collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Programas de desenho de PCB/EDA's  (Lida 4064 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Programas de desenho de PCB/EDA's
« em: 02 de Março de 2012, 05:52 »
Boas noites, estou algo curioso em que programa para desenhar esquemas/pcb's vocês usam.
Até á data tenho usado Eagle versão freeware, mas o limite de tamanho na pcb já se mostrou uma pedra no sapato mais que uma vez, e o editor de esquemas é um bocado mauzinho e um pouco anos 90, apesar disso dou-me relativamente bem com ele e criar footprints é trabalho de 5 minutos.
Tenho andado a pensar em usar Altium Designer 10, uma das razões é ser super high-end, por outro lado só tenho a versão estudante(acho que todos vão perceber qual versão é, mas não entremos por ai...), tem a vantagem de dar para desenhar mais que duas layers, coisa que pode ser util num futuro relativamente próximo, pois pelo menos na SeeedStudio e no Laen já se tem pcb's de 4 camadas a um preço bastante acessível, outro extra é o 3d, não para a foto mas para ajudar no desenho de caixas, montagem de conectores, fichas, etc.
Se não for pedir muito, não recomendam uns tutorais para o Altium?
E já agora umas bibliotecas com componentes genéricos, tipo resistências, condensadores, op-amps, transístores e essas coisas mais comuns, isso ou tutoriais também para fazer footprints.

Deixem aqui a vossa opinião, sobre o que acham melhor ou pior.
Avr fanboy

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #1 em: 02 de Março de 2012, 10:50 »
Eu não conheço o Altium mas posso recomendar-te que experimentes o Kicad. É open-source, não tem limites de nada e existem algumas bibliotecas. No caso de não haver bibliotecas para componentes específicos também não é difícil criá-los e o mesmo acontece para as footprints. Tens também vários tutoriais no youtube para aprender a mexer no programa :) Permite também que no final cries os ficheiros gerber.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #2 em: 02 de Março de 2012, 20:06 »
O OrCad tb é mto fixe e a nivel de 3D's é um show!...eu nunca usei/mexi nele, mas sei de pelo menos uma pessoa que o usa. Posso pedir dicas/tutoriais e bibliotecas..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #3 em: 02 de Março de 2012, 20:12 »
KiCAD. Não é perfeito, mas é OpenSource e grosso modo faz tudo o que os outros fazem e com funcionalidade profissional... excepto simulação, mas quem sabe um dia.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #4 em: 02 de Março de 2012, 23:38 »
Eu uso Altium Designer 10 e não quero outra coisa!! ;)

Para além das centenas de componentes que o mesmo já possui por marca, lá na ESTG-IPL a malta até usa bastante o Altium e as bibliotecas que a malta criou foram passando de mão em mão! Aliás, sou presidente do núcleo de estudantes de mestrado, e no nosso (novo) site estamos a criar um repositório de bibliotecas Altium... em breve posso deixar link aqui!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #5 em: 02 de Março de 2012, 23:40 »
Depois tens de disponibilizar isso Beirão, aconselhas tutoriais, ou é ir para o Youtube uma tarde?

Do que tenho lido de Kicad parece ser um pouco diferente/estranho comparado com o Eagle, nunca usei por isso não digo bem nem mal dele, e a ideia é passar para algo melhor/mais rápido de trabalhar que o Eagle.
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #6 em: 02 de Março de 2012, 23:44 »
Depois tens de disponibilizar isso Beirão, aconselhas tutoriais, ou é ir para o Youtube uma tarde?

Do que tenho lido de Kicad parece ser um pouco diferente/estranho comparado com o Eagle, nunca usei por isso não digo bem nem mal dele, e a ideia é passar para algo melhor/mais rápido de trabalhar que o Eagle.

Sim, em breve disponibilizo isso!

Opá eu aprendi a mexer no Altium pois o gajo que tava à minha frente num dos laboratórios de projecto domina aquilo e foi meu personal teacher lol mas não tenho tutoriais a indicar...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #7 em: 03 de Março de 2012, 02:30 »
Eu uso o Eagle porque é simples e gratuito. Para o que vou fazendo serve perfeitamente. Mas sem dúvida que o Altium é o melhor pedaço de software EDA existente na Terra  ;D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #8 em: 04 de Março de 2012, 19:41 »
Dantes P-CAD, agora Altium.  Super completo.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Programas de desenho de PCB/EDA's
« Responder #9 em: 04 de Março de 2012, 19:47 »
boas,


as primeiras vezes que comecei a desenhar pcb's foi no altium, é um programa bastante completo, as depois optei pelo eagle por causa das bibliotecas que existem, mas não foi a uma escolha certa, mas mesmo assim um dia volto ao altium (isto quando precisar de esquemas mais complexos)