collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Tr3s µMouse - Micromouse  (Lida 84204 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #75 em: 23 de Janeiro de 2012, 00:56 »
Boas Tr3s, tá a ficar cool!  8)

Qto às rodas, eu sugeria roda ligadas directamente ao motor!...porquê? bem, acho k a velocidade maxima dos motores dc chega e bastam para teres velocidade no umouse! a n ser que seja ainda pouca a velocidade, visto k estes ratinhos, costumam e são para serem rapidos! Qto ao binário, co n é preciso grande esforço por parte do motores, logo por isso ligaçao directa..

Qto aos suportes pro motores, ele ha suportes de plastico, k quase podes sacar fora dalgum brinquedo.. agora comprar onde, estive a ver o site da PTRobotics e achei um kit que tem suportes pra esses motores e seria algo disto:
http://ptrobotics.com/product.php?id_product=599

Qto à rodas, a PTRobotics tb tem umas rodas k dá-me impressão k se conectam directamente pela rodinha dentada k tens no veio dos motorzinhos, que são estas:
http://ptrobotics.com/product.php?id_product=589

mas eu acho k as rodas deviam ser mais do estilo direito, tipo cilindro com uma borrachinha pra maxima aderencia (tipo umas rodas scroll de ratos dakeles antigos de esfera...)

Ou algo deste género:
http://www.ebay.com/itm/Du-Bro-Super-Lite-1-3-4-Diameter-R-C-Airplane-Wheels-/350523002124?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item519ccc8d0c


Qto ao acelerómetro: n existe na mouser.com? se a mouser tiver, dá-me o link ou a referencia! ;)

(se só tem na farnell, aguarda mais um dia ou dois, pk tenho uma pessoa que tb quer comprar algo na farnell e sendo assim ainda podemos combinar compra colectiva e divir os portes pelos 3...)

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #76 em: 23 de Janeiro de 2012, 01:05 »
está com um óptimo aspecto  :o

os motores sem caixa de desmultiplicação terão torque suficiente?

rodas tão pequenas nunca vi, as mais pequenas que vi eram de alumínio maquinado com um o-ring (não me lembro do nome em português) para dar tracção...

o melhor para suportar o motor seria algo do género: http://www.pololu.com/catalog/product/1086 ou soldá-lo na placa

podes sempre tentar a sorte com alguém com uma impressora 3D, talvez consigam fazer alguma coisa que dê para ai...

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #77 em: 23 de Janeiro de 2012, 01:54 »
Obrigado Hugu e CBX!  :D

Estes motores que estou a pensar usar têm bastante força, daí estar a tender para direct-drive. O umouse incluindo a bateria não fica pesado e assim parece-me que vai funcionar!

Para as rodas tava a pensar em algo deste género:




Pois é, esta parte não está a ser nada fácil e parece-me ainda vou ter de redesenhar algumas coisas na placa...  :'(
A comunidade internacional ao mesmo tempo que é muito aberta para umas coisas é extremamente fechada para outras, sobretudo na parte mecânica que é onde se decide quem ganha ou perde. Ainda não consegui perceber onde costumam comprar rodas e os suportes de motores que se vêm nas fotos das competições. Aquelas montagens de duas rodas com o motor ao meio ou a tipica roda dentada na roda movida pelo motor pequeno mais à frente... Há 2 ou 3 tipos de rodas que se vêm nos microratos que costumam ficar nos primeiros lugares mas encontra-las é dificil e nem sei como procurar!
Esta informação parece que não existe em lado nenhum!  :-\











Como podem reparar usam todos praticamente as mesmas rodas (à excepção do primeiro).
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #78 em: 23 de Janeiro de 2012, 02:05 »
Observando o interior das rodas perecem-me todas diferentes, ou quase todas.
É confusão minha ou eles tem todos motores de passo, digo isso pelos cabos.
Alfredo Garcia

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #79 em: 23 de Janeiro de 2012, 02:14 »
Boas noites,

para terem o diâmetro da moeda de 1c fica esta ideia



para fazer o centro visto que uma 7mm e outra 3,5mm no interior ainda ando aqui a virar coisas  ;D para ver se encontro algo melhor.

Já agora qual o diâmetro da roda dentada que esta no motor?

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #80 em: 23 de Janeiro de 2012, 02:19 »
@PDI

Os motores não são steppers! :D Na verdade os fios que vês são dos encoders e não te deixes enganar pelas aparencias. Os cilindros maiores são os encoders e os motores são os mais pequenos! :D
Estes encoders são caríssimos, rondam os 100€~150€ cada!

Sim as rodas são todas diferentes. Quando dizia "as mesmas" rodas referia-me ao estilo de roda.  ;)


@Lonewolf

Não sei o diametro da roda dentada ao certo mas uma medição rápida diz-me 2mm.

Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #81 em: 23 de Janeiro de 2012, 02:49 »
@PDI

os motores que se vê é tipo isto mas mais pequenos



que é um encoder no veio do motor.

@tr3s

isto é uma grande maluqueira mas se resultar....



então é essas mais pequenas (plástico) tem o centro de 2~2,5mm é que não tenho nada para medir mais certo, e essa roda dentada entra dentro desta de plástico, a de plástico entra dentro das de borracha e esta feito lol

...como deve para ficar fixa nesse motor mete-se um pingo de cola s3.

Agora se queres algo que tenha um parafuso é que a coisa já não da, ver se encontro mais alguma coisa.

Para os suportes pode usas uma pequena chapa ou acrílico

Abraço.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 02:52 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #82 em: 23 de Janeiro de 2012, 03:34 »
podes sempre tentar a sorte com alguém com uma impressora 3D, talvez consigam fazer alguma coisa que dê para ai...

se for preciso eu tenho alguem que tem impressora 3D! é uma questão de pedir orçamento!

acho k os files aceites são os STEP ou IGES, mas dpx confirmo!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #83 em: 23 de Janeiro de 2012, 09:57 »
oh tr4s já está na altura de um videozinho com isso andar :D
Isso parece realmente muito levezinho e tendo o motor bom torque, como dizes, acho que o que vai acontecer é que vai derrapar imenso se ligares directo, e tudo o que seja odometria vai logo ao ar.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #84 em: 23 de Janeiro de 2012, 11:16 »
Hugu, o gyroscópio é um LY3200ALH. Na mauser não creio que haja em stock e a quatidade minima de compra é 100 unidades creio. Não tenho a certeza neste momento.

http://pt.farnell.com/stmicroelectronics/ly3200alh/ic-gyroscope-mems-10lga/dp/1838547

Na farnel é caro, cerca de 9euros cada um, mas se fizeres compra lá manda-me vir 3 unidades! :D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #85 em: 23 de Janeiro de 2012, 14:10 »
Aparece ai numa das fotos uma jante, portanto diria que isso são rodas de modelismo muito provavelmente de carritos telecomandados, os chineses gostam muito disso e do mundo associado ao tuning desses carritos, outra solução é um disco de aluminio com um rasgo para um o-ring, e não aconselho direct drive das rodas, convinha teres um par de carretos a fazer uma desmultiplicação, porque meteres o motor dc a rodar a 1 ou 2 rpm deve ser bem complicado.
Avr fanboy

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #86 em: 23 de Janeiro de 2012, 14:12 »
@Lonewolf, @tr3s, Obrigado pelo esclarecimento, é que tantos condutores estavam a fazer-me confusão.
Alfredo Garcia

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #87 em: 23 de Janeiro de 2012, 14:22 »
Senso, compreendo o que dizes em relação ao desmultiplicador e concordo. Essa hipotese está em cima da mesa ainda! :)

Agora que falaste nesses "carritos" puseste-me a pensar e vou já ver esse "dossier", OBrigado! ;D


Update:
Senso, és o maior!

Fiz esta pesquisa e olha para as rodas! Lindo! E até ja tem o sistema de desmultiplicação! Hoje vou aos chineses...
http://www.google.pt/search?q=micro+rc+cars&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=S24dT7PbL87oOdOmiaEL&biw=1440&bih=839&sei=Tm4dT_SzEITtObGTlY0P
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 14:29 por tr3s »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #88 em: 23 de Janeiro de 2012, 23:38 »
Fiz um video muito rapidamente para vos mostrar os sensores a funcionar:

As primeiras 4 barras são os 4 sensores de IR, frontais e laterais. As barras vermelha, verde e azul são os eixos do acelerómetro (ignorem porque nao está ligado, floating values). A barra amarela é o LDR e a ultima barra é o QRD!
Os leds vermelhos ligam sempre que o motor do seu lado é activado, como os motores ainda não estão ligados serve para debug!



Hope you like it!
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Tr3s µMouse - Micromouse
« Responder #89 em: 23 de Janeiro de 2012, 23:43 »
Boas hehe esta a andar o projecto isso é que interessa, esta muito fixe e reparei que já tens uma rodas para testar

Abraço
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte