collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Hoje às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Robot explorador  (Lida 13450 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot explorador
« Responder #15 em: 03 de Abril de 2011, 20:00 »
Acho que devias dizer quanto dinheiro tens disponível!

não queria gastar mais do que 50 euros no robot, quero uma coisa simples, resistente . e já tenho muito material cá em casa.

Pois, tal como escrevi acima no meu post, suponho que modificares um RC para ter uma camara wireless como um projecto q fiz, chegava-te.

Encontrar um RC bom é que pode ser complicado, comprei um porreiro numa feira de velharias por 1€ mas foi "muita sorte".

podes ver o meu projecto aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=2834.msg28838#msg28838

Se preferires montar a tua plataforma, as soluções apresentadas mais acima são as mais "baratas".

2 motores com gears + Ponte-H + Controlador (picaxe, arduino, pic).


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #16 em: 03 de Abril de 2011, 20:56 »
Acho que devias dizer quanto dinheiro tens disponível!

não queria gastar mais do que 50 euros no robot, quero uma coisa simples, resistente . e já tenho muito material cá em casa.

Pois, tal como escrevi acima no meu post, suponho que modificares um RC para ter uma camara wireless como um projecto q fiz, chegava-te.

Encontrar um RC bom é que pode ser complicado, comprei um porreiro numa feira de velharias por 1€ mas foi "muita sorte".

podes ver o meu projecto aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=2834.msg28838#msg28838

Se preferires montar a tua plataforma, as soluções apresentadas mais acima são as mais "baratas".

2 motores com gears + Ponte-H + Controlador (picaxe, arduino, pic).

bom projecto, simples e funcional, mas acho que não enquadra no aque pretendo desenvolver já que vou ficar sem sinar RC depois de uns metros e secalhar tenho de ter internet no local não?
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 20:58 por LoPeZs »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot explorador
« Responder #17 em: 03 de Abril de 2011, 21:10 »
Depende da camara que compres e em especial do receptor. Em relação a internet não precisas. Tudo tem a ver com os obstaculos que possivelmente encontres, pq em linha recta uma camara destas dá para cerca de 100mts sem grandes problemas, ja em casa com as paredes as vezes ha interferencia.

Vais ter o mesmo problema com o sinal que tentes transmitir para o carro, a n ser que o faças com fios, mas a historia de meter um veiculo com fios dentro de um sitio com obstaculos pode fazer com que fique preso algures e isso deve de ser frustrante.

Estou a ver duas soluções aqui, a barata e a cara. A cara pelo tem budget duvido que queiras, a barata pode ter algumas condicionantes como por exemplo a distancia do sinal...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #18 em: 04 de Abril de 2011, 18:12 »
Depende da camara que compres e em especial do receptor. Em relação a internet não precisas. Tudo tem a ver com os obstaculos que possivelmente encontres, pq em linha recta uma camara destas dá para cerca de 100mts sem grandes problemas, ja em casa com as paredes as vezes ha interferencia.

Vais ter o mesmo problema com o sinal que tentes transmitir para o carro, a n ser que o faças com fios, mas a historia de meter um veiculo com fios dentro de um sitio com obstaculos pode fazer com que fique preso algures e isso deve de ser frustrante.

Estou a ver duas soluções aqui, a barata e a cara. A cara pelo tem budget duvido que queiras, a barata pode ter algumas condicionantes como por exemplo a distancia do sinal...

veja a imagem e acho que esplica porque acho que esse tipo de camara n vai resultar


http://img851.imageshack.us/i/tunely.jpg/

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot explorador
« Responder #19 em: 04 de Abril de 2011, 18:21 »
Sim aquele angulo pode ser chato, a questão aqui penso que tambem um cabo possa ficar facilmente preso nesse angulo e depois prenda o veiculo.

Com um orçamento de 50€ penso que possa ser dificil arranjar uma solução.

Disse que tinha mto material em casa, que material pensava utilizar para este projecto? Pode ser que assim consigamos ajudar melhor.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #20 em: 04 de Abril de 2011, 20:20 »
varios motores, fio condutor, uma webcam, correntes de bicicleta, parafusos, placa de pvc, resistencias, iodos, led s, placa de acrilico, etc...

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot explorador
« Responder #21 em: 05 de Abril de 2011, 11:34 »
varios motores, fio condutor, uma webcam, correntes de bicicleta, parafusos, placa de pvc, resistencias, iodos, led s, placa de acrilico, etc...

Para controlar os motores precisas de uma ponte H ou relés, depende depois dos amps necessarios e se o motor tem ou não gearbox.

A webcam precisa de estar agarrada a algo, seja isso um pc ou algo que permita interagir com ela (ou seja precisas de adquirir algo para ter no robot) isto pq um cabo de 100mts de usb possivelmente não vai funcionar.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot explorador
« Responder #22 em: 05 de Abril de 2011, 14:03 »
Caro Lopez força nesse projecto...

Se quiser algo que tenha aderência e as capacidades que necessita pode sempre fazer algo como este projecto:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2926.0

Tem alcance, depois depende das antenas que use, pode ligar uma webcam, e tem controlo sobre o robot..

Cumprimentos,
André Carvalho..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #23 em: 05 de Abril de 2011, 22:15 »
varios motores, fio condutor, uma webcam, correntes de bicicleta, parafusos, placa de pvc, resistencias, iodos, led s, placa de acrilico, etc...

Para controlar os motores precisas de uma ponte H ou relés, depende depois dos amps necessarios e se o motor tem ou não gearbox.

A webcam precisa de estar agarrada a algo, seja isso um pc ou algo que permita interagir com ela (ou seja precisas de adquirir algo para ter no robot) isto pq um cabo de 100mts de usb possivelmente não vai funcionar.

tenho relés, o que é uma gearbox?
a webcam estava a pensar ligala pelo cabo de rede, vou comprar o que oferecer o menos resistencia possivel e calcular primeiro se é possivel transmitir por cabo o sinal da webcam. Agora ainda não tive tempo de  comessar .

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #24 em: 05 de Abril de 2011, 22:24 »
Caro Lopez força nesse projecto...

Se quiser algo que tenha aderência e as capacidades que necessita pode sempre fazer algo como este projecto:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2926.0

Tem alcance, depois depende das antenas que use, pode ligar uma webcam, e tem controlo sobre o robot..

Cumprimentos,
André Carvalho..


Obrigado, o seu projecto está muito bem organizado, ainda falta muito para o por a andar?
Tenho alguns problemas em relação em usar esse projecto, porque não vou ter acesso a nenhuma tomada, muito menos a um router, e tenho duvidas em relação ao receptor que fica no carro, como funciona e quanto custa?
Obrigado,
Cumprimentos Lopezs

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot explorador
« Responder #25 em: 05 de Abril de 2011, 22:43 »
Gearbox é uma caixa de engrenagens.
COm relés o unico controlo que tens é desligado e a fundo, não me parece muito util para conduzir um robot.
O router podes ligar á bateria, não precisas de uma tomada.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot explorador
« Responder #26 em: 06 de Abril de 2011, 11:54 »
Caro Lopez força nesse projecto...

Se quiser algo que tenha aderência e as capacidades que necessita pode sempre fazer algo como este projecto:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2926.0

Tem alcance, depois depende das antenas que use, pode ligar uma webcam, e tem controlo sobre o robot..

Cumprimentos,
André Carvalho..


Obrigado, o seu projecto está muito bem organizado, ainda falta muito para o por a andar?
Tenho alguns problemas em relação em usar esse projecto, porque não vou ter acesso a nenhuma tomada, muito menos a um router, e tenho duvidas em relação ao receptor que fica no carro, como funciona e quanto custa?
Obrigado,
Cumprimentos Lopezs

Boas, neste momento o projecto esta parado porque estou com + 3 projectos em mão prioritários (para a universidade), basta ter:

Router
arduino
baterias
2 motores aparafusadora
ponte H (feita para aguentar com os motores, as compradas começam a fumegar lol )

e depois é fazer comunicação entre o computador e o router via wireless por telnet ou ssh...

Se comprar um router com entrada usb 2.0 liga directamente a webcam ao router e depois é programaçao...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #27 em: 06 de Abril de 2011, 19:19 »
esse metodo acho que não vai funcionar, veja a imagem http://img851.imageshack.us/i/tunely.jpg/

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot explorador
« Responder #28 em: 06 de Abril de 2011, 20:02 »
esse metodo acho que não vai funcionar, veja a imagem http://img851.imageshack.us/i/tunely.jpg/

Já percebi que acha que nenhuma solução wireless irá funcionar. Eu na minha opinião não vejo nenhuma solução "wired" acessivel ao seu orçamento (50€). Todas vão envolver um router ou pc, ponte H, motores, etc. Com fios corre realmente o risco de não conseguir manobrar facilmente o veiculo entre obstaculos (especialmente cabos de 100mts).   
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot explorador
« Responder #29 em: 06 de Abril de 2011, 23:49 »
esse metodo acho que não vai funcionar, veja a imagem http://img851.imageshack.us/i/tunely.jpg/

Já percebi que acha que nenhuma solução wireless irá funcionar. Eu na minha opinião não vejo nenhuma solução "wired" acessivel ao seu orçamento (50€). Todas vão envolver um router ou pc, ponte H, motores, etc. Com fios corre realmente o risco de não conseguir manobrar facilmente o veiculo entre obstaculos (especialmente cabos de 100mts).

Além de que basta um fio prender em algum sitio e depois os motores não terem força para puxar o fio...

A solução simples na minha maneira de ver...era comprar um carro telecomandado e uma camara wireless e não precisava de mais nada...

Daquelas camaras de vigilancia como ja fizeram para aqui um projecto..

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.