esse fio neutro não poderia estar ligado à terra?
É que pelo que sei a terra também é neutro.


Cumps ;)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #20 em: 09 de Dezembro de 2012, 02:41 »
E está, mas é no teu quadro, onde tens equipamento que dispara um dijuntor se tiveres corrente a fluir no fio de terra, que indica que algo de muito errado aconteceu.
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #21 em: 09 de Dezembro de 2012, 03:11 »
E está, mas é no teu quadro, onde tens equipamento que dispara um dijuntor se tiveres corrente a fluir no fio de terra, que indica que algo de muito errado aconteceu.

Agora lixaste-me.
Mas o fio neutro não está ligado ao fio terra no quadro pois não? Apenas se ligam os dois à terra certo?

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #22 em: 09 de Dezembro de 2012, 15:57 »
E está, mas é no teu quadro, onde tens equipamento que dispara um dijuntor se tiveres corrente a fluir no fio de terra, que indica que algo de muito errado aconteceu.

Agora lixaste-me.
Mas o fio neutro não está ligado ao fio terra no quadro pois não? Apenas se ligam os dois à terra certo?
O fio Neutro é uma "terra" feita na instalação de distribuição(EDP), normalmente feito junto à cabine de transformação, mas poderá ser reforçado ao longo da linha.
Apenas em algumas instalações industriais é que se usa o regime T-T, em que o neutro ou terra são comuns. Normalmente essas instalações têm o equipamento maioritariamente trifásico, podendo dessa forma desprezar a utilização do neutro.
Como já foi dito, o condutor de terra é uma ligação de segurança e deverá estar ligada diretamente à terra. Já o neutro e as fases devem passar por equipamentos de segurança(diferenciais) para asegurar que a soma de todas as correntes nos diversos polos é zero. Caso essa soma seja diferente de zero é porque existe uma fuga de corrente e por isso esse equipamento(diferencial) deve desligar.
O que o senso refere julgo ser uma "aldrabice" que se costuma fazer quando as instalações não têm terra. Embora não seja garantido é sempre mais uma segurança. Essa "aldrabice" faz-se ligando o condutor de "terra" à entrada do diferencial de forma que o diferencial não conte a corrente que possa passar no terra, funcionando assim mais ou menos da mesma forma que a terra real. O perigo desta "aldrabice" é que em instalações desequilibradas o condutor de neutro pode ter cerca de 30V, e no caso de o terra estar ligado desta forma no quadro, todas as carcaças de equipamentos terão 30V.(Estes 30V são tensões máximas que já medi, mas são raras as vezes que a tensão no neutro passa os 10V).

Aproveitando o tópico para acabar com um mito:
A existência de fio de terra só por si não protege ninguém. O que faz a proteção das pessoas por contacto indireto(correntes de fuga) é o aparelho diferencial, sendo que para o diferencial fazer a sua função é necessária a existência do condutor de terra ligado às carcaças dos equipamentos.
Muita atenção àqueles que, quando uma extensão se corta, trocam as fichas por outras de apenas 2 contactos, tal como outros que em cabos de 2 condutores usam fichas "com terra" para "ficarem protegidos"

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #23 em: 09 de Dezembro de 2012, 17:38 »
Não estou em casa, li tudo pelo tele até estou com os olhos em bico  ;D
Muito esclarecedor. Obrigado. Já estava a chegar lá.


edit:
Fonte de alimentação adquirida ao membro Tech_JA dono DESTA loja que me arranjou a fonte a um preço bastante acessível.
Uma pessoa impecável. Entregou-me o material em mão e ainda por cima ainda me deu uma aula de electrónica de borla ;D

Estou-lhe muito grato.


Já ponho fotos...

edit2:


« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 05:38 por caxuda »

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #24 em: 14 de Dezembro de 2012, 07:03 »
Entretanto comprei uma placa pci com porta paralela:






e duvidas...

Se ligar o controlador cnc à porta paralela do pc o controlador cnc apenas me acende o led do eixo X. Porquê?
Penso que seria suposto acender todos ou nenhum.

De qualquer forma não estou a conseguir fazer ligação com o mach3.
Já mudei no mach3 a port adress, já segui os manuais que me deram com a board e nada.
Não sei se terá alguma coisa a ver com win7 64bit ou com alguma configuração da placa pci da porta paralela.

Vou ver se arranjo o meu P4 com winXP depois quando poder passo cá de novo.


UM BEM HAJA

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #25 em: 15 de Dezembro de 2012, 17:14 »
Boa tarde



Só para dizer que já está tudo a funcionar nos conformes e como manda a lei.
Os motores já giram e tal, já deu para ficar contente.

Agora quando for para coimbra começa o trabalho HARDWARE  ;D
Como já disse inicialmente vou fazer a fresa em madeira e posteriormente a repara nos possíveis erros cometidos passarei a uma construção metálica.

Estou a pensar fazer uma mesa com uma área de trabalho de 50cm X 50cm X 15cm, mas isto ainda é muito subjectivo, ainda vou ter de pensar no que quero e também ter conta o t€mpo.
Lá vou eu começar de novo a estudar os sistemas lineares... que dor de cabeça.


Deixo aqui uma foto para não ser só texto:


ps: a fonte de alimentação tem um potenciómetro (acho que é assim que se diz) e reparei que ainda dá para aumentar mais que 24v.
A minha pergunta é:
Aquela potencia "extra" é para ser usada se necessária ou é para dar alguma margem de segurança?




UM BEM HAJA
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2012, 17:17 por caxuda »

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #26 em: 15 de Dezembro de 2012, 17:49 »
É para ajustar a saída, mas se a fonte diz que é de 24v não deves ir alem dos 24.

Normalmente não se mexe ai.. (excepto para dar um ajuste)

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #27 em: 15 de Dezembro de 2012, 18:26 »
É para ajustar a saída, mas se a fonte diz que é de 24v não deves ir alem dos 24.

Normalmente não se mexe ai.. (excepto para dar um ajuste)

Eu sou um curioso do caraças. Mas não tem mal, eu deixei aquilo a 24 certinhos  ::)

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #28 em: 16 de Dezembro de 2012, 05:24 »
Ando aqui à procura de um fornecedor em Portugal de aço carbono. Contactei um que estava nas páginas amarelas que já tinha falido há 5 anos :P.

Fica aqui o pedido. Se alguém souber de algum fornecedor em Lisboa ou Coimbra diga.


Cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #29 em: 16 de Dezembro de 2012, 05:32 »
Mais especifico na liga que queres, espessura, medidas, quantidades...
Aço é ferro com carbono, portanto todo o aço tem carbono, agora se tem x ou y% e se tem mais coisas ou não, depende da liga, mas qualquer serrelharia te encomenda isso, praticamente qualquer drogaria te encomenda isso quanto mais, evita a todo o custo grandes superficies, aki's, e brico-tretas, és roubado á força toda.
Avr fanboy