collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [Ajuda]pcb método térmico  (Lida 17799 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #30 em: 01 de Outubro de 2010, 22:00 »
Humm... limpaste com alcool? alcool é o que se usa para retirar o toner depois de estar no ácido... talvez não deixou aderir.

boas,


experimentei agora com alcool na placa e desta vez de limpar com papel, usei lã de aço e esfreguei pela placa toda, depois usei um produto que a minha tem em espuma ajax acho eu e limpei com um papel e a tinta ja ficou agarrada a placa, agora o papel fica em cima da tinta e n quer sair :/ mas acho que n seja muito problemático.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #31 em: 01 de Outubro de 2010, 22:03 »
Se por tinta queres dize toner  :P é mais ou menos normal, comigo o papel fica muito bem agarrado ao toner, para tirar precisas de por de molho dentro de água e depois puxar com os dedos ou uma pinça, mas não raspes! se não sai o toner.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #32 em: 01 de Outubro de 2010, 22:06 »
pois, já reparei nisso, só que não sei porque, o papel que tenho a retirar desfaz-se todo

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #33 em: 01 de Outubro de 2010, 22:18 »
Estás a usar um ferro com vapor?
Lembro-me de um tutorial brasileiro que dizia para meter um bocadinho de soda caustica no papel e limpar com uma escova de dentes que o papel saia todo.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #34 em: 01 de Outubro de 2010, 22:23 »
o ferro é de caldeira, mas eu não estou a deitar vapor, e estive a ver um vídeo em que ele usa limpa vidros e ate uma escova para limpar o papel, mas o armando diz para não esfregar :S

é este:

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #35 em: 01 de Outubro de 2010, 22:30 »
Raspar é uma coisa, esfregar com cuidado é outra. Podes meter água que o toner não foge com a água mas o papel desfaz-se.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #36 em: 01 de Outubro de 2010, 22:32 »
e será que posso usar o liquido dos vidros para retirar os restos?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #37 em: 01 de Outubro de 2010, 22:33 »
Eu não aconselharia, tambem costumam ter alcool e se o alcool tira o toner..
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #38 em: 01 de Outubro de 2010, 22:37 »
pois :s fica assim e logo se vê, um dos azares que estive por estar habituado a imprimir os layouts para usar com o foto-positivo e imprimi em mirror os layouts :P, mas estive a ver isto, mexendo e remexendo e acho que n faz diferença, visto o ic fica bem posicionado ..

para a próxima já sei xD

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #39 em: 20 de Outubro de 2010, 19:35 »
Não sei se já conseguiu resolver o seu problema com as PCB's, mas quando eu estava no colégio costumava fazer várias PCB's em casa, e quando tinha que fazer uma mais jeitosa uma usava transparências mesmo, imprimia em impressora a laser com o contraste no máximo, recortava a parte impressa, alinhava na PCB, colocava uma folha de papel em cima da transparência e prendia tudo com um daqueles grampos de segurar papel, e passava o ferro bem quente em cima, depois de esfriar retirava com cuidado a transparência e o toner ficava todo na placa, depois era só corroer e limpar o toner, depois disso tinha uma PCB toda lindona  ;)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #40 em: 20 de Outubro de 2010, 20:28 »
Não sei se já conseguiu resolver o seu problema com as PCB's, mas quando eu estava no colégio costumava fazer várias PCB's em casa, e quando tinha que fazer uma mais jeitosa uma usava transparências mesmo, imprimia em impressora a laser com o contraste no máximo, recortava a parte impressa, alinhava na PCB, colocava uma folha de papel em cima da transparência e prendia tudo com um daqueles grampos de segurar papel, e passava o ferro bem quente em cima, depois de esfriar retirava com cuidado a transparência e o toner ficava todo na placa, depois era só corroer e limpar o toner, depois disso tinha uma PCB toda lindona  ;)

eu tive de arranjar as coisas com uma caneta de acetato depois de passar com o ferro, mas como n tenho impressora a laser, eu não posso imprimir em casa

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #41 em: 20 de Outubro de 2010, 21:29 »
eu tive de arranjar as coisas com uma caneta de acetato depois de passar com o ferro, mas como n tenho impressora a laser, eu não posso imprimir em casa

Mas você sempre pode imprimir em papel com a impressora a a jato de tinta e depois tirar uma fotocópia numa transparência, era assim que eu fazia  ;)
Ahhhhh, e não se esqueça de aquecer a placa com o ferro antes de fazer a transferência.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #42 em: 20 de Outubro de 2010, 21:58 »
eu tive de arranjar as coisas com uma caneta de acetato depois de passar com o ferro, mas como n tenho impressora a laser, eu não posso imprimir em casa

Mas você sempre pode imprimir em papel com a impressora a a jato de tinta e depois tirar uma fotocópia numa transparência, era assim que eu fazia  ;)
Ahhhhh, e não se esqueça de aquecer a placa com o ferro antes de fazer a transferência.

mas sempre  lazer né ?

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #43 em: 20 de Outubro de 2010, 22:02 »
mas sempre  lazer né ?

A fotocópia tem que ser a laser sempre, e quando for levar a impressão pra fazer a cópia na transparência também pessa para a pessoa que for fazer a cópia colocar o contraste no máximo, assim sai com mais toner na transparência.
Também recomendo colocar vários layouts na mesma folha pra aproveitar todo o espaço útil da mesma.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #44 em: 20 de Outubro de 2010, 22:10 »
Já te tinha explicado no teu tópico que tem de ser impressoras laser porque o toner tem ferro, uma impressora normal não.
Avr fanboy