collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Linguagens e IDE's - O que recomendam?  (Lida 11263 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« em: 15 de Dezembro de 2010, 23:55 »
Boas,

Ando a pensar começar a aprender a utilizar outros IDE's e/ou linguagens para criar aplicações quê sirvam para comunicar por serial e controlar robots através, principalmente, de análise de imagem.
O processing têm-me servido para fazer este tipo de coisa, mas queria começar a fazer aplicações com um aspecto mais limpo e tradicional.

Neste momento os meus conhecimentos não nada de por ali além, no processing sinto-me +- à vontade, já experimentei o visual studio com visual c, mas não gostei muito, e neste momento ando a experimentar o eclipse com java.



Agora, o que me recomendam?
Devo continuar com o java no processing e no eclipse ou devo aprender a utilizar outras linguagens e IDE's? Quais?
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 23:01 por Psycop »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #1 em: 16 de Dezembro de 2010, 00:40 »
Se usasses linux recomendava-te os compiladores de C e C++ nativos, se não seja ele windows, mac ou linux, recomendo-te o Qt:
http://qt.nokia.com/products/
Tem um IDE tipo Visual Studio, mas é mais open source e é multi plataforma, para análise e tratamento de imagem, recomendo openCv, mas é uma opinião tendenciosa porque é o que tenho vindo a trabalhar com ele.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #2 em: 16 de Dezembro de 2010, 01:25 »
+1 para o Qt. Pessoal do Qt não se esqueçam de ir postando o que vão fazendo :) O Qt só tem o problema de ser orientado à web e falta-lhe por exemplo uma biblioteca porta serie, no entanto existe a qextserialport que se porta mt bem :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #3 em: 16 de Dezembro de 2010, 01:49 »
Ainda não me aventurei a montar programas com GUI, mas vou precisar brevemente de um, e com porta serial e se o Qt não tem isso é um bocado manhoso.
Essa biblioteca extra é fiavel?
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #4 em: 16 de Dezembro de 2010, 01:58 »
Boas,

Eu aconselho COBOL ...  ;D

Agora a sério, não confundas IDE com linguagens de programação, uma coisa é a especificação de uma linguagem outra coisa é um IDE (Integrated
Development Environment).

Penso que primeiro deves escolher a linguagem, C e C++ são as que te dão mais garantias de portabilidade entre sistemas, são as mais
suportadas e existem numa variedade de dialectos para todos os gostos.

Pessoalmente não gosto do QT, alem de ser um dialecto de C++ com muitas especificidades, a única vantagem é o source poder ser portável
entre vários OSs, mas lá está, se a portabilidade é um factor importante é uma mais valia, caso contrário se estas a pensar desenvolver
somente para Windows (por exemplo) existem outras ferramentas bem melhor.

Ainda dentro do C e C++ temos desde logo o C++ Builder , quanto a mim muito superior em termos de facilidade de desenvolvimento que o
Visual C.

Resumindo, tudo depende da plataforma onde estas a pensar desenvolver e correr o software.

Abraços,
PA


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #5 em: 16 de Dezembro de 2010, 02:06 »
Só vejo ai uma coisa mal, mais uma vez estás a recomendar software pago, e imagino que seja a preço de ouro...
Qt é gratuito, se gostam de microsoft, Visual Studio para cima, se bem que até agora a experiência que tive com ele não foi grande coisa.
Java acho um horror, e nem sei como se faz GUI's em java.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #6 em: 16 de Dezembro de 2010, 10:54 »
Só vejo ai uma coisa mal, mais uma vez estás a recomendar software pago, e imagino que seja a preço de ouro...
Qt é gratuito, se gostam de microsoft, Visual Studio para cima, se bem que até agora a experiência que tive com ele não foi grande coisa.
Java acho um horror, e nem sei como se faz GUI's em java.

Boas,

Tens razão, não tomei em conta o factor custo ... mas acho que existem por ai na net uma "demo" ;) do C++ Builder, e já agora, também do
Delphi que é quanto a mim a ferramenta com maior produtividade em termos de desenvolvimento para plataformas Windows e Linux.

Abraços,
PA

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #7 em: 16 de Dezembro de 2010, 12:01 »
Boas,
Obrigado pelas respostas!
Então vou experimentar o Qt, tou a fazer o download neste momento.


Senso, quanto ao java, eu ando a experimentar o eclipse por até dar para programar como se fosse o processing.
Este é um projecto que tenho vindo a acompanhar no LMR que, se não me engano, foi todo desenvolvido no eclipse com java, e que é mais ou menos o que gostava de fazer:
http://letsmakerobots.com/node/23341

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #8 em: 16 de Dezembro de 2010, 12:30 »
Para quem usa windows o melhor IDE é o visual studio 2010. Para quem tem acesso a esta ferramenta duvido que precise de recorrer a outras ferramentas.

A alternativa que conheço melhorzinha ainda é o Eclipse, mas mesmo assim... vs2010 all the way!

A nivel de linguagem de programação, se for para GUI windows não estou a ver o porque da necessidade de usar C++, com C# pode-se usar as bibliotecas de OpenCV, a nivel de produtividade e testes duvido que encontrem melhor ou mais rapido de desenvolver.

Isto claro só serve se não tiverem preconceitos de usarem maquinas windows.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #9 em: 16 de Dezembro de 2010, 13:59 »
QT é intressante... boa oportunidade para começar a usar c++ em vez de VB .

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #10 em: 16 de Dezembro de 2010, 18:21 »
Para quem usa windows o melhor IDE é o visual studio 2010. Para quem tem acesso a esta ferramenta duvido que precise de recorrer a outras ferramentas.

Pessoalmente sempre preferi as  ferramentas da Borland (actual Embarcadero), para mim sempre estiveram anos luz à frente das da Microsoft
.. basta ver a base de utilizadores de uma e de outra, mas é claro é somente a opinião de quem infelizmente por vezes tem que salta de uma
para outra conforme o projecto.

A nivel de linguagem de programação, se for para GUI windows não estou a ver o porque da necessidade de usar C++, com C# pode-se usar as bibliotecas de OpenCV, a nivel de produtividade e testes duvido que encontrem melhor ou mais rapido de desenvolver.
Isto claro só serve se não tiverem preconceitos de usarem maquinas windows.

Existe uma versão do OpenCV para C++ Builder e até para Delphi.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #11 em: 16 de Dezembro de 2010, 18:25 »
Mas a versão realmente optimizada é para c/c++, até processing tens openCv, mas deve demorar decadas a fazer algo de util.
Eu tenho andado a trabalhar em programas relativamente grandes e GVim e Geany chegam perfeitamente, só não servem é para desenhar GUI's.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #12 em: 16 de Dezembro de 2010, 18:36 »
Mas a versão realmente optimizada é para c/c++, até processing tens openCv, mas deve demorar decadas a fazer algo de util.
Eu tenho andado a trabalhar em programas relativamente grandes e GVim e Geany chegam perfeitamente, só não servem é para desenhar GUI's.

O OpenCV é linkado no Delphi e C# usanda uma dll, logo a "optimização" está presente por natureza uma vez que o código é executado no
mesmo application thread e não externamente como seria no caso de um COM object ou OLE interface.

Abraços,
PA

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #13 em: 16 de Dezembro de 2010, 21:30 »
pela facilidade de comunicar com a porta serie aconselhava Visual C#, com meia dúzia de linhas de código envias e recebes dados.

no meu caso como não aprendi Visual C# dediquei-me ao Java usando o NetBeans(ide), tendo um programa a receber dados do arduino, mais ainda com alguns erros por desvendar(apesar de ter ideia de qual seja o problema). mas como o tempo é escasso não me tenho dedicado mais ao assunto.

cumprimentos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagens e IDE's - O que recomendam?
« Responder #14 em: 16 de Dezembro de 2010, 22:16 »
C# é o Java da microsoft, isso de usar serial em pc's é umas poucas de linhas de código seja em C, C++, C#, python, mas nos 2 primeiros pelo menos sei que é nativo, no resto é bibliotecas em cima de bibliotecas em cima de bibliotecas.
Avr fanboy