collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir tanque ultrassons com nebulizadores?  (Lida 3117 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Construir tanque ultrassons com nebulizadores?
« em: 06 de Janeiro de 2020, 20:33 »
É possível fazer um pequeno tanque de limpeza ultrassons para 0.5L, com estes nebulizadores de fontes de água ou para pequenos lagos artificias?


E será seguro usar os tanques de limpeza por ultrassons para limpar lâminas de máquinas de barbear usando água destilada ou aqueles líquidos de limpeza à base de álcool? Ou poderá danificar mais o gume das lâminas, que limpá-las?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Construir tanque ultrassons com nebulizadores?
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2020, 11:05 »
Tenho dúvidas que esses geradores funcionem, por duas razões:

-Potência: para um tanque de ultrassons mesmo pequeno são precisos umas dezenas de watts (https://www.velleman.eu/products/view/?id=410860)
-Acoplamento: esses geradores os que vi desmontados tem só uma pequena membrana que humedece para gerar o "vapor". Se lhe meteres uma massa de água em contacto não sei se vai conseguir transferir a potência.

Quanto a danificar o gume, é bem provável. Ultrasons limpam por cavitação, que pode corroer o material.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Construir tanque ultrassons com nebulizadores?
« Responder #2 em: 08 de Janeiro de 2020, 17:54 »
Tenho dúvidas que esses geradores funcionem, por duas razões:

-Potência: para um tanque de ultrassons mesmo pequeno são precisos umas dezenas de watts (https://www.velleman.eu/products/view/?id=410860)
-Acoplamento: esses geradores os que vi desmontados tem só uma pequena membrana que humedece para gerar o "vapor". Se lhe meteres uma massa de água em contacto não sei se vai conseguir transferir a potência.
Pelo que percebi, também são chamados de aparelhos ultrassons e geram a nebulização, devido à frequência de vibração da tal membrana. Ao comparar com a potência de um tanque propriamente dito de limpeza por ultrassons, até poderia ser o ideal, por isso é que me lembrei que podia fazer uma coisa mais soft mas eficiente para limpar o calcário que se agarra às laminas de corte.

Citar
Quanto a danificar o gume, é bem provável. Ultrasons limpam por cavitação, que pode corroer o material.
Existem kits de limpeza automáticos para as máquinas de barbear, ditos automáticos e por meio de ultrassons, segundo as marcas, mas são kits quase próprios para cada modelo de máquina e só para alguns modelos, para além de serem kits bastante caros.

Claro que os fabricantes não falam nas frequências de funcionamento.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construir tanque ultrassons com nebulizadores?
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2020, 14:42 »
Avr fanboy