collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?  (Lida 2282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?
« em: 21 de Dezembro de 2021, 18:48 »
Já alguém chegou a desenhar um circuito para apenas um daqueles COB leds que existem nas lâmpadas de leds, com alimentação directa dos 230VAC?
Algumas usam aqueles leds quadrados 5050 ou então são uns rectângulares e mais pequenos de ~1x3mm (devem ser de um led apenas), não sei exactamente as especificações deles, e depois têm um circuito não muito complicado (pelo menos nas lâmpadas tubulares), mas num controlo em série ou matricial deles e com uns componentes que não parecem ser lá muito fáceis de encontrar na loja de eletrónica da esquina...

Googlando um led 5050, funciona com 3.4Volts e consome 60mA, onde o consumo são "0.21 W (3 diode 0.7mW)" (isto quer dizer que um leds destes, usa 3 leds dentro da bolacha?)

Haverá algum led driver AC/DC, que se arranje com alguma facilidade ou mesmo em sample, mas que também não fosse num package impossível de soldar para controlo de apenas um LED 5050, onde o circuito pudesse caber numa pcb redonda de 21mm diâmetro.




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?
« Responder #1 em: 21 de Dezembro de 2021, 22:40 »
Sempre podes aproveitar o circuito de uma lâmpada fluo-compacta para alimentar os LEDs, tendo atenção á potência, deve ser igual á dos LEDs.
Fiz isso para um candeeiro, cortei uma fita de LEDs de uma lampada tubular, e soldei-as em zig-zag, a potência é igual ao circuito extraído de uma fluo-compacta.
Colei em calhas de alumínio para evitar o aquecimento:


Googlando um led 5050, funciona com 3.4Volts e consome 60mA, onde o consumo são "0.21 W (3 diode 0.7mW)" (isto quer dizer que um leds destes, usa 3 leds dentro da bolacha?)
Basicamente, sim, trata-se de um LED RGB

Se a potência for baixa, um condensador em série aos 230VAC (retificado e filtrado) costuma funcionar.
Em todos os casos, a FASE está presente!

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2022, 02:49 »
Ok, não tinha percebido que era um Led RGB.

Sim era isso que estava a tentar fazer, tenho uma lâmpada de leds tubular aberta, e queria replicar o circuito, porque parece simples e os componentes fácil em arranjar, o circuito está numa pcb em alumínio, parece ser um circuito simples, mas o soldermask tapa as pistas e estou a ter algumas dificuldades em replicar o circuito. O circuito deve estar em cascata, porque está a usar dois drivers SM2082c (no package TO252 que até me interessa, ou então no package SOT89 porque sempre é mais pequeno), e googlando esquemas com aquele driver deve ser algo deste género:



O que tenho é isto (é de uma lâmpada de 120cm de 16W e com 160Leds, a barra de leds já é à parte e em FR4 em face simples, estranha-me que nem tivesse colada à armadura de alumínio. e que escorrega fora dela com um simples inclinar da lâmpada (se calhar foi por isso que a lâmpada perdeu luminosidade, os leds "queimaram" com a falha de dissipação do calor). Só tem os leds, sem nenhuma resistência, e se não me falha a inspeção das pistas dela, parece estar em duas séries de 80 leds (e por isso o circuito estar com dois drivers):


Os R1 e R2 devem ser os Rext dos drivers, o R3 (zero ohms) e R4 (470K), devem ser naquelas posições, tenho visto R4's de 1M e parece que funciona para descarregar o condensador depois de desligado o circuito, o R3, não faço ideia a função dele ou se está incluído na configuração do segundo driver. Segundo o datasheet do SM2082c ele regula entre o 5 e os 60mA, e os leds parecem ser no package 3014, mas não faço ideia como calcular o Rext para ajustar a corrente constante de saída...
« Última modificação: 12 de Março de 2022, 16:07 por brunus »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2022, 11:11 »
não faço ideia como calcular o Rext para ajustar a corrente constante de saída...

RTFM ;)

Vê inicio da página 4 da datasheet, e cuidado com o facepalm para não fazeres uma concussão ;D ;D ;D ;D

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?
« Responder #4 em: 11 de Março de 2022, 16:48 »
Achei que o datasheet só tinha 2 páginas...o site só mostra 2 páginas e pensei que era o datasheet todo. Há sites que mostram as paginas todas, assumi que aquele também estava a mostrar tudo. ;D

Então esta lâmpada está com a configuração "parallel application" (na pag6)? O segundo smd2028 é apenas para compensar a restante corrente do conjunto dos 2 ramais? Achava que cada ramal de leds estava a ser controlado por cada smd2028.

Tentando fazer engenharia inversa para perceber as specs dos leds, posso afirmar que a Iled=27.3mA e o Vled=3.7Volts (para lâmpada de 16W, 160led => 0.1W/led => Vled=0.1/0.0273 ou 230V/80led=2.9Volts)?

E para que serve a resistência de zero ohms?
« Última modificação: 12 de Março de 2022, 15:38 por brunus »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?
« Responder #5 em: 11 de Março de 2022, 19:54 »
Certamente não é de 0 ohm. Está em paralelo com o condensador de entrada de 400V para descarregar o mesmo para quem lá for mexer depois de desligado, senão pode aguentar carga uns tempos e dar uma castanhada.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito/esquema para Cob LED 5050 e input 230VAC?
« Responder #6 em: 11 de Março de 2022, 20:13 »
Sempre podes aproveitar o circuito de uma lâmpada fluo-compacta para alimentar os LEDs, tendo atenção á potência, deve ser igual á dos LEDs.

Queria aproveitar este circuito controlador de leds e depois replicar, para controlar pares de leds em bolachas. Em cada bolacha com3 ramais, cada um com 3 controladoras independentes, bolachas individuais que seriam ligadas por meio de cabos. Este circuito, maximizado ao maior número de bolachas, pois precisaria de muitas bolachas destas à volta das 100/200. As bolachas seriam amovíveis e reposicionadas, por isso as ligações por cabos, montadas em calhas de alumínio, com parafusos e com almofadas de silicone, para favorecer a dissipação do calor.

Do género:

Bolachas redondas ou quadradas, conforme sair mais barato o fabrico e conseguir condensar os leds, a ideia era ter os leds o mais próximos possíveis, para criar um foco, e consegui usar campânulas focais (talvez dois tipos de campânulas, uma para os dois leds centrais e depois mais tarde uma outra maior que englobasse os 6 leds). Os 2 leds centrais teriam um funcionamento inicial num primeiro período e depois os outros 4 em conjunto com os 2 centrais, num período posterior (em modo 2+2' ou 2+2'').



Certamente não é de 0 ohm. Está em paralelo com o condensador de entrada de 400V para descarregar o mesmo para quem lá for mexer depois de desligado, senão pode aguentar carga uns tempos e dar uma castanhada.
A placa tem 4 resistências, R1 e R2 tem escrito "22R0" nelas, deverão ser as Rext de cada um dos dois smd2082, depois a R3 tem escrito "474" que deverá ser a resistência de descarga do condensador (470K) e depois tem outra R4 ao lado da R3 e tem um zero escrito nela...

(agora o R0 do esquema/imagem que apanhei na net e anexei, poderá ser apenas uma notação para enumerar as resistências do circuito e começaram no zero e com isso não ser uma resistência de zero ohms..., mas a controladora da minha lâmpada tem 4 resistências enumeradas de R1 a R4 e a R4 tem escrito um zero nela, e não dá para ver onde estará montada, pois não se consegue perceber as pistas e ligações do circuito devido ao soldermask branco que cobre tudo a placa toda).
« Última modificação: 12 de Março de 2022, 15:29 por brunus »