collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Motor de aspirador  (Lida 3535 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Motor de aspirador
« em: 07 de Julho de 2022, 17:38 »
"Recuperei" de um aspirador em muito mau estado este motor, mas a placa que o controlava desapareceu, ou melhor estava meia esmagada, mas era algo simples, um switch, potênciometro (para a velocidade digo eu) e depois 2 ou 3 componentes (2 condensadores pelo menos).

O motor é este:

"Jilong Motor" 220-240V





Um dos condensadores era amarelo, tipo isto:



Pergunto como serão feitas as ligações deste motor e se é preciso algo de especial para o testar, terei de ligar um condensador destes amarelos e mais algum em paralelo?


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Motor de aspirador
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2022, 18:58 »
Se o circuito era simples como descreves, e como é costume nos aspiradores, deve ser um motor universal.
É só ligar aos 230V e já está. O circuito para regular a velocidade dos motores universais é um simples dimmer: atraso de fase (condensador com resistência e potenciómetro), mais um diac e um tyristor triac. Se ligares diretamente aos 230V vai andar à velocidade máxima, que depende também da resistência da ventoinha (sem ventoinha podem estourar com as rotações que conseguem atingir)
« Última modificação: 08 de Julho de 2022, 12:28 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Motor de aspirador
« Responder #2 em: 08 de Julho de 2022, 05:58 »
Do ponto de vista das ligações internas do motor, o habitual é  corrente entrar por uma das bobinas do estator, ir a uma das escovas, sair pela outra escova e ir à outra bobina do estator.

Normalmente a mecânica da coisa não permite trocar a fase das bobinas do estator (uma em relação à outra) mas, se a coisa ficar em inversão de fase vai dar raia (grande sobrecarga a raiar o curto-circuito).

Se a fase ficar 'invertida' entre as bobinas do estator (bem ligadas entre elas) e o rotor, o motor roda simplesmente no 'sentido contrário' (seja ele qual for).

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Motor de aspirador
« Responder #3 em: 08 de Julho de 2022, 08:17 »
e temos forma de perceber a ordem correta? os fios são da mesma cor e parecem-me que estão ligados da mesma maneira.

Vou testar ligar diretamente, para ver se roda ou não  :D

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Motor de aspirador
« Responder #4 em: 08 de Julho de 2022, 10:32 »
Funcionou, mas tive de desligar logo porque estava mal seguro e saiu do sitio.

Tenho de arranjar o circuito para controlar a velocidade..  :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Motor de aspirador
« Responder #5 em: 08 de Julho de 2022, 12:25 »
Há-de ser similar a este:

"L" é o motor, R1 C1 o snubber para garantir que o triac desliga na passagem por zero (um problema com cargas reativas), e o resto é  que tinha descrito.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Motor de aspirador
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2022, 15:46 »
Há-de ser similar a este:

"L" é o motor, R1 C1 o snubber para garantir que o triac desliga na passagem por zero (um problema com cargas reativas), e o resto é  que tinha descrito.
só faltavam os valores dos componentes :)

Também tenho um aspirador aberto, mas tenho a board com problemas (é também um circuito do género atrás, já que tem um diac e um triac, mas tem mais uma dúzia de componentes) e também acho que já me baralhei com as ligações tenho 3 fios pretos e um em azul no motor, dois no estactor e dois nas escovas, uma dela é com fio azul.

Vou tentar fotografar o motor e a board e tentar identificar cada componente em cada sitio da placa, e vou postar para ver se ajuda e se me ajudam igualmente :)

Outra curiosidade, como raio se desmonta aquela ventoinha de sucção?! Como prendo o roto, para poder desenroscar aquela porca de rosca inversa? (Se tivermos a ventoinha de sucção virada para nós, o motor roda no sentido dos ponteiros certo?)

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Motor de aspirador
« Responder #7 em: 26 de Julho de 2022, 15:50 »
Se ligares diretamente aos 230V vai andar à velocidade máxima, que depende também da resistência da ventoinha (sem ventoinha podem estourar com as rotações que conseguem atingir)
Por causa da falta de ar a refrigerar por o motor estar fora do casulo e não ter o ar de sucção a refrigerar os enrolamentos ou devido à velocidade excessiva sobre os rolamentos? Achava que testar o motor sem carga resistiva, fosse menos danoso para o motor...então ainda bem que não consegui tirar a ventoinha e testado o motor directamente nos 230VAC...  :o

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Motor de aspirador
« Responder #8 em: 26 de Julho de 2022, 16:34 »
Supostamente pela velocidade excessiva.
Os motores universais não tem velocidade limite como nos motores AC (sincronos ou assincronos), nos que a velocidade não consegue ultrapassar a velocidade de rotação do campo magnético.
Nos motores universais, (os usados em berbequins, maquinas de lavar, aspiradores), com escovas para o rotor e o estator bobinado, o rotor está sempre a ser atraído pelo estator para rodar. Se não tiver resistência (que pode ser uma pequena ventoinha para ajudar a arrefecer), pode acelerar até algo ceder rebentar.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Motor de aspirador
« Responder #9 em: 27 de Julho de 2022, 08:30 »
Bom, há 2 semanas resolvi comprar uma coisa destas nos chineses, já tinha 1 placa controladora de velocidade mas para 12V, para 220 não tinha nada e como o preço também não é muito elevado mandei vir 2, mas não testei nada ainda, recebi-as ontem. A diferença é no potenciómetro, uma está integrado com a placa a outra está à parte:



Parece-me que o circuito é muito simples mas está dentro do que o jm_araujo mencionou.

Mas depois tenho de ver que uso dar ao motor  :D

Sinceramente gostava de o usar como aspirador de bancada ou algo assim, fazendo uma caixa à medida e uns tubos.. (ideias..). Será possível converter\usar um motor destes para assoprar tipo compressor?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Motor de aspirador
« Responder #10 em: 27 de Julho de 2022, 11:10 »

Sinceramente gostava de o usar como aspirador de bancada ou algo assim, fazendo uma caixa à medida e uns tubos.. (ideias..). Será possível converter\usar um motor destes para assoprar tipo compressor?

É, mas é mais um trabalho mais de mecânica que de eletrónica: se de um lado aspira, de outro sopra, só tens é de apanhar o ar do lado que sopra e encaná-lo.
Há uns aspiradores de oficina/industriais que tem a opção de ligar o tubo na saida de ar precisamente para esse fim. (ok, não sei se é comum, mas o meu super barato e super foleiro comprado há uma carrada de anos faz isso).

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Motor de aspirador
« Responder #11 em: 27 de Julho de 2022, 11:18 »
:) Pois, acredito que deve haver soluções baratas. Eu tenho um aspirador 'rainbow' dos primeiros, e dá para assoprar mas é uma trabalheira montar aquilo tudo quando precisas apenas de assoprar uma placa ou qualquer coisa para tirar o pó. Comprar um compressor também não é solução, pelo barulho e pelo preço.

Lembrei-me então de usar um motor destes :)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Motor de aspirador
« Responder #12 em: 01 de Agosto de 2022, 17:13 »
Bom, estava a testar este circuito que comprei e não sei se é mesmo assim ou não, estava à espera de um arranque mais suave e gradual, mas não, o motor parece ter só 1 velocidade à mesma..



Testei no entanto com outro motor (uma pequena ventoinha de 220v de um micro-ondas) e dá para controlar sem problemas a velocidade, mas este motor de aspirador não é como esperava, mas se calhar é mesmo assim, barulhento e rápido..

Esta placa\circuito dos chineses o que faz é controlar a corrente e não a tensão, pelo que li.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Motor de aspirador
« Responder #13 em: 01 de Agosto de 2022, 20:15 »
Um controlador por TRIAC se não tiver um snubber apropriado  para que a corrente passe por zero ao mesmo tempo que a tensão, não chega a desligar,  fica sempre  a conduzir após o primeiro ciclo de condução.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Motor de aspirador
« Responder #14 em: 02 de Agosto de 2022, 22:18 »
Controlar um motor é diferente a uma lâmpada incandescence, sem um snubber como o jm_araujo referiu, fica complicado em uma carga indutiva.

Filtro á direita, a bobine Lf 200uH também faz parte

https://www.electroschematics.com/motor-speed-regulator-with-triac/

Um motor de microondas da ventoinha ou do prato, são de baixa potência (4W e 18W), além disso não têm escovas como o do aspirador para induzir ruído na forma de onda.