collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Arduino  (Lida 6759 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mocoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Projecto Arduino
« em: 28 de Julho de 2013, 20:28 »
Boas pessoal,

Tenho em mãos um projecto que quero desenvolver, contudo preciso de uma ajuda vossa. (não sei se este é o local correcto para fazer esta questão)

tenho um equipamento que preciso ligar ao Arduino, para que o Arduino posso analisar os dados.

Estes dados podem ser recolhidos através de uma porta USB. E já andei a pesquisar e para que esse equipamento comece a enviar os dados precisa de receber um código em ASCII.

Então eu já adquiri uma porta USB fêmea para poder ligar o cabo USB que vem do equipamento ao Arduino.

Agora só não sei como faço para ligar a porta USB fêmea ao Arduino e programar o Arduino para que este envie o código ASCII por essa porta USB fêmea e fique à "escuta" dos dados que o equipamento vai enviar e que os guarde num array.


Espero mesmo que me consigam ajudar!
Obrigado a todos os que tem ajudarme

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Projecto Arduino
« Responder #1 em: 28 de Julho de 2013, 20:35 »
Qual é o dispositivo que queres ligar? Se for um dispositivo feito para ser ligado a um PC por USB, isso vai complicar logo a coisa...

Offline mocoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto Arduino
« Responder #2 em: 28 de Julho de 2013, 20:45 »
o equipamento que quero ligar ao arduino é um medidor de Glicemia

(http://www.libertymedical.com/uploadedimages/products/diabetes/THS70804SPNC/abbott-freestyle-lite-blood-glucose-monitoring-system-VIDEO.jpg)

como podes ver na imagem isso tem uma ligação Jack 2,5

e aqui podes ver o cabo que vem para ligar ao pc (é semelhante a esse so que em vez de ter essa ponta esquisita tem um jack 2.5)
(http://www.diabeticcareservices.com/images/10-42t.jpg)

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Projecto Arduino
« Responder #3 em: 28 de Julho de 2013, 21:07 »
Não tens mesmo um link do manual ou da página do produto?
Com alguma sorte o dispositivo até usa um protocolo mais simples que usb, e esse cabo especial faz a conversão para usb... (na foto vejo 3 contactos, se fosse usb teria pelo menos 4. pode é haver mais contactos do lado de trás... De qualquer modo, só vendo mesmo o manual/pagina do produto).

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Projecto Arduino
« Responder #4 em: 28 de Julho de 2013, 21:12 »
Estes dados podem ser recolhidos através de uma porta USB. E já andei a pesquisar e para que esse equipamento comece a enviar os dados precisa de receber um código em ASCII.

E já agora, onde é que descobriste esta informação?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arduino
« Responder #5 em: 28 de Julho de 2013, 23:09 »
Se tem um jack desses, apostava mais numa simples ligação serial que qualquer outra coisa..
Se for USB, o arduino não faz host de usb.
Avr fanboy

Offline mocoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto Arduino
« Responder #6 em: 28 de Julho de 2013, 23:31 »
Antes de mais muito obrigado tarquinio por mostrares interesse em me ajudares.

O que te posso mostrar é o site do equipamento
https://www.abbottdiabetescare.pt/?idc=220&idi=6556

o site do programa/drivers para poder transferir os dados do equipamento para o computador
https://www.abbottdiabetescare.com/products/patient/data-management/copilot-health-mgmt-system.html

Em relação a precisar de receber um código ASCII, posso te dizer que depois de ligar o cabo ao equipamento é necessário executar o programa e por sua fez clicar no botão de transferência de dados.

Através de procedimento cheguei a conclusão que o programa tem que enviar "algo" para equipamento para que este comece a transferir os dados que tem arquivados. Para comprovar isso usei um programa de snifer USB, que me comprovou isso que acabei de dizer.

Mais uma vez obrigado pela ajuda

Offline mocoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto Arduino
« Responder #7 em: 29 de Julho de 2013, 00:12 »
Se tem um jack desses, apostava mais numa simples ligação serial que qualquer outra coisa..
Se for USB, o arduino não faz host de usb.

E será que é possível?
Como é que eu posso experimentar, que tenho que fazer?
(tarquinio tem me estado a ajudar, mas mais uma possível hipótese não faz mal! ahah)

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Projecto Arduino
« Responder #8 em: 29 de Julho de 2013, 00:54 »
Pois no site assim de repente não vi informação nenhuma relevante sobre a comunicação...
A minha aposta tambem seria a mesma do Senso, é provável que o device use serial que depois é convertido para usb a partir do cabo.
A questão agora é como descobrir qual é o protocolo e quais sao os pinos utilizados... Tens alguma maneira de usar um osciloscopio/analisador de sinal para tentar descobrir isso? Se não for uma opção, podes sempre inventar um bocado e tentar identificar os pinos usando um LED  e uma resistencia de 10K (se ligares o led e a resistencia entre o gnd e o pino de TX, quando envias dados deves conseguir ver a intensidade do led a alterar ligeiramente.)
Depois de descobrires os pinos, podes ligá-los ao arduino e tentar fazer leituras a velocidades diferentes e ver se recebes alguma leitura consistente quando dás a ordem do PC.

Offline mocoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto Arduino
« Responder #9 em: 29 de Julho de 2013, 12:28 »
Não tenho como usar um osciloscopio/analisador de sinal, por isso vou ter que seguir a tua sugestão.

Vamos la ver se percebi:

Tenho que ligar o equipamento ao computador com o cabo normal só que no meio tenho que interceptar a informação? certo?
Ficando algo do género (equipamento -> analisador artesanal -> cabo do equipamento -> PC)

o gnd e o pino de TX referes-te a 2 das ligações que o cabo tem certo? eu tenho é que descobrir quais são elas?

(Desculpa tantas perguntas mas eu tirei Eng Informática e de electrónica percebo muito pouco ahah )

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Projecto Arduino
« Responder #10 em: 29 de Julho de 2013, 17:21 »
Hehe sim a parte da electronica tambem não é a minha especialidade, estou a  dar esta sugestão baseada num broblema parecido que tive, e desenrasquei-me assim. Mas no meu caso era mais simples, porque eu sabia onde estava o ground, por isso só tive de ligar o led e a resistencia entre o ground e os vários pinos para descobrir onde estava o tx (se não me engano, o normal é o led estar ligado, e quando se transmite dados perde um pouco a força.
A idéia era exactamente isso que tu percebeste. Inicialmente podes até ligar só o arduino directo aos dois pinos do cabo do PC (depois de os descobrires), e experimentar com um skech simples ir fazendo serial.reads() com várias velocidades diferentes, a ver se consegues apanhar os mesmos bytes que descobriste com o sniffer usb.
A única parte em que estou mais hesitante é em relação ao facto de não saberes onde está o ground (por exemplo se ligares o led entre os pinos Tx e Rx não estou certo do que aconteceria. Se conseguisses saber à partida onde estava o ground seria mais seguro. Se tiveres um multimetro, podes tentar descobrir onde está o ground à partida. É só veres na net qual o pino de ground de uma ficha USB, e depois veres qual das saídas do cabo é que tem uma resistencia muito proxima de 0 em relação ao ground.