collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Lixadora  (Lida 8266 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Lixadora
« em: 01 de Junho de 2015, 09:53 »
Olá,

Alguém usa uma lixadora destas baratas? Tipo isto: LINK

Já é a segunda do genero que parto, isto é, depois de estar a trabalhar um bom bocado o interior parte-se, o motor está bom e o rolamento tb, mas o encaixe da placa de borracha (onde colocamos as lixas) parte-se todo.. não sei se é com o aquecimento ou algum movimento que tenha feito..

Sabem se é fácil de arranjar isto para substituir? é que já tenho 2 encostadas, custam 10€ é um facto mas se a peça fosse mais barata.. 

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Lixadora
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2015, 10:34 »
Já experimentaste a garantia?

Eu não gosto muito dessas lixadoras, lixam mais nos cantos e quase nada no meio (entope rápidamente o centro da lixa). Prefiro as lixadoras excêntricas.
Tenho uma igual a esta

(Einhell BES125, acho que já foi substituída), e já foi muito usada e abusada (madeira, paredes, etc) e continua na boa. Mas a estrutura do prato é em metal.
Se gostas mesmo das orbitais como a a tua, a solução pode estar também em subires de preço e escolher uma com menos plástico.
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 10:36 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lixadora
« Responder #2 em: 01 de Junho de 2015, 10:39 »
Nunca pensei que uma coisa dessas pudesse ser tão barata   :o
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Lixadora
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2015, 11:06 »
A linha Practyl do aki/leroy tem uns preços parvos... a qualidade é tão má ou pior que a esperada, mas para utilização muito pontual que não justifique investir em algo melhor, desenrrasca... às vezes.
Já me aconteceu chegar a casa com uma ferramenta dessas novas e ainda não tinha usado e já estavam botões a saltar, foi diretamente de volta.
Mas também há marcas disfarçadas de boas (tipo a Dexter também do aki/leroy), que não é muito melhor, tendo algumas ferramentas que só diferem na caixa e nas cores dos plásticos para as Practyl.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Lixadora
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2015, 11:20 »
Pois este domingo cheguei a essa conclusão, a lixar um móvel e cadeiras, no final, a lixar a última vá lá, uma peça de plástico onde encaixa o rolamento do motor partiu-se em 1000 bocados.. já a 1ª lixadora parecida que tive morreu tb deste mal.

Vou testar essas redondas e subir 1 pouco o preço, pois barato e bom normalmente não existe, faz-me lembrar as coisas da loja dos chineses, a ideia está lá e foi bem pensado mas os materiais são tão maus que à 1ª utilização berra.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Lixadora
« Responder #5 em: 01 de Junho de 2015, 14:21 »
Alguém usa uma lixadora destas baratas? Tipo isto: LINK
- Isso é uma lixadora vibratória, tenho uma (ProWork) em que o motor queimou, de resto está impecável.
- Esse tipo de lixadoras fazem um barulho desgraçado, dão cabo dos pulsos, é demasiado lenta, a lixa entope facilmente, tem de ser ligada a um aspirador e tem de se usar mascara.
- Arrependi-me de a ter comprado, existem umas de fita rolo bem baratas e não se perde tanto tempo.

« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 18:37 por dropes »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Lixadora
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2015, 18:15 »
Por acaso uma das primeiras ferramentas que comprei com "o meu dinheiro" foi uma lixadora vibratória da marca  low cost"mader"
Durou até este ano, quando começou a ficar muito perra junto aos excêntricos e por fim ficou inutilizada.
Essas lixadoras são boas para acabamentos, como por exemplo retirar pequenas imperfeições antes de lixar um tampo de madeira já plano. Como o dropes disse, são bastantes lentas.
Não sou muito fã dessas lixadoras circulares, se tivesse de comprar uma agora optava por uma lixadora de rolo. São rápidas e bastantes polivalentes visto que podes lá afiar bem algumas ferramentas.
Mas quem quiser desenrascar, pode usar o acessório de borracha para fixar discos ao berbequim e usar discos de 115mm reforçados com fibra. Tenho me desenrascado mais ou menos com isso nos últimos meses.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Lixadora
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2015, 18:50 »
A lixadora de rolos em comum com as orbitais e as excêntricas quase só tem o nome.
Para trabalhos que requerem só uma pequena lixadela (como lixar umas cadeiras ou uma mesa de madeira para tirar o verniz velho antes de aplicar um novo) são demasiado agressivas, e à mínima distração lá se vai uma fatia de madeira.
Para não falar nos perigos para o utilizador. Tem um inércia marada e se metes um dedo ou uma ponta de roupa, já foste. Com as outras nem tanto.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Lixadora
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2015, 19:02 »
Já alguém tentou lixar uma porta pintada de branco depois de levar o decapante
ou melhor, já alguém tentou lixar um chão de tacos de uma divisão com uma lixadora vibratória?

É um trabalho muito ingrato, uma porta demora-se cerca de 2h, tirando as aduelas,
quanto ao chão é para esquecer porque o verniz que foi aplicado está a escamar neste momento porque não foi lixado o suficiente.

Uma lixadora vibratória só faz uma coisa, festinhas.
As de rolo pode-se escolher a gramagem e arregaçasse as mangas para não ficarem no processo, além de ter muito mais utilidades.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lixadora
« Responder #9 em: 01 de Junho de 2015, 19:10 »
Por acaso já tivemos de mandar lixar o chão da sala, e aquilo foi com uma lixadora de rolos, mas com rolos para ai de 40cm de diametro cada um e um motor de 10kW, e mesmo assim demoraram 2 dias para passar 2 grãos de lixa diferente, mas a sala tambem tem 50m^2...

Se for para arrancar vernizes, decapante para cima e uma BOA espátula faz melhor serviço e bem mais depressa.
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Lixadora
« Responder #10 em: 01 de Junho de 2015, 20:00 »
Cada trabalho a sua ferramenta.
Foi o que disse...não vais fazer o acabamento de uma peça de mobília com uma lixadeira de rolos, nem lixar o chão ou uma porta velha com uma vibratória. São ferramentas diferentes com finalidades diferentes. Por levarem com o mesmo nome não quer dizer que sejam intermutáveis  ;)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lixadora
« Responder #11 em: 01 de Junho de 2015, 21:49 »
Essas lixadoras vibratorias n prestam, ja tive uma da B&Decker e nem por isso durou mto...ja comprei depois umas do lidl e tb durou pouco tempo...depois apareceu uma de rolos tb no lidl, sao mais caras mas sao muito superiores. Co usam lixas de tela em rolo, nao se rasgam nem se estragam com facilidade co as de papel que usas nas vibratorias..menos ruido,menos dor de pulsos e até dá pra virar ao contrario e usar na bancada pra afiar ferramentas ou lixar/aplainar pequenas peças.
Like that:
http://s1332.photobucket.com/user/ruidomingos/media/_DSC2752_zpscae43c28.jpg.html

Tb podes é usar uma mini-rebarbadora (no aki ha uma que custa tb uns 10euros, e de certeza que nao avaria mais depressa que essa lixadora vibratoria) e com um disco de polir ou daqueles que tem lixas coladas, tb dá pra fazer mto bons trabalhos.
Destes: http://i01.i.aliimg.com/photo/v0/60126641253_4/4_Inch_100_16mm_angle_grinder_polishing.jpg
mas ha uma porrada de discos para cada funçao..

Se queres reparar, tentar abri-la e ver que peças partiram e se der mandar fazer em metal, porque de certeza que foi uma peça qq em plastico que deu o berro...
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 22:42 por Hugu »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Lixadora
« Responder #12 em: 01 de Junho de 2015, 22:41 »
Sim é verdade, lixadora vibradora, não vale nada.
Preferível de cinta rotativa.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lixadora
« Responder #13 em: 02 de Junho de 2015, 14:00 »
Tenho um mouse e para lixar rodapés é fantástico, por outro lado, custou quase 50€ e só uso lixas de marca, que fazem uma diferença consideravel face ás que vinham com a maquineta, nem sempre o problema está na máquina, mas no utilizador.
Avr fanboy

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Lixadora
« Responder #14 em: 02 de Junho de 2015, 14:11 »
Da minha utilização o que possa ter feito de errado se calhar foi colocar a base num ângulo que possa causar algum 'desconforto' aos plásticos lá dentro..  mas cheira-me mais a aquecimento de materiais fracos..