collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)  (Lida 8365 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« em: 18 de Setembro de 2012, 17:22 »
Olá!

A PAP vai ser feita em grupo de dois e eu e o meu colega decidimos fazer uma caixa de correio inteligente, quando inserida a carta um sensor, tanto de peso, infravermelho, etc "acciona" o arduino e o mesmo manda uma mensagem para o telemóvel.

Poderiam-me explicar melhor sobre o mesmo?

Ando no 11º Ano (Eletrónica, automação e computadores) e o nosso prof disse para dicidir-mos já este ano porque os colegas do ano anterior chegaram à ultima sem nada pensado.

A mensagem do arduino-telemóvel é feita com o Ethernet Shield? Poderia-me explicar o processo?

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2012, 18:02 »
Para enviar a mensagem necessitas de um módulo gsm. Há já alguns projectos aqui sobre isso, dá uma vista de olhos.

Offline JPCarvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 42
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2012, 22:54 »
Seria engraçado se fizesses atravês de internet, nesse caso necessitarias um módulo wireless para o arduino.  ;)

Se quiseres procuro-te e digo-te algumas alternativas baratas...

Para determinar peso da carta, etc... usa-se sensores,  se quiseres também te faço uma lista!

Para já gostva que explicitasses ao pormenor o que queres fazer concretamente, ou seja, quero que faças um apanhado das funções da caixa correio!

Seria engraçado se adicionasses também sensores de humidade, temperatura e construiresses uma simples estação-metereológica...

Assim seria uma caixa correio inteligente, mas também uma estação metereológica...

cumps, jpcarvalho



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2012, 23:28 »
eu sugeria, usar 3 sensores opticos nas tampas da caixa correio em alturas diferente e assim qdo uma carta entrasse na caixa correio, esta iria activar os sensores ou alguns deles..pk a carta pode cair e entrar na caixa correio de kk maneira e serem de varios tamanhos... por isso deixava o sensor de peso, pk seria um sistema mecanico k teria de ser mto sensivel pra detectar cartas de peso mto pekeno e k n fosse influenciavel pelo vento k pudesse entrar na caixa, e agua a dar cabo do mecanismo e tb o facto de nem toda a correspondencia k o carteiro mete na caixa correio, chega a cair ou a tocar o chão da caixa correio! às vezes fica apenas entalada no bocal ou entao presa entre as paredes laterais sem tocar o chão da caixa-correio.

Eu tb sugeria um modulo bluetooth ou wireless pra comunicar com a central que está em casa e plugada por exemplo no modem da internet e assim expandir as funcionalidades de avisar novo correio por: email, sms, ou aviso no ecrã do computador.

Tb metia um leds externo na caixa do correio pra avisar vizualmente a partir de fora k se ha algo na caixa correio ou nao.

A nivel de hardware sugeria os seguintes módulos:
arduino r3: http://www.g7electronica.net/pt/arduino/472-arduino-uno-rev3.html
ou arduino mega adk: http://www.g7electronica.net/pt/arduino/506-arduino-mega-adk.html
modulo RF: http://www.g7electronica.net/pt/sistemas-de-comunicacao/465-rfm12b.html
ou um bluetooth shield: http://www.g7electronica.net/pt/shields/304-bluetooth-shield.html
ou entao um RFDuino: http://www.g7electronica.net/pt/arduino/452-rfduino-versao-standard.html
modulo ethernet: http://www.g7electronica.net/pt/modulos/276-enc28j60-ethernet-network.html
depois eram os comps, tipo:
leds, sensores, fios/jumpers, passivos...

Pra futuras funcionalidades, registar hora e data qdo caisse carta, registo e dados de tempª e humidade.


Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2012, 18:02 »
Obrigado pela sugestão da temperatura e a data em que ela foi inserida. :D

Offline JooGon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2013, 10:19 »
Boas,

Ao caso, ainda bem que encontrei este tópico, eu também tive a mesma ideia desde o verão, criar uma caixa de correio inteligente de forma a "usar a tecnologia para fugir à tecnologia". Eu tive a ideia após uma grande pressão colocada em cima. Sou do Curso de Gestão e Manutenção de Equipamentos Informáticos. Pensei em usar arduino, e algo como 3G/GPRS shield, mas vamos lá ver. Levei para a frente em fazer para a minha PAP de 12º, foi aprovada e interessante, vamos lá ver se sozinho vou conseguir finalizar.

Boa sorte para vocês,

Abraços  8)

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2013, 15:48 »
Assim seria uma caixa correio inteligente, mas também uma estação metereológica...

Sensores de temperatura dentro de uma caixa de correio?
Não é uma boa ideia... os valores iriam fugir bastante do real e depois perderia a sua utilidade.

O hugo falou aí do módulo de bluetooth, que não era nada má ideia e talvez com melhor razão de ser que o próprio módulo de GSM.
O bluetooth não  requer mais nenhum custo extra (o GSM tem de usar cartão de uma operadora móvel) e quando interligado com um telemóvel torna-se um boa solução para isto.

Algumas caixa do correio não permitem ver nada do interior, a não ser que se abra. Ora isso faz com que tenha de parar, tirar as chaves do bolso, abrir a caixa, ver se há alguma coisa, voltar a fechar a caixa, voltar a meter as chaves no bolso e seguir para casa/trabalho.
Não seria mais fácil se accionar o bluetooth do telm, que na grande parte das vezes vai na mão, e quando passar pela caixa, é feito o emparelhamento e vejo se há ou não correio.

Já agora, fazer o sistema com alguma protecção (password, ...) e no caso de haver correio, eu no meu telm peço para que a caixa se abra e lá dentro um servo destranca a porta...


Há muito por onde se "esticar" isto... 

David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2013, 13:13 »
Porquê usar um módulo Wifi? os cabos de rede têm um alcance de 90/100m! E um shield ethernet penso que fica mais barato que wifi.
Para detectares as cartas basta fazeres foto-interruptores (dois LED's IV, um por cima do outro, um a funcionar como emissor e o outro como receptor, ou com um sensor de IV daqueles da televisão etc., há disso a pontapé) depois basta enviares um sinal para um computador/router que tratava do resto.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PAP - Caixa de correio inteligente (help - sugestão)
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2013, 14:21 »
Eu ia mais "longe" e usava rs-485 em cabo cat5e, em casa, um dc-dc a meter 48v dc num par de fios do cabo e depois na caixa outro dc-dc a converter esses 48v para 5v ou 3.3v conforme a voltagem utilizada na eletrónica, se tiver demasiado ruido, um filtro lc ou rc, ou rlc á saida do conversor e siga para bingo.

Tambem podes usar CAN, e usar precisamente o mesmo cabo cat 5/5e e o mesmo esquema de alimentação.
Avr fanboy