collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Detector de Gás  (Lida 5804 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Detector de Gás
« em: 18 de Março de 2012, 19:15 »
Estou a pensar em adquirir um detector de gás apenas por precaução, quero que detecte gás natural, gás butano.. os gases normais que as pessoas usam em casa para o fogão e assim.

Será que isto funciona bem? http://www.ebay.co.uk/itm/CO-Carbon-Monoxide-Poisoning-Gas-Sensor-Alarm-Detector-Blue-Backlight-Display-/150769599099?pt=UK_Safety_Alarms&hash=item231a91827b#ht_4026wt_1139

Tive esta ideia agora pq a minha vizinha pediu para ir lá ver se estava tudo bem com a instalação do gás pq lhe cheirava um bocado, como ela tinha trocado uma bilha (pq tinha acabado) e deixou-a lá devia de ser por isso.. meti a vazia cá fora e acho que ficou resolvido. De qualquer maneira um detector de gás deve dar jeito para estes casos e mesmo para monitorizar em caso de fuga..

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Detector de Gás
« Responder #1 em: 18 de Março de 2012, 19:55 »
Por acaso nao conheço estes tipos de equipamentos, mas ja que se tratar de um objecto que nos pode salvar a vida, que tal construir um? Acho que nao deve ser muito dificil e assim ficamos a conher o equipamento ao pormenor, podendo vir a construir um ainda com mais qualidade que os de compra. Alem disso fica 100% personalizavel e á tua medida :D

Nao sei quando tambem vi por ai um user a construir um alarme para casa... Eu acho que quando tiver uma casa propria, vou construir todos estes tipo de equipamentos :P

Um abraço


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Detector de Gás
« Responder #2 em: 19 de Março de 2012, 12:08 »
Sim.. a dúvida é que fazendo tenho de ter um sensor MQ-2 ou arranjar uma coisa destas:



No ebay por 11€ tenho isto:

http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270835229587#ht_3300wt_1185 com display, alarme, etc.

Fazendo eu 1 tem mais piada mas o interesse aqui é mesmo que funcione rápido e bem parece-me o do ebay não?
« Última modificação: 19 de Março de 2012, 12:10 por almamater »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detector de Gás
« Responder #3 em: 19 de Março de 2012, 23:56 »
N é querer puxar a brasa à minha sardinha, mas eu ainda tenho alguns detectores de gás em stock:
http://www.g7electronica.net/pt/114-sensores

Esse do ebay é um detector de CO (monoxido de carbono), uteis pra quem usa esquentadores em zonas fechadas e como sabem pelas noticias, no inverno devido ao frio, tende-se a fechar as divisoes das casas, ter varios equipamento a queimar oxigenio e assim aumentar o risco de intoxicaçao por monoxido de carbono algo k é incolor e inodoro e k o efeito parece ser uma simples sonolencia, pode ser a morte certa!..

(Destes de monoxido de carbono estou sem stock..)

Detector de gás butano ou propano, gpl e gás natural, tenho uns que n sao a pilhas, mas que se ligam a uma tomada. Tb mto importante para avisar possiveis fugas de gás, mangueiras rotas (as pessoas n sabem, mas convem mudar a mangueira do gás de 4 em 4 anos.. e para quem usa gas natural, de certeza k os tecnicos obrigaram/abriram um respidador pro exterior, mas co tb é natural, toda a gente mal chega o inverno, tapa estes respiradouros com fita adesiva pra evitar entrada do frio e correntes de ar do exterior!), bicos ligados por descuido ou sem intensao. (eles funcionam e testei-os e tenho um instalado ao pé do meu esquentador e fogao de cozinha)

Qto aos modulos MQ, tb revendo, mas é preciso ver quais sao pra gás ou pra CO... para fazer o detector pra detectar o gás certo, convem usar o modulo MQ certo... MQ-2? MQ-5? MQ-6?...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Detector de Gás
« Responder #4 em: 20 de Março de 2012, 00:55 »
Não querendo estragar negócios a ninguem, esses sensores têm o problema de não serem calibrados, podem calibrar isso á mão, mas não era eu que ia abrir a botija do gás á frente de um sensor que tem um aquecedor lá dentro..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detector de Gás
« Responder #5 em: 20 de Março de 2012, 01:07 »
Não querendo estragar negócios a ninguem, esses sensores têm o problema de não serem calibrados, podem calibrar isso á mão, mas não era eu que ia abrir a botija do gás á frente de um sensor que tem um aquecedor lá dentro..

pois, isso ja n sei bem...se teem falta de calibraçao ou se dá pra calibrá-los.. mas eles tb é susposto funcionarem/activarem com baixas concentraçoes k sejam de longe problematicos em igniciar/activar a explosão!