collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Disco Externo WD Elements Ajuda!  (Lida 12793 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Disco Externo WD Elements Ajuda!
« em: 31 de Agosto de 2012, 01:18 »
Pessoal tenho um disco externo WD Elements, e tenho lá muita informação mesmo, e ainda a pouco estava a funcionar, estava a fazer o backup e ele lembrou-se de "desconectar", depois tentei conecta-lo novamente e só fica a luz do disco a piscar eternamente e nem reconhecido é...

Já tentei em OS X/ Windows / Linux e não é reconhecido, estive a ver em fóruns e dizem que é um sindrome destes discos, e pelos vistos não há grandes soluções...

Já vi uma um pouco extravagante que era comprar outro disco igual, abri-lo e trocar as placas do HD....

Mas não me parece que vá correr bem...

Alguém já teve algo assim?....  >:( >:( >:( >:(
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #1 em: 31 de Agosto de 2012, 01:21 »
Isso é um disco normal com uma caixa pipi e uma placa a fazer a consersão sata/usb ou é algo mais exótico?
Se for um disco normal, compras uma caixa de meia duzia de € e experimentas.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #2 em: 31 de Agosto de 2012, 01:52 »
lá dentro está provávelmente um WD caviar blue, se tiveres um desktop com sata basta tirares o disco da caixa e ligá-lo ao desktop, se for a parte lógia do disco terás mesmo de arranjar um disco igual e substituí-la

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #3 em: 31 de Agosto de 2012, 02:01 »
Pelo que tenho lido "They have? some type of power problem from what I've read and they aren't answering this question on forums. They just let people RMD them while they keep selling them until they run out."

E provavelmente vou fazer isto:

"Get the hd out of the casing Unscrew? the sata connector Plug in usb & power cable to sata connector Reconnect sata connector to hard drive whilst switched on OS should pick the drive up again Do a full format, could take overnight to do. Keep sata connector pluged into hd when format done Unplug usb and power connector Place hd back into the external housing Power back up and all should be working fine This is what i did to get mine working again"

A ver se compro isto:
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=38128&cat=3523&nome=CONCEPTRONIC+-+SATA+&+IDE+to+USB+2.0+adapter%3A+turns+any+2%3A5pol+or+3%3A5pol

e experimento...

fiquei mesmo desanimado, porque tenho la as coisas todas, se isto vai a vida mando um avião bomba para a tailândia...  :(  >:( >:( >:(

Pelo que vejo é só uma caixa pipi com um disco sata lá dentro...a ver vamos, amanha agarro-me a desmontar a box se comprar o cabo...

WD nunca mais!!
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #4 em: 31 de Agosto de 2012, 02:12 »
Qualquer disco tem uma avaria, dai eu volta e meia ir ver os dados SMART do disco do portatil, eles existem é para nós dar-mos uma vista de olhos, mas se for defeito de fabrico na alimentação do disco, visto que discos grandes e alimentação por usb é um erro descomunal, pode ser só um regulador comutado da placa que faz a conversão a ir ao ar, e ai é ligar num pc com sata e usar o disco.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #5 em: 31 de Agosto de 2012, 02:17 »
Deus te ouça, amanha comunico alguma coisa, vou ver se arranjo um adaptador ou uma torre para ligar o disco...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #6 em: 31 de Agosto de 2012, 02:20 »
Já tive alguns problemas desse género devido a sobreaquecimento, podes tentar meter o disco num saco plástico, congelador umas 2 ou 3 horas e depois vê se ele se aguenta enquanto copias os dados antes de entrar em sobreaquecimento.

Just my 2 cents...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #7 em: 31 de Agosto de 2012, 12:19 »
Se ligar com o adaptador USB que ele tem dentro da caixa ele tenta arrancar e faz um barulhito esquesito, mas nada de mais...

mas se ligar com um adaptador SATA directamente ao disco, ele faz o "tac tac tac" das agulhas a tentar arrancar...  :( :( :(

Só a mim, que sorte...  :-\
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #8 em: 31 de Agosto de 2012, 16:26 »
então é problema mecânico... RIP...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #9 em: 31 de Agosto de 2012, 23:19 »
então é problema mecânico... RIP...

 >:( :-\...true...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #10 em: 31 de Agosto de 2012, 23:34 »
Podes pagar a uma empresa, que desmonta o disco e se a agulha ainda não deu cabo do disco, trocam o disco para outra parte mecânica e recuperam os dados, é capaz é de saber a 100-200€.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #11 em: 01 de Setembro de 2012, 01:02 »
Podes pagar a uma empresa, que desmonta o disco e se a agulha ainda não deu cabo do disco, trocam o disco para outra parte mecânica e recuperam os dados, é capaz é de saber a 100-200€.

100 a 200€??? é que hoje falaram me em 1000€!  :o

Até 100€ era capaz de dar...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #12 em: 01 de Setembro de 2012, 01:17 »
No tempo em que eu ainda comprava revistas, portanto ainda no tempo do escudo, uma coisa dessas custa 10 a 20 contos, com inflação falei em 200€, 1000€ é um roubo, manda email para a marca e diz que eles têm de pagar isso, eles de certeza que até têm salas e gente capaz de fazer isso, o problema é o preço e o risco de enfiar um disco rigido já desgraçado por correio para Japão ou China..
Avr fanboy


Offline carloscorp

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Disco Externo WD Elements Ajuda!
« Responder #14 em: 01 de Setembro de 2012, 02:06 »
Boas,

Qual é o modelo do disco?

Tenta ligar o disco directamente a motherboard de um pc (a porta sata), vê se ele é detectado pela bios.
Se sim ainda há algo que possas  fazer em casa.

Evitar ter o disco ligado muito tempo nesse estado.

Trocar a PCB em disco recentes não é uma tarefa fácil. A PCB tem de ser igual ou compatível com uma forte possibilidade de ser necessário trocar o MCU. A algumas empresas que vendem PCB dadoras com preços +/- apelativos.

E um aparte, os discos não têm agulhas.

Cumps