collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Seguidor de Linha "dropes"  (Lida 35564 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #15 em: 31 de Janeiro de 2016, 00:06 »
Os motores dos helicópteros são minúsculos e têm um bom torque, por isso acredito que estes também tenham para a finalidade.
Ao usar um sem-fim tem algumas vantagens, além do redutor o controle também é mais certo, e o motor fica de lado.
A desvantagem é a redução de 15:1 o que é demasiado.
Até que ia para a ideia inicial, que seria acoplar as rodas directamente ao motor, mas aí não sei se funcionaria bem, pois o seu controle seria critico.
Colocar uma caixa reversora, ainda seria pior.
Engrenagens tenho, o que não tenho são aos pares, lá me ei de desenrascar ;)

Se precisares de modelar alguma peça para impressão fala comigo ;)
Já pensaste em usar polias e correia? Agora com a impressão 3D tens montes por ai
ps: amanhã experimento ligar as rodas mais pequenas directamente ao motor, em PWM até é capaz de funcionar.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2016, 04:19 por Sovietico »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #16 em: 31 de Janeiro de 2016, 02:30 »
ha motores com dual shaft, assim ligavas directamente à duas rodas, mas co estás a desenvolver com coisas que tens, tvz seria mais facil teres/arranjares engrenagens de brinquedos e aproveitar..
Os motores nao foram feitos para funcionar a baixas rotações, pois é mais natural terem reduçoes pra a sua finalidade (e para aumentar o torque).. mas se dizes que tens pouca velocidade e se nao queres aumentar o diam das rodas, entao seria usares engrenagens em sistema de multiplicaçao de velocidade.
E podes à mm usar o motor em paralelo com o eixo das rodas e nao usar o sem-fim mas um par pinhão-roda.. claro que pode ser critico o espaço ou sua montabilidade..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #17 em: 31 de Janeiro de 2016, 04:34 »
Muita louco esse mousecar  :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #18 em: 31 de Janeiro de 2016, 10:40 »
Obrigado Sovietico, é sempre bom saber que tenho alguém para me fazer as peças em 3D  :),
Ainda esta semana demorei cerca de 4..5h só para fazer o suporte de uma pilha 2032 para um comando do carro, nunca tinha visto um suporte com tantos pormenores.

Njay, um micro-mouse tem de levar um mouse mesmo eheh
ele anda e vira bem, quando cheguei à electrónica é que foram elas, a única coisa que tinha eram revistas da elektor...
O mais parecido que tinha com um microcontrolador era um 8051 que me custou na altura 50cts (6 meses de espera pela encomenda), muito fixe, conseguia gerar uma onda quadrada até 100Hz.

Uma coisa que têm estes motores são imãs permanentes, normalmente cerâmicos, não é por acaso que os motores dos helicópteros já têm de neodímio, ficam mais leves e com um torque de 8 a 10 x superior.  Próximo passo.

Com bastante cuidado lá desmontei um motor:

Realmente estes imãs mal se atraem um ao outro.
espaçamento entre rotor e estator: 0.5mm

Tenho alguns neodímios de discos e vou recortar para substituir estes.
Minha dúvida em relação aos neodímios era a sua orientação polar.
O que verifiquei é que a polaridade não é progressiva, havendo uma transição imediata depois do meio, pelo que é bom para o que quero.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2016, 11:31 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #19 em: 31 de Janeiro de 2016, 14:02 »
como é que cortas os imans neodimio?..
Ha umas empresa até na europa que fazem imans à medida..quiça até encontras standards muito parecidos ao que sao usados nesse motor e pedir os imans em neodimio e susbituir.. eu pretendo comprar uns imans e posso muito bem juntar os teus se quiseres. (que medidas teem mais ou menos esses imans?)

Usar imans de disco rigidos é meio chato porque sao planos e esses sao curvados, mais vale antes colocar uma série de imans pequenos dos cilindricos em filas e moldados em curva.

Eu tenho muitos destes:
http://www.g7electronica.net/pt/diversos/463-magnet-s.html

podemos fazer troca pelos teus dos discos HD :P, pois eu tenho alguns de discos rigidos e queria arranjar mais uns qtos mais ou menos iguais para fazer uma brincadeira com uma gírola (uma chaminé rotativa)
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2016, 14:23 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #20 em: 31 de Janeiro de 2016, 14:34 »
Acabei de cortar para um motor, são extremamente rígidos e quebradiços, além das limalhas serem... enfim.
Foi com disco de fibra de vidro e um torno para segurar o íman, um aspirador encostado e uns óculos de protecção.
Encontram-se em conjunto de 8 para motores, no meu caso vou usar apenas 6, são demasiado pequenos para colocar tantos.

Claro que há empresas que os vendem, assim como também existem motores já com os ditos, fazer à mão é mais coiso  :P

ps: vais fazer o quê mesmo, adorava ver o resultado

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #21 em: 02 de Fevereiro de 2016, 18:41 »
já não falta tudo...


Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #22 em: 02 de Fevereiro de 2016, 19:34 »
Força! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #23 em: 02 de Fevereiro de 2016, 22:42 »
Obrigado  :)
Isto vai devagarinho mas vai, a ver se acabo até ao evento.

Estive agora a ver dissipadores para a ponte, não sei se vai precisar, sempre são 18V de entrada a 1A de pico.
it's gonna blow eheh 

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #24 em: 03 de Fevereiro de 2016, 19:31 »
Esta a ficar bonito :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #25 em: 04 de Fevereiro de 2016, 14:38 »
;) fotos tiradas à noite ficam assim
Ficou com o reflexo de uma fluorescente compacta e outra amarela que uso na preparação das PCBs (com filtro UV)
meu pequeno laboratório eheh
Sempre usei percloreto de ferro, embora tenha comprado Ácido Clorídrico e Água Oxigenada, tenho gostado dos resultados assim, por isso não mudo.

Artur aguardo a tua.

Fiz uma lista de pormenores a serem resolvidos só para a montagem destas PCBs  ;D

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #26 em: 04 de Fevereiro de 2016, 16:55 »



Artur aguardo a tua.

A minha PCB está complicado, a ver se este fim de semana consigo acabar o esquema e desenhar a PCB, ainda tenho de ver o espaço ocupado e talvez trocar o PIC para smd.
Era para ir hoje fazer uma visita ao fablab Lisboa para conhecer o espaço a ver se faço lá o chassi mas também vai ter de ficar para a semana...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #27 em: 04 de Fevereiro de 2016, 18:38 »
Ok, quando quiseres
pode ser face simples ou dupla e também posso soldar SMDs se houverem

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #28 em: 11 de Fevereiro de 2016, 21:17 »
Estado actual (altura 17mm):



Para já leva duas baterias Li-ion 3.7V mais tarde se der tempo ainda tento aumentar a tensão.
Uma bateria alimenta o micro + sensores, e a outra encontra-se em série para a ponte H.
O chassis vou fazer com uma rede de altifalante, não é pesado e acho que fica fixe para suportar tudo.  :)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #29 em: 11 de Fevereiro de 2016, 21:23 »
Qual o espaçamento entre sensores, parece-me que tens aí 1 blind spot em casa extremo.

Esse suporte para a bateria (suponho que seja isso no fundo da PCB) está catita compras-te, aproveitas-te de um telemóvel ou é desenho teu?