collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Braço Robotico - Jogo do Galo  (Lida 6256 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Braço Robotico - Jogo do Galo
« em: 10 de Setembro de 2013, 20:33 »
Boa Noite,

Venho solicitar a ajuda de todos aqueles que me possam ajudar, e desde já agradeço a todos que me ajudarem :)

O projecto que vou elaborar, vai ser para uma disciplina do CET-ARCI da universidade Lusíada.

Passo a explicar o protejo:

Tal como o nome indica, vou pegar num braço robotizo (futuramente colocarei imagens) e jogar o jogo do galo com ele. O objectivo é jogar computador contra humano, mas utilizando sempre o braço.

O braço é controlado por um autómato omrom CJ2M - CPU32, programado pelo software CX-ONE,  e pretendo ligar ao portátil (através de USB) com sistema operativo windows 7 (penso que faz diferença no interface), no portátil terá o Visual Basic Studio 2010 que terá o ambiente gráfico para jogar.

Pensei em apenas mandar coordenadas(localização de cada quadrado do jogo) através do VB, o autómato interpretava e de seguida executava.

Meus conhecimentos:

- Em autómatos- já fiz uma pequenas coisa, mas não estou muito a vontade.
- Em VB- já me sinto mais a vontade, já fiz bastantes trabalhos, sendo um deles o jogo do galo.

O que pretendo da vossa ajuda:

- Para começar a parte do interface entre o VB e o autómato, como deve ser feita?
- Depois conforme os progressos, vou pedindo mais ajudas ;)

Obrigado pela atenção,

Abraços,

Joel

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2013, 21:06 »
E como é que o programa sabe onde é que meteste a peça?
Visão?
Sensores no tabuleiro?
Muito possivelmente o automato fala SCADA, pesquisa sobre o assunto.

E prepara-te para ouvir respostas menos bonitas, porque o fórum não é o rent-a-coder, poderemos dar algumas dicas, mas nunca fazer o teu trabalho..
Avr fanboy

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2013, 22:03 »
O tabuleiro terá sensores, para detectar a peça.

Hum.. obrigado, vou procurar mais informações sobre SCADA.

Nem eu iria pedir para fazer o meu trabalho, porque não iria tirar partido nenhum, ou seja, nao iria aprender nada.

O braço ja está pronto, e já tenho uma boa parte do jogo do galo feita no basic, o meu maior problema é o interface, que foi onde vim pedir ajuda, pois pouca experiência tenho com autómatos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2013, 22:32 »
Pesquisa que encontras camiões de tutoriais, os primeiros que aparecem são logo filmes do youtube e tudo..
Avr fanboy

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2013, 22:39 »
obrigado, mas há uma coisa que não estou a perceber...

o SCADAfaz interface com o PLC para haver comunicação de dados de um lado para o outro, e depois o SCADA faz interface com o VB?

Offline Salvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2013, 09:24 »
Teras de arranjar um protocolo para comunicares entre o vb e o automato, por exemplo, OPC . E entao arranjas um servidor consoante o protocolo que escolheres para fazeres a ligacao entre as duas estruturas.

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2013, 22:34 »
Obrigado Senso, mas depois de umas pesquisas, cheguei a conclusão que o SCADA não era o que pretendia....

Como diz o Salvador tenho de arranjar o tal protocolo, e como tal estou a explorar o OPC para ver se consigo trabalhar com o software...

Mais uma questão:

Eu pretendo mandar uma letra, por exemplo "A" do VB para o automato, e o automato ao receber essa letra, tem de executar uma função... ou seja, o braço tem de ir para tal posição... no automato é possivel guardar essa posição.. ou existe uma maneira mais facil de fazer??

obrigado a todos :)

Offline gadelhas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2013, 01:38 »
Obrigado Senso, mas depois de umas pesquisas, cheguei a conclusão que o SCADA não era o que pretendia....

Como diz o Salvador tenho de arranjar o tal protocolo, e como tal estou a explorar o OPC para ver se consigo trabalhar com o software...

Mais uma questão:

Eu pretendo mandar uma letra, por exemplo "A" do VB para o automato, e o automato ao receber essa letra, tem de executar uma função... ou seja, o braço tem de ir para tal posição... no automato é possivel guardar essa posição.. ou existe uma maneira mais facil de fazer??

obrigado a todos :)

Olá Joel,

 Já perguntaste ao teu professor a forma ideal de fazer isso?
Obrigado.

Abraço
gadelhas

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2013, 09:48 »
Ola, sim já...

Mas infelizmente nao consigo obter respostas concretas, pois são vários professores a orientar o projeto.... quando não me dizem que tenho de ser eu a pesquisar na net e a obter resultados...

Só que esquecem-se que não percebo quase nada de autómatos, dai andar aqui a nora... e nem quero pensar que me deram apenas 2 meses para o fazer :|

Offline Salvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Braço Robotico - Jogo do Galo
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2013, 11:15 »
Primeiro um conselho, antes de tentares fazer tudo de uma só vez, tenta fazer as coisas por etapas. Primeiro é necessário conectares o VB a um servidor OPC (se for este o protocolo escolhido), o qual deves instalar no teu PC. Se vais utilizar um autómato da Siemens aconselho a usar o OPC SCOUT, mas existem vários como os da Matrikon entre outros:

http://www.matrikonopc.com/

O que tu vais fazer no servidor é criares variáveis que serão comuns no VB e no autómato, ou seja, por exempo quando fazes o Set da variável no VB, ele vai se reflectir no PLC.
O importante primeiro de tudo é leres bastante sobre este assunto e assim que perceberes a base e os conceitos que estão por de trás, não terás dificuldade em implementar o que pretendes.