collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: é preciso ter cuidado com ESD?  (Lida 6411 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
é preciso ter cuidado com ESD?
« em: 13 de Dezembro de 2018, 23:44 »
Senhores e Senhoras,

Venham daí essa criticas. Estava eu vendo este vídeo: https://youtu.be/94Gr83jhTxk?t=235 e reparo que estes senhores não usam bata ESD nem pulseira. Isto das ESD são frescura nossa ou eles são frescos demais!?  :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2018, 01:15 »
É menos critico em componentes montados em placas, tens muito passivo para absorver a pancada, e se a board morrer, RMA e o fabricante manda outra lol
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #2 em: 14 de Dezembro de 2018, 09:29 »
Essas placas ja tem projecções em varios pontos para ESD. Nos inputs: audio, USB, etc
Todos os dias que usamos computadores e dispositivos electronicos nao andamos de bata nem calcanheiras nem pulseiras!

Por outro lado num caso real, descarregas a energia para a terra. Se pegas em algo que não tem referencia à terra (nao estiver ligado) não vais descarregar.
(carece de confirmação e pode haver excepcoes)

Acho que os "vestuarios" ESD sao importantes durante a montagem, porque as protecçoes electronicas podem ainda nao estar montadas no circuito
ou no laboratorio, quando estas a testar circuitos que nao tem proteccção.

Mesmo assim, ha circuitos comercializados, que nao tem proteccção porque não podem ter... coisas de intrumentação, sensores..

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2018, 12:08 »
Eu tendo a tomar algumas precauções mas não muito exacerbadas. Quando por exemplo mexo em placas de computador, coloco a placa com a embalagem em cima da caixa (frame) do computador e tendo manter uma das mãos encostadas ao frame enquanto retiro a placa e a coloco no local onde vai ficar.

Gato escaldado ...

SC

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #4 em: 15 de Dezembro de 2018, 21:26 »
A única coisa que faço é nunca desligar o cabo de power do computador quando estou a mexer lá dentro.
Também não tenho nenhum computador numa sala com tapetes ou carpetes, mas se tivesse julgo que seria necessário tomar precauções adicionais.

Lembro-me que há uns 5 ou 6 anos houve sequência de varias semanas de dias frios e com muito pouca humidade, sempre que entrava no carro levava invariavelmente um esticão na porta, acho que hoje em dia já não é muito normal os carros terem aquele fio de terra (já não me lembro como se chamava aquilo... qq coisa de contacto ou assim). A minha mãe acreditava fervorosamente que tinha dores de cabeça se o fio não estivesse lá...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2018, 03:12 »
A única coisa que faço é nunca desligar o cabo de power do computador quando estou a mexer lá dentro.
Também não tenho nenhum computador numa sala com tapetes ou carpetes, mas se tivesse julgo que seria necessário tomar precauções adicionais.

Lembro-me que há uns 5 ou 6 anos houve sequência de varias semanas de dias frios e com muito pouca humidade, sempre que entrava no carro levava invariavelmente um esticão na porta, acho que hoje em dia já não é muito normal os carros terem aquele fio de terra (já não me lembro como se chamava aquilo... qq coisa de contacto ou assim). A minha mãe acreditava fervorosamente que tinha dores de cabeça se o fio não estivesse lá...

Essa do fio no carro é de mestre. Quando era miúdo enjoava no banco de trás. Então os meus país colocaram esse fio no carro. Aquilo basicamente é um pedaço de borracha. O suposto objectivo daquilo era colocar ao mesmo potencial o carro e o chão (digo eu). Assim acabavam os choques na carroçaria. Daí até resolver os problemas do enjoou não sei. Talvez foi uma daquelas mentirar que os meus velhos contam aos mais novos  ;D haaa, o mundo sem o google era tão bonito! hehe

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #6 em: 17 de Dezembro de 2018, 09:15 »
Essa do fio no carro é de mestre. Quando era miúdo enjoava no banco de trás. Então os meus país colocaram esse fio no carro. Aquilo basicamente é um pedaço de borracha. O suposto objectivo daquilo era colocar ao mesmo potencial o carro e o chão (digo eu). Assim acabavam os choques na carroçaria. Daí até resolver os problemas do enjoou não sei. Talvez foi uma daquelas mentirar que os meus velhos contam aos mais novos  ;D haaa, o mundo sem o google era tão bonito! hehe

A borracha devia ser para proteger, julgo que deveria ter alguns fios metálicos lá pelo meio.
Faz sentido que exista uma maneira de descarregar a carga eletrostática que deve ser gerada pelos pneus no pavimento, talvez hoje em dia a formulação dos pneus seja tão diferente da que era há 40 anos que essa carga agora seja menor. Duvido que um carocha 1500 tivesse problemas com ESD... :-)
Na net encontra-se muita coisa, mas nunca dei com nada a falar sobre isso, vou procurar... :-)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #7 em: 17 de Dezembro de 2018, 11:23 »
O fantástico efeito placebo associado a vendedores de banha da cobra, é só faturar e fan-boys!

Os choques que se apanham nos carros não é porque o automóvel tem carga, mas sim porque está ligado à terra, e quem sai do carro com sapatos isolantes e roupa de material diferente dos estofos fica carregado no movimento de fricção  ao sair. Se for ao chegar ao carro, é porque se ganhou carga pelo caminho.

Um bom sapatinho de sola (em vez de borracha) resolve.

Não me parece que os pneus sejam tão isolantes quanto isso, a cor preta é dada por "carbon black", que é condutor. Se fossem isolantes a carga acumulada em andamento teria de ser muito maior, porque da jante ao chão deve ser no mínimo uns 10cm, que já precisam de uns valentes kv para fazer arco.


Melhor que as tirinhas é o ppl que acredita que quando se diz que o melhor local numa trovoada é num carro é porque tem os pneus a isolar. A faísca percorre centenas de metros das nuvens ao solo, mas um bocadinho de borracha ia fazer toda a diferença  ;D ;D

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #8 em: 17 de Dezembro de 2018, 14:51 »
O efeito placebo é das coisas mais interessantes e menos explicadas em toda a fisiologia humana.
A maior parte das pessoas refere o assunto de forma negativa como fizeste na tua msg, mas eu acho o assunto fascinante... Se o assunto fosse realmente compreendido seria o fim de uma parte significativa do lucro da industria farmacêutica.

(candidato ap primeiro lugar do concurso de off-topic) :-)

Acho que quem diz que um pneu pode isolar de um raio não faz realmente a mínima ideia da quantidade de energia de que se está a falar...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: é preciso ter cuidado com ESD?
« Responder #9 em: 17 de Dezembro de 2018, 18:50 »
Eu farto-me de apanhar choques quando saio do carro, tanto é que já fecho as portas com os pés ou cotovelo, ou então a empurrar a porta pelo vidro :P (quem me vir, deve achar que sou daqueles maluquinhos que evita tocar as coisas com as maos) , mas despois esqueço-me e quando vou fechar os portões pimba... já pensei em comprar aqueles descarregadores de estatica estilo porta-chaves..

Por falar nos fios pendurados nos carros, não me lembra, mas vem-me à cabeça ver nos camioes costumarem ter umas correntes ao pendurão e a roçarem o chão... seria para esse proposito?

Melhor que as tirinhas é o ppl que acredita que quando se diz que o melhor local numa trovoada é num carro é porque tem os pneus a isolar. A faísca percorre centenas de metros das nuvens ao solo, mas um bocadinho de borracha ia fazer toda a diferença  ;D ;D
Se calhar é verdade, mas a razao nao será bem essa.. acho que a ideia é o carro ser uma carapaça com isolamento interior e que permite fazer um escoamento do raio pelo exterior até ao chão...como uma gaiola faraday.
A ideia por detras do isolamento dos pneus do chao é colocar o carro fora do potencial do chao e não potênciar o carro como o ponto de escoamento do raio.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2018, 19:00 por Hugu »