collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Compras no ebay  (Lida 49924 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Compras no ebay
« em: 16 de Maio de 2009, 02:34 »
Boas!

Não sei se aqui alguém tem o hábito de mandar vir umas coisas do ebay e de lojas fora da europa mas de certeza que mais tarde ou mais cedo há de aparecer aqui pessoal com dúvidas sobre as alfandegas e essas coisas. Aproveito então para me antecipar e deixar já alguns esclarecimentos, já que hoje tive a infelicidade de saber que um módulo GSM que mandei vir do ebay ficou retido na alfandega para verificação dos direitos aduaneiros :( resumindo.. lá vou eu ter k desembolsar mais uns euros para poder receber aquilo.
Resolvi então procurar informações sobre as regulamentações das importações e fiquei a saber umas coisas ( vou deixar tambem o link onde podem consultar estas informações )

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA?

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 918/83, do Conselho, de 28 de Março. Deverá consultar os artigos 27.º e 28.º e 29.º a 31.º.

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).


Resumindo, realmente existe aquele valor maximo de 150€ quando se trata de uma empresa para um particular..  ou apenas 45€ quando se trata de particular para particular. Nestes casos fica-se isento dos impostos aduaneiros, mas o IVA há de ser cobrado. Para encomendas do mesmo género de valor até 22 euros fica-se também isento de IVA, ou seja, não se paga nada de nada. Contudo, de acordo com o 3º parágrafo, tudo o que é comprado pela internet, seja qual for o valor, leva com o IVA em cima.

Ou seja, tudo o que mandarem vir vai levar com o IVA em cima se tiverem o azar de ser uma das encomendas escolhidas aleatoriamente para fiscalização :( De qualquer maneira, é bom saberem estas informações, porque muitas vezes as alfandegas cobram taxas aduaneiras mesmo nas situações referidas e nesse caso estão a ser enganados.

Aqui está o link: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/encomendas_contrafaccao/index2.htm

Agora no que diz respeito a informações não oficiais que li em variados fóruns:
- Quando os produtos param na alfandega terão que pagar os valores aduaneiros, quando aplicados, e o IVA. Geralmente o total ronda 30% do valor do produto.
- Não adianta tentarem aldrabar os comprovativos de pagamentos para valores mais baixos, muitas vezes eles vão ao ebay e outros sites para obter uma estimativa do valor verdadeiro. ( por exemplo coisas vindas de hong kong é quase certo que vão ao ebay )
- Para quem morar em Lisboa o melhor é irem levantar as encomendas à alfandega, para nao terem que ficar a espera que eles se lembrem de desalfandegar as encomendas..
- O facto de a encomenda vir como Gift já não tem relevância para a alfandega, já há muitos anos que fazem isso e os gajos das alfandegas também não são burros. As encomendas marcadas como Gift são processadas da mesma forma que todas as outras

E acho que é tudo.. se me lembrar de mais alguma coisa depois edito o post..

Agora só resta saber quando é que me vao xular para desalfandegar o meu modulo GSM :(
« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 02:38 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Compras no ebay
« Responder #1 em: 16 de Maio de 2009, 02:45 »
eish...grande azar que tiveste :(

costumo fazer muitas compras pelo ebay...normalmente vindas de hong-kong :P tenho tido sorte (nunca parou nenhuma na alfandega)

mas tento sempre mandar vir de dentro da UE :)

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Compras no ebay
« Responder #2 em: 16 de Maio de 2009, 02:50 »
Eu até hoje mandei vir 4 coisas do ebay, todas de hong kong... duas pararam e duas passaram.. :(
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Compras no ebay
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2009, 09:45 »
Só para acrescentar, que pela minha experiência, quando comprarem de Hong Kongs ou fora de UE, peçam sempre para enviar pelo mais barato: "airmail standard", "International Air Parcel" (ou qual coisa parecida) e nunca DHL ou Fedex...

Por duas razões:
- o tempo do artigo chegar a Portugal (à alfandega), pelo correio expresso ou pelo standard, geralmente pode variar em apenas 2/3 dias (quando por vezes demora o mesmo tempo). Depois se tiverem o "azar" de ficar na alfandega, aí não há cá encomendas expressas ou "normais" é tudo tratado da mesma forma, e se não forem à alfandega levantar a encomenda leva uns "loooooooonnnnngggggggoooooosssss" dias.

- a razão de não sugerir DHL e Fedex, é porque estas é que tratam do processo de desalfandegamento por nós mas cobram-se MUITO BEM por esse servicinho. Ou seja, além de termos pago o serviço mais rápido, depois ainda temos de pagar mais por este serviço.


Atenção que o preço a pagar na alfandega é o preço total (final) que se pagou pela encomenda, ou seja, é o preço do produto + os portes.

Só mais uma coisa: li não sei onde, mas foi-me confirmado na alfandega: que os artigos com fins para investigação estão isentos de impostos aduaneiros.


(o que escrevo aqui é apenas por experiência)

www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Compras no ebay
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2009, 11:38 »
Só mais uma coisa: li não sei onde, mas foi-me confirmado na alfandega: que os artigos com fins para investigação estão isentos de impostos aduaneiros.

Só para que ninguém confunda isto não quer dizer isento de IVA.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Compras no ebay
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2009, 12:22 »
Obrigado por partilharem, tópico inamovível pelos seus conteúdos relevantes!

Offline Reonarudo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 114
  • Nano Soldering Master
Re:Compras no ebay
« Responder #6 em: 19 de Maio de 2009, 11:47 »
Se vier da Europa não a problemas com a alfandega?
Leonardo Marques

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Compras no ebay
« Responder #7 em: 19 de Maio de 2009, 11:51 »
Dentro da comunidade europeia nunca são aplicadas taxas algumas. ;)

Atenção que nem todas as compras de ebay.co.uk vem da Inglaterra, há que ver sempre de onde vem a compra.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Compras no ebay
« Responder #8 em: 19 de Maio de 2009, 12:26 »
Mas atenção, mesmo dentro de Inglaterra pelo que li em alguns fóruns existem uma espécie de "colónias" que não se incluem na UE e de onde se pagam taxas. Penso que Jersey era uma delas.

Citar
Atenção que nem todas as compras de ebay.co.uk vem da Inglaterra, há que ver sempre de onde vem a compra.

Muita atenção mesmo a estes casos que o TigPT referiu, há mta gente a encomendar coisas caras de UK a pensar que nao vao pagar mais nada e depois acabam por ter k esvaziar os bolsos.. ou ficar sem a encomenda
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline AngellS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 86
Re:Compras no ebay
« Responder #9 em: 19 de Maio de 2009, 13:31 »
Bom tópico :)

Em relação ao UK é preciso ter cuidado com a localização de algumas lojas sim, não na própria ilha (na maior lol) mas sim em algumas ilhas circundantes ao reino unido que estão sobre a soberania inglesa mas ficam fora dos limites da UE. Eu tinha um documento algures ( e vou procurá-lo) que falava disso mesmo. Por isso é que é necessário ter especial atenção em que loja se compra o quê, e a localização da mesma. Um conselho que dou é que tenha cuidado com os preços afixados, muitas lojas britânicas não incluem o VAT (ou o iva se quiserem) e muitas delas não fazem entregas fora do UK.

Das experiências que tive, tudo correu pelo melhor, inclusive arrisco mandar vir coisas de uma loja que está situada fora dos limites da UE, até agora nada parou na alfandega, mas tenho conhecimento de outras pessoas que lá encomendaram e as coisas pararam na alfandega. Mas o parar ou não é um random lol

Aqui fica umas citações de um fórum onde participo acerca das lojas no reino unido:

Citar
Reino Unido "mainland" não pára, nem pode. Faz parte da UE. Ilha de Man ou ilhas normandas fazem parte do território aduaneiro, portanto também não devia parar, mas como são portos francos não costumam cobrar imposto (VAT/IVA) e aí já pode parar para pagares o IVA.

Citar
Quanto ao controlo aduaneiro é preciso ter cuidado com a origem (o que nem sempre é fácil perceber)
"Quais os territórios pertencentes à U. E., que no entanto em termos fiscais (IVA) são considerados Extra-Comunitários estando sujeitos a Controlo Aduaneiro?

Alemanha (Buesingen), Espanha (Canárias, Territórios de Ceuta e Melilla, Andorra), França (Martinique, Guiana Francesa, Ilha da Reunião e Guadalupe), Grécia (Month Athos), Itália (San Marino e Vaticano), Reino Unido (Guernsey, Jersey, Ilha de Mann e Gibraltar)."
http://www2.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/ctt/faqs/faq162.html#442

Isto em relação a países da UE e a UK mais precisamente :D

Em relação ao ebay, eu directamente não tenho mandado vir nada de lá, mas a malta com quem divido portes não costuma ter stress's, as vezes as cenas param na alfandega (lembro-me de ter parado um grip para uma canon 450d por exemplo), mas essas paragens normalmente ficam quando os itens vêem de paises como Hong Kong ou USA llooll por causa do baixo valor que ele têm.

Antigamente falava-se muito de uma maneira de contornar a coisa (colocando gift ou algo parecido na encomenda), digo-vos isso é totalmente irrelevante, para na mesma lol (já aconteceu com uns tipos que conheço).

Em relação ao comprar directamente no ebay, acho que o que vou dizer toda a gente sabe, mas não é só procurar o preço mais baixo, é também procurar o gajo com melhor reputação e ter algumas conversas com ele (para tentarmos ver se o material esta bom, quanto cobra ele para mandar vir para Portugal etc etc).

Atenção que há muitos vendedores no ebay que anunciam preços baixos e levam rios pelos portes (já me aconteceu directamente a mim ao tentar comprar uma máquina da nikon de rolo daquelas antigas a máquina custava $80 e os portes eram mais de $100, o que já não compensava - não interessa muito porque, mas fica a titulo de exemplo)

Epá espero ter ajudado qualquer coisa caso consiga ajudar mais eu vou postando! :)

Cumps a todos
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 14:24 por AngellS »

Metallica Fan - Big Show At Rock In Rio, Lisbon 2008
---
Angell'S

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Compras no ebay
« Responder #10 em: 13 de Junho de 2009, 10:55 »
Venho aqui colocar um update de uma situação que aconteceu comigo e também com um amigo meu. Contudo, não sei se foi sorte, não sei se foi ignorância da alfândega, não sei se as leis são mesmo assim..mas seja como foir ainda bem que assim foi :P Um amigo meu mandou vir um modulo GPS igual ao meu.Custou perto de 10 dolares e parou na alfândega. Depois de enviar o comprovativo de pagamento eles enviaram a encomenda e quando foi levantá-la aos correios não teve que pagar nada, ao contrário do que se esperava.
No meu caso mandei vir um módulo GSM RIM 1802 que custou perto de 21 euros. Também parou na alfandega, enviei o comprovativo de pagamento e recebi-o na sexta-feira e também não tive que pagar nada. Destes dois acontecimentos deduzo que eles estejam a fazer prevalecer o artigo "Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro)." em detrimento deste: "Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro)"

Se isto realmente for assim já sabem, mandem vir sempre as coisas em encomendas separadas com valores até 22 euros, com portes incluídos. Elas poderão continuar a parar na alfandega mas se isto se repetir basta enviar o comprovativo e recebe-las-ão sem ter que pagar mais nada! :D Espero que esta informação seja útil :)
« Última modificação: 13 de Junho de 2009, 10:57 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Compras no ebay
« Responder #11 em: 13 de Junho de 2009, 11:48 »
Obrigado por partilhares ;)

Já agora hás de postar as lojas onde compraste esses componentes que também agradecemos :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Compras no ebay
« Responder #13 em: 13 de Junho de 2009, 16:37 »
... não sei se se enquadra aqui, mas como tambem é no ebay: Nokia7110 LCD Module http://cgi.ebay.com/24-lot-96x64-graphic-lcd-serial-input-nokia-7110_W0QQitemZ350211777115QQcmdZViewItemQQssPageNameZRSS:B:SRCH:US:101

...sim, é o preço de 24.

Com descrição do pins em http://sandiding.tripod.com/nokialcd7110.html
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Compras no ebay
« Responder #14 em: 13 de Junho de 2009, 17:13 »
Elah.. grande preço...

Será que fale a pena o pessoal se organizar para comprar isso? sai a 1€ e pouco cada unidade...