collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Circuito power externo + bateria  (Lida 22510 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #30 em: 18 de Outubro de 2011, 00:37 »
E a fonte está regulada para que voltagem mesmo?
É que isso vai ter uma queda de tensão de 1.4v, o DC-DC tambem tem uma voltagem minima de funcionamento, depois tens a voltagem minima de funcionamento do carregador, vai para ai muita energia dissipada..
Se é para ligar ao isqueiro para que a bateria?
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #31 em: 18 de Outubro de 2011, 00:55 »

Está para 12 V.

É para o caso de a ficha do isqueiro seja desligada inadvertidamente. A ideia é garantir que o equipamento está sempre ligado, com ou sem isqueiro.

Mas o problema aqui é a bateria e a sugestão do asena... dá ideia que isto não funciona mto bem... :(


Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #32 em: 18 de Outubro de 2011, 01:26 »

Tive a bateria a carregar durante 1h e tal com um charger USB próprio e a tensao aos terminais dela passou a ser 4V.

Liguei de novo tudo e agora o modem ja fica a trabalhar durante algum tempo e envia dados por GPRS.. ou seja nao perde o registo. Bom sinal...

De qq forma, meto o multimetro na entrada do meu circuito (apos os condensadores) e e tensao oscila muito (entre os 3.9 e 3.6) qdo um modem está a transmitir...

Entretanto agora deixou de dar novamente qdo escrevia estas linhas...

Isto desespera-me... porque nao consigo atinar nem por nada com isto...

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #33 em: 18 de Outubro de 2011, 08:55 »
Tive a bateria a carregar durante 1h e tal com um charger USB próprio e a tensao aos terminais dela passou a ser 4V.
Liguei de novo tudo e agora o modem ja fica a trabalhar durante algum tempo e envia dados por GPRS.. ou seja nao perde o registo. Bom sinal...
De qq forma, meto o multimetro na entrada do meu circuito (apos os condensadores) e e tensao oscila muito (entre os 3.9 e 3.6) qdo um modem está a transmitir...

Isso é claramente falha de fonte de alimentação.

Se dizes que há uma oscilação de 300mV, então ainda deve ser pior quando visto ao osciloscópio.
Podes não ter falta de potência, mas as quebras de tensão originadas por picos de potência, estão a dar cabo disso.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #34 em: 18 de Outubro de 2011, 09:24 »
asena, nao sei se será...

Depois de escrever aqui o meu ultimo post, retirei o charger e a bateria, ou seja, liguei a saida da alimentação 5V directamente ao meu circuito.

Resultado: está neste momento e desde as 2h da manhã a trabalhar sem ir abaixo... o modulo está a comportar-se impecavelmente e desde essas 2h da manha que ainda nada falhou...

Ou seja, a mesma fonte... apenas retirei charger e bateria...

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #35 em: 18 de Outubro de 2011, 09:43 »
Acabaste de dar outra vez a resposta do teu problema.

A fonte não tem capacidade suficiente para carregar a bateria e suportar o telefone. Ou usas uma fonte que te garanta os 1000mA, ou então uma bateria com mais capacidade, pois os "deeps" de tensão que estás a ter vêem de falta de capacidade e/ou resistência interna alta.


Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #36 em: 18 de Outubro de 2011, 09:54 »

Vou fazer um teste diferente então. Em vez da fonte de 12V 500mA vou usar uma fonte de PC que da ai uns 10A e 12V estáveis.

Assim terá de dar... i hope...


Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #37 em: 04 de Novembro de 2011, 00:15 »
Boa noite.

Após alguns dias de intervalo voltei aqui ao meu projecto.

Neste momento liguei então uma fonte de PC ao meu equipamento. A fonte é de 12V, 8A.

Recapitulando o circuito: esses 12V entram num regulador comutado que me passa para os 5V. À saida dos 5V tenho um 100nF em paralelo com 2 de 4700uF. Depois ligo a um regulador linear que me passa para 3.8V e me alimenta o modulo GM862.

Não estou a considerar qq bateria nem carregador neste momento.

A tensão à saida do regulador dos 3.8V está normalmente (medido com o meu multimetro) nos 3.85V. O módulo GM862 quando transmite (está a emitir de 5 em 5 segundos para um socket) a tensao oscila entre os 3.77 e os 4.02V. Isto  é normal? Tb deverá ser algum erro de leitura, não? Usei todos os componentes que o datasheet do GM862 falava. Penso que não deveria oscilar tanto...

Obrigado.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #38 em: 04 de Novembro de 2011, 00:33 »
essa oscilação é vista com o multimetro ou com o osciloscópio ?

é normal haver oscilações, são picos de corrente grandes e tb te pode estar a entrar RF para o multimetro.... aí então tds as medições são erróneas

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #39 em: 04 de Novembro de 2011, 01:23 »
asena, é com o multimetro.

Bom, mas o que é facto é que o GM862 lá se aguenta e faz o seu trabalho bem feito. Mas a oscilação "irrita-me" um pouco.

Vou testar isto mais uns dias.

Obg


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #40 em: 04 de Novembro de 2011, 01:32 »
Quais são os limites de corrente dos reguladores assim como do módulo?
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #41 em: 04 de Novembro de 2011, 01:38 »
Ambos os reguladores (12V -> 5V e 5V -> 3.8V) são 3A.

O modulo ronda os 350mA mas pode ter picos de 2A dependendo se está em GSM 900 ou 1800.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #42 em: 04 de Novembro de 2011, 09:43 »
essa oscilação é normal.

para já, prossegue com o trabalho, nao penses mais nisso por enquanto.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #43 em: 04 de Novembro de 2011, 10:02 »
Tb acho q sim...

Em breve vou adicionar entao o IC de charging e a bateria nos moldes que já discutimos para trás neste topico.

Darei noticias!

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #44 em: 14 de Novembro de 2011, 18:58 »
Olá amigos, estou com um problema parecido com o do SJD22, no entanto, meu projeto é destinado à área de robótica. Estou participando de uma feira de robótica e eu gostaria de dar uma atualizada no meu protótipo. Este é um seguidor de trilha que usa LED's e LDR's como sensores de faixa, utiliza ainda um Arduino Duemilanove, uma ponte H (L293B) e dois servos modificados para trabalharem como motores contínuos com redução.

Pois bem, eu gostaria de torná-lo ecologicamente correto acrescentando ao projeto um painel solar que gera 18V com potência de até 2W e uma bateria de 9V recarregável para alimentar todo o circuito. Tudo isso tendo em vista o grande problema com a utilização e o mau descarte de pilhas comuns.

Eu pretendo usar um regulador da família 78xx, sendo o 7809, pois com 9V posso alimentar o Arduino e com um divisor de tensão apropriado, posso alimentar os servos/motores.

Eu gostaria que o sistema de alimentação fosse automático, ou seja, caso o painel esteja na sombra ou esteja de noite, o sistema passa a ser alimentado pela bateria que fica carregando enquanto estiver luz suficiente.

Eu disponho de CI's do tipo NE555, não sei se é útil nesse projeto, mas já vi muitas aplicações pra ele, quem sabe essa possa ser uma delas, não é mesmo?

Gostaria muito de ter um esquema e algumas explicações de como montar todo isso, já que ainda sou iniciante nessa área de eletrônica.

Eu fiz um teste com o LM7809 juntamente com um divisor de tensão no Proteus e funcionou bem, pelo menos teoricamente, mas não sei como acrescentar uma bateria nesse sistema e fazer com que ela seja acionada automaticamente.

Pois bem, segui a sugestão do Senso e procurei colocar todas as minhas dúvidas num único tópico, aguardo ansioso pela ajuda de vocês.

Desde já obrigado.
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)