collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fazer chama remotamente  (Lida 4414 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Fazer chama remotamente
« em: 29 de Dezembro de 2019, 13:54 »
Viva,

Como estamos no final do ano à fogo artifício para saudar o novo ano...

Queria fazer uma ativação remota para poder estar com a taça na mão ao mesmo tempo que o fogo ilumina o céu...

O problema está como poderei fazer chama sem lá estar ao pé, a parte do relé remoto está tratado, tenho qualquer tensão disponível, so falta mesmo fazer chama para acender o rastilho...

Alguma sugestão?

Bom Ano a todos, cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #1 em: 29 de Dezembro de 2019, 16:01 »
O que acho que é mais normal é usar um bocado de fio de nicrómio, e passar uma corrente pelo mesmo. Para acender um rastilho vais ter que enfiar o fio dentro do rastilho.
Podes arranjar facilmente desse fio num aquecedor ou secador velho, é o fio dos elementos de aquecimento.
Como uma imagem vale 1E3 palavras, um vídeo vale muito mais:

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #2 em: 30 de Dezembro de 2019, 01:43 »
viva

entretanto através desse exemplo encontrei um mais caseiro que vou testar amanhã...


Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2019, 02:02 »
existem ignitores eletricos

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #4 em: 31 de Dezembro de 2019, 15:23 »
viva

só para dizer que cmg a tecnica do fio nao resultou... mas peguei numa resistência velha dei 3 voltas à cabeça do fosforo e já está...


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #5 em: 31 de Dezembro de 2019, 16:29 »
Usaste fio de nicromio? é que fio de cobre "normal" não dá.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #6 em: 31 de Dezembro de 2019, 17:04 »
usei o fio interior de uma resistencia de uma tostadeira que tinha aqui mesmo à mão para ir para o lixo...

com jeito fiz um corte numa ponta, fui puxando e batendo para tirar aquele pé interior até ficar com bastante fio...

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2020, 20:21 »
Usaste fio de nicromio? é que fio de cobre "normal" não dá.
Porque não? No video postado atrás parece resultar. ??? O que tem mal o video ou que não se consegue ver bem? Aquele fio sozinho a mim pareceu-me muito branco, daqueles prateados com banho de níquel? Mas depois no final da montagem, já me parecia também de cobre, daquele enamelled, que raspando um pouco nas ligações deverá facilitar a funcionalidade?

filjoa: correu bem ou tiveste que largar a taça e ir a correr com o isqueiro aceso em riste?  8)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2020, 10:47 »
O video postado atrás era fio de nicrómio, diz nos primeiros segundos e tudo: "Igniting Fuse Electrically Using Nichrome Wire"
Fio de cobre tem a resistência muito baixa e funde a temperatura mais baixa que o nicrómio.

Para um fio da mesma secção para cobre vais precisar de maior corrente,  e vai fazer efeito fusível na parte que estiver ao ar (as partes em contacto dissipam melhor), partir antes de atingir uma temperatura elevada por todo, e não conseguires uma deflagração consistente.

Por isso é que se usa nicrómio, e por isso é que o filijoa teve sucesso com fio de resistencia, porque é.... nicrómio.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Fazer chama remotamente
« Responder #9 em: 08 de Janeiro de 2020, 17:22 »
O video postado atrás era fio de nicrómio, diz nos primeiros segundos e tudo: "Igniting Fuse Electrically Using Nichrome Wire"
Fio de cobre tem a resistência muito baixa e funde a temperatura mais baixa que o nicrómio.

Para um fio da mesma secção para cobre vais precisar de maior corrente,  e vai fazer efeito fusível na parte que estiver ao ar (as partes em contacto dissipam melhor), partir antes de atingir uma temperatura elevada por todo, e não conseguires uma deflagração consistente.

Por isso é que se usa nicrómio, e por isso é que o filijoa teve sucesso com fio de resistencia, porque é.... nicrómio.
Sim, com o nicrómio funcionará melhor e até poderá ser reutilizável, mas referia-me ao video que o filjoa colocou, o "How to Make Rocket Igniters (Electric Matches)", no video funcionou e não faz referência ao fio nicrómio, apenas ao descarnar dum cabo de um carregador de telemóvel com fio multifiliar e usando duas pilhas de 9Volts. Segundo o video resultou, nem que tenha apenas uma utilização. Mas com um cabo dum carregador sempre se podem fazer vários igniters, isto para quem não tenha fio nicrómio à mão.

..Os fósforos americanos também podem ser mais susceptíveis de funcionar e por isso não ter resultado com o colega filjoa.

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2020, 17:26 por brunus »