collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: USBTinyISP  (Lida 2131 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Chuckytuh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
USBTinyISP
« em: 02 de Agosto de 2012, 20:01 »
Viva pessoal.

Aqui à uns tempos comprei do ebay dois USBTinyISP v3.0 que estavam a funcionar na perfeição. Tinha feito na altura com uma perfboard um adaptador do cabo ICSP 6 para a breadboard que encaixa directamente nos pinos do atmega324pa que tenho. Tudo funciona direito sem problemas, na altura até deixei o avr com um programa de blink.

Entretanto comecei a brincar com PIC18f2550 e isto ficou parado (cerca de 1 semana..) mas hoje, uma vez que ja fiz o que queria com o PIC, voltei a pegar no avr e para espanto meu não funciona...

Com não funciona quero dizer:
  • Ao ligar o USBTinyISP ao PC e usando o avrdude ele é reconhecido.
  • Ao conectar o cabo ICSP na breadboard nos pinos correctos o avr começa a correr o programa blink e funciona direito
  • Ao correr avrdude -c usbtiny -p 324pa o resultado é avrdude: initialization failed, rc =-1

O que raio pode ter acontecido ao avr sem lhe ter tocado para que isto deixe de funcionar? Testei já com um atmega128p e o resultado é o mesmo. Tinha aqui tb um atmega328p com o bootloader optiboot para o arduino e da primeira vez que corri o avrdude ele fez a ligaçao ao avr a 100% mas nunca mais deu...

Alguma ideia?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: USBTinyISP
« Responder #1 em: 02 de Agosto de 2012, 22:41 »
Estavas a usar o programador como fonte de alimentação?
O cristal está bem ligado, assim como o resto dos fios?
Experimenta outra porta usb.
Avr fanboy

Offline Chuckytuh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: USBTinyISP
« Responder #2 em: 02 de Agosto de 2012, 23:05 »
Senso, obrigado pela resposta.

Sim, o programador tinha o jumper para alimentar a breadboard.
O cristal só pode estar bem ligado porque o programa que está em flash no avr é um blink, quando ligo o usbtinyisp ao PC por usb ele alimenta a breadboard e o led começa a "piscar" de segundo em segundo como foi programado para tal.

Estive com o multimetro a testar a continuidade entre os pinos do AVR e o conector fêmea do ICSP 10 que está no USBTinyISP e tudo está correcto.

O que fiz foi ter o cabo ICSP 6 ligado à breadboard com o adaptador que fiz, a outra ponta ligada no conector fêmea ISCP 6 do USBTinyISP e depois testo entre a breadboard e o conector fêmea do ICSP 10 e tudo está correcto, tudo bate certo com o pin-out..ou seja, MISO - MISO, MOSI - MOSI, etc etc...

Entretanto um amigo emprestou-me um arduino uno para eu testar se não tinha destruido o atmega328p, troquei os avrs e ele está a funcionar perfeitamente no arduino...

O cabo de USB não deve ser pois foi o mesmo que usei para ligar o arduino ao pc.

Os USBTinyISP também nao deverão de ser uma vez que eu tenho os dois e ambos agem da mesma maneira apesar de estarem a funcionar (ou estavam da ultima vez que os usei -.- )

Não sei mesmo que mais possa ser...