collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?  (Lida 3883 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« em: 17 de Julho de 2013, 11:37 »
Então trago uma pergunta provavelmente muito basica mas estou curioso

Num projecto surgiu me um problema que no fim descobri que era devido a "puxar" demasiada pouca corrente de um regulador.

Mas porque é que um regulador precisa de um corrente minima? Não deveria ele mesmo puxar essa corrente?
Este pede 4.5ma mas tenho ca outro que é 75uA! Porque uma diferença tão grande se fazem o mesmo?
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 21:47 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #1 em: 17 de Julho de 2013, 12:01 »
Posso estar a dizer asneira, mas o que precisa de mais corrente é de saída variável e o que precisa apenas de uA é de saída fixa ?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #2 em: 17 de Julho de 2013, 12:39 »
Posso estar a dizer asneira, mas o que precisa de mais corrente é de saída variável e o que precisa apenas de uA é de saída fixa ?

Por acaso não são iguais fixos de output 3.3V. e ambos LDO apesar de um ser drop de 2v e outro de 100mv.

o de 100mv drop e corrente 75uA é o LP2950-33
o de 2V drop e corrente 4-5mA é o UA78m33
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 12:56 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #3 em: 17 de Julho de 2013, 14:12 »
Está na secção dos LDO, mas é tudo menos low drop out.
Os reguladores precisam de carga para puderem bem, regular em condições.
Se não, oscilam, ou não funcionam de todo.
Assim como muitos LDO's precisam de ter condensadores de tantalo na saida, é tudo uma questão de regulação e estabilidade.

Não queres um regulador a dissipar Vout*Imin constantemente, 4mA é um led de indicação que a voltagem está presente, problema resolvido.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #4 em: 17 de Julho de 2013, 21:44 »
Num projecto surgiu me um problema que no fim descobri que era devido a "puxar" demasiada corrente de um regulador.

Mas porque é que um regulador precisa de um corrente minima? Não deveria ele mesmo puxar essa corrente?
Este pede 4.5ma mas tenho ca outro que é 75uA! Porque uma diferença tão grande se fazem o mesmo?

Antes de mais pareces estar a contradizer-te, ou então uma frase não tem a ver com a outra.

Depois, em relação à corrente minima que alguns reguladores precisam, penso que tem a ver com a "tecnologia". Os designs e a tecnologia de fabrico avançam, e ao avançarem é possível fazer componentes melhores.

Um regulador linear precisa sempre que esteja alguma corrente a sair pela saída, porque, caso contrário, a Lei de Ohm diz que não há queda de tensão. Mas tem que haver queda de tensão, caso contrário não há "baixa" de tensão da entrada para a saída, certo?

Agora imagina que usas uma tec mais antiga e precisas de pelo menos esses 4mA (é mA e não ma, habituem-se a escrever bem as unidades) e és o designer do regulador. Tens 2 escolhas:

1) metes na datasheet a dizer que o chip precisa dessa carga minima
2) metes uma resistência interna no chip da saída para o GND para forçar essa corrente minima

Pelos vistos escolheram a opção 1). Porquê? A minha opinião é que assim o chip consome menos em alguns casos. Se o utilizador do chip souber que tem sempre uma carga de pelo menos 4mA, usa o chip como está e não existem 4mA "escondidos" a serem dissipados lá dentro. Se o utilizador sabe que o seu circuito não exige pelo menos 4mA, então ele próprio trata de criar essa carga externamente.
Há ainda uma outra razão que é o facto de que uma resistência ocupar muito espaço na pastilha de silicio, e esta em particular ainda poderia ter que ser "grossa" para dissipar mais calor (as correntes tipicas dentro destes integrados são da ordem dos uA).
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 22:49 por Njay »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2013, 21:56 »
Já corrigi Njay.
A frase era "Num projecto surgiu me um problema que no fim descobri que era devido a "puxar" demasiada pouca corrente de um regulador."

Pois faz sentido.
Para entender porque essa corrente tinh de enteder o esquema do regulador de tensão. Tenho de ver isso.

Agora imagina que usas uma tec mais antiga e precisas de pelo menos esses 4mA (é mA e não ma, habituem-se a escrever bem as unidades) e és o designer do regulador. Tens 2 escolhas:

Estou a tentar meter tudo bem por isso é que até meto puxar entre aspas mas mesmo assim ando a falhar   :-\


Quanto ao efeito negativo que havia era o seguinte:
Era um regulador apenas para um microcontrolador.
Este uControlador controlava 3 transistors por PWM que controlavam a intensidade de LEDs RGB. Isto dava cerca de 3mA nas bases dos transistors + os pequenos mA consumidos pelo micro
O que acontecia era o uControlador às vezes encravava no azul a 100% e tinha de fazer reset, ou piscava  o azul, sem alterar as outras cores a 100% aleatoriamente.
Acho que passou só a piscar sem encravar porque meti um micro de 16mhz em vez de 1mhz e ai "puxava" mais corrente.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2013, 22:52 »
O micro encravava o programa?...
Hum... isso cheira-me a ruideira da comutacao dos RGB. (picos de corrente)

Provavelmente a tensao de alimentacao tinha uma micro-quebra, o suficiente para encravar o programa.

Ou entao era do firmware :D

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2013, 22:54 »
O micro encravava o programa?...
Hum... isso cheira-me a ruideira da comutacao dos RGB. (picos de corrente)

Provavelmente a tensao de alimentacao tinha uma micro-quebra, o suficiente para encravar o programa.

Ou entao era do firmware :D

não era o programa. era como que o micro bicava e deixava um dos pins a HIGH, que era o do azul, que é estranho porque os pins costumam estar como Input e a LOW no inicio. Sim devia ser uma micro-quebra
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #8 em: 17 de Julho de 2013, 22:54 »
Já fui apanhado nessa armadilha. Alguns reguladores 78xx e 79xx precisam de carga minima. Uma vez fiz uma fonte simétrica para alimentar um circuito com um ampop. A fonte era de +/- 12V. Num circuito novo que tem fontes ou reguladores, uma coisa que faço sempre é 1º montar apenas essa parte e testar as tensões, só depois testo e monto o resto. Pois a saída de 12V andava ali nas "redondezas" e a de -12V tinha um "valor" absurdo. Estava a usar o 7812 e o 7912. Ainda andei um bocado maluco aos papéis sem perceber o que se estava a passar, até que tive que recorrer à biblia* e então lá meti uns LEDs de "on" para ter uma carga minima.

*O que é a biblia, humm? O que é :)?

p.s. A opção escolhida foi a 1) e não a 2) como eu tinha originalmente mencionado no texto (o resto está bem).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Reguladores lineares de tensão. Corrente minima?
« Responder #9 em: 17 de Julho de 2013, 22:56 »
Datasheet?

Isso possivelmente era falta de um ou outro condensador, e de ter o brown-out ligado, ao menos sempre faz reset por ele.
Avr fanboy