collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"  (Lida 10059 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"
« Responder #15 em: 23 de Junho de 2010, 09:21 »
Eu sou ainda aluno 12º , vou para lá, mas mal posso esperar para entrar em engenharia electrónica... desde miúdo que tenho uma paixão por tecnologia ... as vezes fico confuso porque os meus colegas ainda não sabem o que vão seguir no futuro !
No entanto ando um pouco perdido em relação aquilo que era no passado em relação a escola, de um aluno responsavel a iresponsavel. (neste momento estou com média de 13.5 )
Espero que na universidade eu me esforce mais, alias eu vou.me esforçar, eu adoro aquilo, electrónica, robótica ! ... e quando se gosta de uma coisa a meu ver nunca a queremos deixar fugir mas sim vive-la :P

Boas Zav
Fazes-me lembrar exactamente eu quando estava no 12º. Pensava exactamente como tu, e tb adoro electrónica, robótica, o problema é que quando cheguei à universidade nem tudo era transístores, o 1º ano é o pior de todos, porque estás a contar com electrónica e robótica e praticamente não vais ter nada disso. No 1º ano vais ter algumas disciplinas porreiras mas 70% ou 80% é matemáticas e físicas o que foi uma desilusão para mim, pois pensava que ia para lá aprender logo a programar, mexer em braços roboticos, isso tudo que secalhar também tu estás a pensar.

O meu percurso também foi bastante semelhante, mas ao contrário do FETDestroyer, gostei bastante da parte matemática. Encara a parte teórica como a preparação física antes de um jogo. Jogas bastante melhor se fizeres um aquecimento adequado antes, não ? E sobretudo não desesperes. Eu entrei com uma média baixinha, e consegui adaptar-me sem grandes stresses.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"
« Responder #16 em: 23 de Junho de 2010, 09:33 »
Eu não conhecia a história da Casal, embora conhecesse obviamente as motas. Mas eu penso que não devemos de entrar em proteccionismos nem nostalgias do passado.

Os países asiáticos podem fazer concorrência "desleal" com baixos salários (como Portugal nos anos 60 fez ao resto da Europa), mas graças a isso tenho um portátil de 400 € com o qual participo no fórum. Se os computadores custassem o triplo (pagando os salários portugueses aos trabalhadores) quantos de nós teriam um ? Quantos miúdos não andam por aí a brincar aos hackers e à robótica, graças à disponibilidade de materiais baratos made in china ?

Eu não tenho vergonha de ser português, mas temos que perceber que o comércio beneficia mutuamente o vendedor e o comprador. Estou no início de um projecto pessoal na área de ambientes inteligentes, e decidi comprar todo o material e fazer apenas o software. Tenho uma licenciatura em electrónica e alguma experiência, sou perfeitamente capaz de fazer o hardware necessário. Mas fazendo as contas ao dinheiro e tempo que vou gastar, fica-me muito mais barato comprar já feito.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"
« Responder #17 em: 23 de Junho de 2010, 15:13 »
senso, obrigado pela lição de história ;D Não tinha conhecimento dessa parte da engenharia cá em Portugal! Mas de facto o "orgulhosamente sós" não trouxe só coisas boas...
Pelo que sei Salazar tinha a agricultura como prioridade e, enquanto outros países europeus apostavam em tecnologias (Alemanha, etc), nós por cá continuámos com as barras de ouro guardadas nos cofres (fazendo de nós um país rico?! nah) e a acreditar apenas na agricultura. É claro que depois de Salazar quando começámos a dar valor á tecnologia o "gap" era enorme em relação aos outros países.

De qualquer das formas continua a fazer-me confusão porque é que nao fabricamos muita da tecnologia que importamos.
Temos montes de montanhas que, com as eólicas, nos dão energia. Porque é que a tecnologia/materiais/empresas tiveram que vir de fora? A exposição solar, o contacto com o oceano ao longo de uma costa inteira e o contacto com os arquipélagos, a imensidão de praias que temos, a própria agricultura a necessitar de ser modernizada... Há tanta coisa em que podiamos pegar e que nos poderiam por à frente dos outros... Mas parece que ficamos sempre há espera que os outros inventem e nos vendam a tecnologia.

Tenho um professor que diz irónicamente "se ao fim de 5 anos um engenheiro, em Portugal, não estiver a desempenhar cargos de gestão, considera-se mal sucedido". Gestão! Porque engenharia propriamente dita, é muito rara em Portugal. Há poucos a desenvolver realmente produtos! Como é que podemos ser competitivos se estamos à mercê dos outros?
« Última modificação: 23 de Junho de 2010, 15:16 por msr »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"
« Responder #18 em: 23 de Junho de 2010, 17:53 »
Porque começa pelo facto de não termos cá industria onde outra industria se possa assentar, por exemplo e como todos sabemos, para montar uma aerogerador é preciso só para começar um fundição de metal, e já tem que ser uma com um tamanho razoável para fundir o "pé" do aerogerador que tem entre 40 e 80m e que regra geral ou é peça unica ou é feito em duas peças e tem 10cm ou mais de espessura, não há cá fundição que faça tal peça, logo teria de se importar o pé.
Depois as pás são feitas em fibra de vidro, fibra de carbono, kevlar e mais uns quantos materiais compósitos, apesar de sermos um pais com uma grande linha costeira, como acabaram praticamente com a produção de barcos que é onde tais compósitos podem e são muito aplicados para aumentar a resistência e diminuir o peso não existe o know-how nem mais uma vez maquinaria para criar tais peças, não estou a ver nenhuma empresa que tenha uma auto-clave que dê para enfiar uma pá de 40 e tal metros de comprimento lá dentro para curar a resina.
Depois na nacel temos uma caixa automática que pega na rotação das pás e tem á saida uma rotação constante para fazer girar o gerador, mais uma vez, nem se fazem cá caixas de transmissão com tal tamanho, nem sequer se fazem cá os geradores.
Portanto, a unica coisa que Portugal poderia fazer seria comprar o puzzle e montar cá, que é o que se faz actualmente.

Como este exemplo existem muitos outros, ao não deixarem que haja sector primário e secundário em Portugal nunca o nosso pais poderá brilhar, nem terá nunca grandes inovações técnicas aplicadas á realidade, sim podemos ter grandes génios que possam inventar muitas coisas fantásticas, mas essas coisas nunca cá seram produzidas, o propriedade intelectual será patenteada e/ou vendida a terceiros que iram aplicar a ideia e esses sim iram lucrar com a mesma.

Também á o facto de que tecnologia é estupidamente cara, falando no caso da agricultura pois os meus pais estão no ramo..
Por exemplo um robot que faz a ordenha automáticamente parece ser muito muito giro e tirava praticamente todo o trabalho de cima de uma pessoa, tal robot, da Lely custa nada mais nada menos que 250 mil € :o, isso mesmo 250 mil € e só pode ordenhar no máximo 50 animais, e isto já é a trabalhar dia e noite sem parar, tendo em conta que o litro de leite é pago ao produtor a 30 e poucos centimos, ou nem isso em muitos casos e que um animal gasta cerca de 6 a 8€ por dia em alimentação, façam as contas para quanto tempo demora a amortizar tal compra.
Um tractor por exemplo já não se compra por menos de 50 mil €, qualquer alfaia por muito simples que seja são sempre 3 ou 4 mil €, é tudo estupidamente caro, não é possível alguém em Portugal meter-se nesse tipo de gastos, claro está a não ser que se enterre até ao pescoço em empréstimos, porque ninguém que recolhe leite oferece garantias de nada.
Isto é um pais de loucos...
Avr fanboy

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"
« Responder #19 em: 24 de Junho de 2010, 15:19 »

Boas Zav
Fazes-me lembrar exactamente eu quando estava no 12º. Pensava exactamente como tu, e tb adoro electrónica, robótica, o problema é que quando cheguei à universidade nem tudo era transístores, o 1º ano é o pior de todos, porque estás a contar com electrónica e robótica e praticamente não vais ter nada disso. No 1º ano vais ter algumas disciplinas porreiras mas 70% ou 80% é matemáticas e físicas o que foi uma desilusão para mim, pois pensava que ia para lá aprender logo a programar, mexer em braços roboticos, isso tudo que secalhar também tu estás a pensar. Pá, digo-te isto não para assustar mas sim porque é o que vais encontrar e se aguentares bem o 1º ano e é mesmo isto que gostas os outros a seguir são melhores pois a partir dai já se começa a dar coisas mais interessantes. Estou a falar na universidade onde andei pois não sei se todas são assim.
Em relação ao que foi dito concordo plenamente com o senso em não ligar a tretas do eurostat, não se sabe os métodos usados nos inquéritos logo pode ser bastante impreciso.

Sim tens razão, eu espero entrar na Universidade Tecnica de Lisboa, já tenho lá um colega meu, ele diz bem daquilo. No entanto nada é facil... o que é dificil dá luta ! !
Compreendo que que no 1.o ano as coisas são mais teoricas, alguma pratica mas não muita( Na tecnica de Lisboa), alias se não se adequerir as bases também não se consegue chegar a grandes conclusões.

A sacrificios que têm que ser feitos para chegar onde queremos, e não deixar o orgulho por Portugal para tráz, afinal de contas Portugal somos nóz... e basta um para os outros mudarem, apenas têm que ser diferente, a palavra mais certa é Inovação.
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"
« Responder #20 em: 24 de Junho de 2010, 16:02 »
Isto é um pais de loucos...

senso, moço, não se pode chuva no nabal e sol na eira. Portugal é um país de 10 milhões de habitantes, com poucos recursos naturais. Não temos hipótese nenhuma de sermos auto-suficientes, e acho que nunca o fomos  (talvez durante a primeira dinastia, até +/- 1400). Assim a nossa a única hipótese é sermos os melhores em algumas áreas, importando o resto. Não há volta a dar, não somos a Alemanha nem o Estados Unidos ou a China. Se outros países mais pequenos e mais probres em recursos conseguem ter um bom nível de vida, não há motivo para nós não conseguimos.  Só que é necessário fazer escolhas e não pudemos ir a todas. O Luxemburgo, por exemplo, escolheu a via dos paraísos fiscais. Duvido que exista algum luxemburguês a queixar-se que não têm uma indústria de eólicas ou agricultura decente. Já agora, existe sequer um LuxemburgRobotic ?

Isto significa que a médio e longo prazo, o que os outros fazem melhor nós devemos deixar de fazer. Caso contrário, se é para proteger e incentivar a produção nacional então temos que aceitar pagar mais pelos productos. Por exemplo, para proteger a produção de leite nacional temos que necessariamente aceitar pagar mais pelo litro se lá fora fazem mais barato. Dito de outra forma, se queremos que os agricultores portugueses tenham um nível de vida mais confortável temos que aceitar pagar mais pelos productos deles.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Diário Digital: "Portugueses são dos menos interessados na tecnologia"
« Responder #21 em: 18 de Junho de 2011, 20:27 »
O meu percurso também foi bastante semelhante, mas ao contrário do FETDestroyer, gostei bastante da parte matemática. Encara a parte teórica como a preparação física antes de um jogo. Jogas bastante melhor se fizeres um aquecimento adequado antes, não ? E sobretudo não desesperes. Eu entrei com uma média baixinha, e consegui adaptar-me sem grandes stresses.

É com muito agrado que leio estas palavras :D... eu adoro matemática, é pena que seja tão preguiçoso, mas  tudo depende de mim, mais uma vez... Com dedicação, gosto pelo que se faz, as coisas surgem.

passo a citar: "O Futuro pertence a aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" Roosolvelt.

Abraço ;D




"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt