collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Relogio mais termometro interno e externo para carro  (Lida 43170 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Relogio mais termometro interno e externo para carro
« em: 30 de Agosto de 2010, 19:08 »
Boas pessoal.. como ja anunciei num outro tópico estava a fazer um "aparelho" para colocar no carro do meu irmão com relógio, termómetro interno e externo registando sempre máximo e mínimo mais dois sensores (um para a frente e outro para traz) para auxiliar no estacionamento e/ou manobras mais apertadas e modo suspensão quando retirado a chave de ignição memorizando sempre máximo e mínimo ... seja como for neste momento só falta estufar a "caixa" para condizer mais com o carro e servir também como base, colocar o termómetro externo num sitio estratégico assim como colocar os sensores e activa-los no programa, e alguns melhoramentos tal como por exemplo melhorar a programação e fazer uns upgrades tal como colocar uma agenda para quando faltar alguns dias para comprar o selo ou ate mesmo para a revisão alertar o condutor (neste caso o meu irmão) a não se esquecer...
seja como for deixo aqui por agora umas fotos exibindo o LCD que adquiri na loja LusoRobotica http://loja.lusorobotica.com/105-basic-16x2-character-lcd-white-on-black-5v.html que sem duvida é excelente e também mostrar a placa que fui capaz de desenvolver em casa graças ao tópico http://lusorobotica.com/index.php?topic=2564.0

espero que gostem... quanto a um vídeo a mostrar realmente a programação que tem será para breve






alguns menus




Aguardo criticas...
P.S. a temperatura exterior esta a 0 pois ainda não liguei o sensor  ;D
o reflexo no lcd é porque ainda não tirei a película


« Última modificação: 30 de Agosto de 2010, 19:21 por fre_deri_co »
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #1 em: 30 de Agosto de 2010, 19:28 »
Gostei bastante! Ta muito bom...! ;)

Que processador usas?
 
Tambem seria interessante colocar outros sensores e funçoes.. como o consumo do carro (nao sei se o carro ja tem)..

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #2 em: 30 de Agosto de 2010, 19:36 »
o controlador é Picaxe, mais propriamente o 40x2
sim, uma das ideias para um upgrade é R.P.M. pois o carro não traz de origem, possivelmente vuímetro com sorte talvez o consumo, mas para isso assim como o R.P.M requer mexer na electrónica no motor, entao para ja fica no básico a ver se corre bem, com mais tempo será um projecto a aprofundar...
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #3 em: 30 de Agosto de 2010, 20:24 »
bem se conseguires fazer alguma coisa lendo as rpm do carro com o picaxe, gostarei de saber como é :D

já agora usas alguma coisa especifica para escrever o texto no lcd, ou usas o programa normal do picaxe?
« Última modificação: 30 de Agosto de 2010, 20:28 por andre_f_carvalho »

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2010, 20:36 »
uso programa normal, através da comunicação paralelo a 8-bits... quanto a ler r.p.m. é algo que ainda tenho de analisar, mas ja vi simples circuitos que lê r.p.m convertendo a impulsos, se usar isso numa entrada picaxe conto os impulsos durante um tempo e envio, como óbvio enquanto faz isso não pode ler temperaturas se não perde-se  :o
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2010, 22:31 »
uso programa normal, através da comunicação paralelo a 8-bits... quanto a ler r.p.m. é algo que ainda tenho de analisar, mas ja vi simples circuitos que lê r.p.m convertendo a impulsos, se usar isso numa entrada picaxe conto os impulsos durante um tempo e envio, como óbvio enquanto faz isso não pode ler temperaturas se não perde-se  :o

pois, isso é um dos problemas dos micro-controladores, mas pode-se resolver isso, lendo-se uma coisa de cada vez, sendo que as rpm o sensores de estacionamento e as temperaturas estejam no picaxe como programas separados e ao clicar num botão faz a contagem numa memoria e vai alterando de programa em programa para o que queremos obter, e n acho que seja necessário estar sempre a ler as temperaturas se n as estiver-mos a visualizar


cump

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2010, 22:46 »
sim, sem duvida, e é essa a ideia, a questão ira sempre existir uma parte morta, ou seja enquanto vê as r.p.m. ou ate mesmo quando faz o estacionamento para uma melhor eficácia dessa mesma função nao poderá ler as temperatura fazendo com que se atingir um valor máximo ou mínimo nesse intervalo de penso nunca registara... mas também isso não deixa de ser um mero pormenor facultativo...
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2010, 23:02 »
por acaso, consegues fazer gráficos de barras com o lcd em paralelo?, é uma boa ideia se usares sensores de estacionamento com ultra sons ou ate mesmo outra coisa

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #8 em: 30 de Agosto de 2010, 23:08 »
eu estou a pensar em experimentar com infra vermelhos em vez de ultra sons, pois assim ficam dentro do carro e não apanham chuva, não sei ainda se da, mas se não experimentar não sei
quanto ao gráficos não sei se existe algum modo de programação avançado ou algum "truque" para que seja mais fácil, mas sim eu consigo fazer gráfico do género frame por frame... neste momento este projecto esta com um gráfico, só ainda não mostrei em que na qual a sua função e mostrar graficamente e através de percentagem a energia da pilha que alimenta o rtc ...
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #9 em: 30 de Agosto de 2010, 23:21 »
e com essas barras consegues criar-las num lcd 4x20 já com placa para ligação i2c?

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #10 em: 30 de Agosto de 2010, 23:27 »
ate hoje so trabalhei com lcd 16x2 e com um gráfico mas este sem sucesso... quanto ao modo de comunicação só experimentei por paralelo (a 4 e 8-bit), I2C e serial com display até agora não
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #11 em: 30 de Agosto de 2010, 23:34 »
eu so tenho um i2c, mas caso n encontre nenhum tutorial que me ajuda a criar essas coisas, tenho de passar a utilizar os paralelo, sendo que ficarei com menos saídas -.-

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #12 em: 30 de Agosto de 2010, 23:38 »
sim.. no mínimo ocupa-te mais 4 pin... ja agora não consegues enviar caracter por caracter onde queres que apareça? do género, deixar tudo como esta mudando só o 2 e o 4 caracter por um "A" por exemplo, ou seja controlar a posição do cursor quando quiseres e o bit a enviar?
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #13 em: 31 de Agosto de 2010, 00:00 »
é capaz de dar, eu é que n sei como escrever, pelo que ando a ler a programação é um pouco diferente do que é em paralelo, um simples msg para usar em i2c é isto:
Código: [Seleccione]
init:
pause 500
i2cslave $c6, i2cslow, i2cbyte
writei2c 0,(254,128,255,19,12,4)
main:
writei2c 0,(254,128,255,19,12,4)
pause 10
writei2c 0,("    Alarme v1.0")
if pin4 = 1 and pin7 = 1 then main1
goto main

main1:
writei2c 0,(254,128,255,19,12,10,4)
pause 10
writei2c 0,("andre_f_carvalho    ")
if pin4 = 1 and pin5 = 1 then main2
goto main1

main2:
if pin1 = 1 then init
goto main2

sendo que ao clicar num botão escreve outra msg no sitio da 1º

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Relogio mais termometro interno e externo para carro
« Responder #14 em: 31 de Agosto de 2010, 12:05 »
ok... ou seja o que esta a acontecer é em cada linha antes da pausa que das para inserir a frase desejada ele possivelmente reconfigura o lcd antes da frase ser enviada... ou seja há possibilidades de saber o que cada valor corresponde? pois assim via-se se existe alguma combinação possível de forma a desenhar caracteres a nossa maneira com o objectivo de então criar o gráfico...
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira