collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira  (Lida 9034 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« em: 06 de Outubro de 2014, 22:32 »
Boas a todos.
Novo desafio..
Estou a construir uma chocadeira caseira ,onde nela já tenho um termoestato digital onde liga aos 37 graus e desliga as 38.
igual a este:


 
no entanto eu acho-o pouco confiavel, e queria saber se com um dht11 ou dht22 consigo fazer com que a resistencia que eu tenho dentro da chocadeira estabilize sempre nos 37.7 graus ou perto disso.

há alguma possibilidade de monotorizar e controlar essa temperatura??? o mais preciso possivel?

Aguardo a vossa ajuda.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2014, 23:14 »
O DHT11 tem uma precisão de 2ºC e o DHT22 de 0.5ºC.
Se queres precisão de décima de grau talvez tenhas de arranjar um sensor mais preciso. Não sei se esses o erro é sempre igual e dá para compensar apenas por calibração.
Depois é PID em cima disso, determinar as constantes e confirmar o funcionamento e siga para bingo ;)

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2014, 23:25 »
E há algum melhor que o dht22?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #3 em: 06 de Outubro de 2014, 23:49 »
Milhares deles..
Tens sensores da TI e da AD, estás a olhar para algo de precisão, medir temperaturas com décimo de grau real e confiavel não é tarefa fácil, á que ter em conta o aquecimento que é gerado no próprio sensor e compensar isso.
Avr fanboy

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #4 em: 07 de Outubro de 2014, 12:13 »
LOOL

Esses controladores são de histerese (com o dT mínimo de 1ºC)... ele não vai  fixar nos 37.7ºC . Se marcares para 37.7ºC, ele abaixo disso liga a resistência e acima dos 38.7ºC desliga (depois de configurar isso para 1ºC), ou algo semelhante.

Eu tenho uma criadeira feita também com um controlador desses....

Qual o problema?
Imagina que a temperatura está a descer e acaba de passar pelos 29ºC. O controlador o que vai fazer é ligar a resistência, mas esta também demora a aquecer (no meu caso uma lâmpada de cerâmica de 200W). Na verdade ele só vai parar a descida lá para os 25/26ºC (depende do tamanho da criadeira).
O mesmo acontece com a subida... quando a temperatura passa pelos 30ºC, o controlador desliga a lâmpada. No entanto a lâmpada ainda fica quente e a temperatura sobe lá para os 32ºC... sendo, no meu caso, já prejudicial aos bichos.
No resumo, tenho uma amplitude termina na ordem dos 6/7ºC  :(


Por isso, para ter algum precisão nisso tinhas de fazer um controlo mais alargado... semelhante a um AC.
Controlar a potencia da resistência (e não apenas ON/OFF), controlar a ventoinha, etc....
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #5 em: 07 de Outubro de 2014, 12:40 »
Acho que era melhor usar um controlador PID.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #6 em: 07 de Outubro de 2014, 13:14 »
Se as perdas são constantes, se não tens correntes de ar subitas e se é minimamente isolado/selado sem mil buracos abertos, um PID vai estabilizar a temperatura, usar meia duzia de sensores de temperatura, fazer uma média, e fazer o controlo com base nisso, e não apenas num só sensor.
Avr fanboy

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2014, 20:40 »
Milhares deles..
Tens sensores da TI e da AD, estás a olhar para algo de precisão, medir temperaturas com décimo de grau real e confiavel não é tarefa fácil, á que ter em conta o aquecimento que é gerado no próprio sensor e compensar isso.

Desculpem estar a desenterrar o tópico.
senso, podias dar um exemplo desses sensores? Já andei pelo google à procura e sensores de humidade que comuniquem por I2C ou SPI numa package relativamente facil de soldar não encontrei nenhum.. Qual é a melhor opção? De preferencia barato ou de um fabricante que envie samples..
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2014, 22:37 por MAntunes »

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #8 em: 29 de Dezembro de 2014, 22:09 »
Vamos esperar pela resposta do senso, mas o SHT11 é muito usado em estações meteorológicas... e de momento é o único que me lembro, mas no ebay isso é ao pontapé...
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #9 em: 30 de Dezembro de 2014, 02:16 »
Eu estava-me a referir aos sensores de temperatura.
Sensores de humidade, de cabeça sei-te referir a Honeywell:
http://sensing.honeywell.com/products/humidity_sensors?Ne=2308&N=3217

Há mais, se oferecem samples, não faço a minima ideia, mas tens opção de package(SIP e SOIC), mas para comprar são ligeiramente mais caros que os DHT:
http://eu.mouser.com/ProductDetail/Honeywell/HIH6120-021-001S/?qs=%2fha2pyFaduhTVoxOgYEgj7MByfh8qhQTy4Ff6i%252bQMYfdJTmUBbiB7Q%3d%3d

http://eu.mouser.com/ProductDetail/Honeywell/HIH6121-021-001/?qs=sGAEpiMZZMsrQJTAfdCBRO3B2CHf%2fzo18e%2fCCkLtaI0%3d

Se gostares de inventar, podes sempre fazer um sensor caseiro, o principio básico de operação são dois sensores de temperatura e pouco mais:
https://www.texmate.com/applications/wet-and-dry-bulb-humidity-measurement-and-control/

A primeira vez que vi isso foi num LT Journal que recebia mensalmente á meia duzia de anos atrás, e um dos usos estranhos para um monitor de tensão multi-rail de alta resolução era fazer um sensor de humidade, o programa para windows até tinha um Easter Egg para activar essa funcionalidade quando usado em conjunto com a dev-board da LT, mais que não seja sempre ficas a conhecer algo novo(espero eu).
Avr fanboy

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Controlar temperatura e humidade de uma chocadeira
« Responder #10 em: 30 de Dezembro de 2014, 14:37 »
Obrigado senso.
Eles enviam samples, já fiz um pedido. Vamos ver se aceitam!
Depois deixo aqui feedback!