collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]  (Lida 16601 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #15 em: 14 de Fevereiro de 2010, 14:17 »
Em termos de programação, qual é a primeira parte que metes no arduino?

Os motores, os sensores?

Quanto as lagartas, estou à espera que a transferência internacional se dê para enviarem.

Quanto ao ebay, vou usá-lo para comprar os painés fotovoltaicos.

Quanto ao que falaste, é isto?
http://cgi.ebay.co.uk/Tamiya-Tracked-Vehicle-Chassis-Set-Model-Kit-Battery-Ty_W0QQitemZ120522866446QQcmdZViewItemQQptZUK_Toys_Games_Scalextrics_Slot_Cars_ET?hash=item1c0fb8ff0e

Parece-me que a aliatron vende isto a 48€  ::)

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #16 em: 18 de Fevereiro de 2010, 14:41 »
Wolfman o projecto parece bem encaminhado! Eu tambem fiquei surpreendido com a rapidez da loja da picaxe em inglaterra, ja la fiz 2 encomendas e tem sido sempre bastante rapido a chegar.

Tenho uma duvida em relação a programação com o picaxe, pelo que vejo tambem recebeste o cabo de serie, tens algum adaptador para usb?

Eu descobri que dos 6 pc's que tenho em casa nenhum tem porta de serie... ando a procura de um adaptador mas não encontro.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #17 em: 18 de Fevereiro de 2010, 16:58 »
Já só falta as lagartas chegarem. Os painéis arranja-se no ebay.

Eu não vi nenhum adaptador também.

Por 7£, acho, podes comprar o cabo na loja da picaxe.

Mas os teus computadores não trazem nenhum ''extra'' para ligar portas de série? A minha motherboard por acaso trazia no painel I/O, mas há umas em que a porta de série se liga lá dentro na motherboard, e depois encaixa-se no painel traseiro.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #18 em: 18 de Fevereiro de 2010, 17:43 »
mhhh... tenho de ver isso da mb, so tenho um desktop em casa o resto é tudo laptops, vou ver o que se pode fazer senão vou ter de gastar mais dinheiro.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #19 em: 18 de Fevereiro de 2010, 20:37 »
Se a motherboard for recente (e a marca não for dos chineses  ;D), fazes o seguinte:

Google -> '' marca modelo review/unboxing'' -> Search -> e vês alguma análise dela, a dizer o que vem no bundle.

^^

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #20 em: 19 de Fevereiro de 2010, 14:22 »
Confirmei que a minha motherboard (comprada o mês passado) não tem porta de serie. Vou ter de encontrar um adaptador barato ou mandar vir o tal cabo.

Já agora e para colocar isto on topic, porque não escolheste o L293D para usares logo com a placa proto que vem no starter kit do 28x1? Aquilo é quase "plug and play" para colocar dois motores a trabalhar com o L293D mas o SN754410 tens de dar mais umas voltas. Tem a ver com as especificações?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #21 em: 19 de Fevereiro de 2010, 15:45 »
O L293D foi descontinuado, e só dá uma potência de 600mA por canal. Já para não falar que onde o encontrei à venda, foi na aliatron, onde custava 3,5€, e com um custo de portes de 9€!

Assim comprei este, que custa 2,40€, oferece 1A por canal.

Mas eu na programação tenho usado os pinos 4, 5, 6 e 7 para os motores, porque foi o que me pareceu neste pdf:
http://www.rev-ed.co.uk/docs/axe020.pdf

Quais as diferenças entre um e outro?

O l298 não era pino compativel.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #22 em: 19 de Fevereiro de 2010, 16:06 »
Eu mandei vir o L293D com o kit (3£). Sabia tambem que as especificações do Texas eram bem melhores (especialmente a saida de 1A). So mencionei o L293D pois é plug and play, o Texas é bem melhor.

Relativamente a programação penso que podes usar esses pinos para controlar os motores, mas enquanto não tiver o cabo USB não te vou conseguir ajudar muito. :(

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #23 em: 19 de Fevereiro de 2010, 19:51 »
Ok, depois se souberes alguma coisa diz-me sff :)

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #24 em: 23 de Fevereiro de 2010, 21:41 »
Bem, há novidades, e muitas.

Primeiro, as lagartas. Liguei hoje para lá via Skype, e parece que apesar do dinheiro já ter saído da minha conta há uns dias, só chegou ontem lá. Disseram-me que vão ser expedidas amanhã :D

Quanto a material, temos material novo:
-20 pilhas de NiCd (1,2V e 1500mAh);
-1 regulador linear KA7805;
-2 condensadores electrolíticos (16V/1000picoF e 2.5V/100picoF);
-4 condensadores de poliester (0,33, 0,22, e dois 0,15 picoF sendo um deles poliester/cerâmico, acho que não me enganei em nada :p)

Condensadores e regulador linear mais em pormenor:


Não pretendo fazer publicidade nenhuma, mas queria deixar um grande obrigado ao membro WindWalker do fórum zwame por nos fornecer o material em cima, e por ainda aturar 5 cromos  LOL. Obrigado :)

Agora estamos em duvida se no final ficamos com o regulador linear, ou arranjamos um regulador comutado destes:
http://www.dimensionengineering.com/DE-SWADJ3.htm

Isto é tudo built-in, por isso é chegar, rodar um parafuso para regular, e já está. O rendimento também é superior, mas é algo que mal se deve notar. Ou então uma protoboard, e nós soldarmos as pistas, mas tenho de ver se tenho espaço no robot para isso.

O que acham?


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #25 em: 24 de Fevereiro de 2010, 16:57 »
Para já essa questão não deve ser o teu problema pois a unica vantagem é só a nivel de eficiencia e acho que podes tratar isso depois, embora sempre que a autonomia é importante todas as pequenas coisas são importantes. As pilhas vieram de onde?

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #26 em: 24 de Fevereiro de 2010, 21:03 »
E não achas o regulador comutado mais plug-n-play devido ao facto de já ter tudo embutido?

Quanto a hoje, na área de programação, conseguimos controlar os motores com um controlador (púnhamos a mão à frente, ele rodava num sentido, tirávamos a mão, ele rodava ao contrário) :D

Tentamos fazer aluminio escovado com uma lixadeira eléctrica e uma lixa de 40. Até nem ficou muito mal, mas alguém conhece um processo melhor?

Quanto às lagartas, já aparece ''PAID'', só falta enviarem.

Obrigado ao TigPT por me ajudar a projectar a alimentação com o KA7805 numa breadboard. Só usámos condensadores na saída, porque o professor que nos está a ajudar disse que com corrente continua, podemos desprezar os condensadores de entrada.

Agora a máquina não tem bateria, depois ponho fotografia.

Quanto às pilhas, foram oferecidas, não faço ideia de onde vieram.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #27 em: 24 de Fevereiro de 2010, 23:24 »
Aconselho a leres a datasheet do lm7805 em especial a parte dos condensadores de decoupling porque em algumas situações ele pode ficar a oscilar, outra coisa, as baterias fornecem energia via um processo quimico e por isso são algo "lentas" a responder a picos de corrente pedidos por motores e assim, por isso um condensador ai de 1000uF na entrada ficava mesmo bem, ou pelo menos um desse valor ou um pouco mais á saida e um mais pequeno para filtrar HF
Avr fanboy

Offline The Wolfman

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #28 em: 25 de Fevereiro de 2010, 20:05 »
Aqui fica a imagem do esquema que o professor nos falou (um condensador na saída), e que o TigPT ma ajudou a montar:


Depois apeteceu-me andar a inventar, e fiz estas ligações com condensadores na entrada e na saida:


O que acham?

P.S. Já tenho o tracking number das lagartas :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto A.P. - Robot de Busca e Salvamento [Protótipo 3D inside][picaxe chegou]
« Responder #29 em: 25 de Fevereiro de 2010, 21:33 »
Os condesadores idealmente deviam estar o mais próximos possivel do regulador para evitar oscilações parasitas, coloca os condensadores nos buracos da breadboard logo ao lado do regulador
Avr fanboy