collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ontem pequei...  (Lida 23398 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Ontem pequei...
« em: 19 de Setembro de 2016, 15:37 »
Precisava de fazer piscar um LED e ... usei um microcontrolador (facepalm)
Gastei quase 1€, que é o preço dum ATtiny25, para fazer piscar um LED a partir duma pilha de lítio CR2032. O consumo é baixo e além do LED só levou mais 2 componentes, sendo que o condensador de desacoplamento se calhar nem era preciso. E depois ainda lhe meti um "soft-button" para ligar/desligar. Bom, pelo menos não foi um ATmega168, nem, deus/alá/buda/maomé/etc perdoe, um arduino inteiro. Mas ainda assim sinto-me mal :( , é assim que começa, com chips de 8 patas e 2KB de flash, e quando vamos a ver já tamos a fazer cenas simples em chips de 48 patas e 32KB de flash. Embora seja fácil alterar os timmings, 3s para mudar o código mais 6s para compilar e fazer upload (ah, ainda levou uns headers macho para a ficha do ISP). Imperdoável... passei a noite quase toda a pensar nisto. O que é que hei-de fazer para recuperar a minha paz de espírito :( ?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ontem pequei...
« Responder #1 em: 19 de Setembro de 2016, 15:57 »
Como recuperar a paz de espírito:
Se metes um micro, faz "à patrão", 2 exemplos:
- Usas um micro 32 qq com core ARM, mas programas em assembler;

- Metes FPGA e programas em Verilog/VHDL. Sincronizas com uma source de GPS de 1pps para teres um piscar preciso ao ns e sem jitter. E metes tudo numa board dedicada só de 2 layers, ou melhor, montas em deadbug:



Consolo extra se implementares o GPS no FPGA: http://www.aholme.co.uk/GPS/Main.htm







Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ontem pequei...
« Responder #2 em: 19 de Setembro de 2016, 16:10 »
Ehhh... pensando melhor, o que eu fiz também não foi assim tão grave ;D

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ontem pequei...
« Responder #3 em: 19 de Setembro de 2016, 20:02 »
Nem de propósito ontem era para usar uma fonte de alimentação regulável para alimentar um teclado sem fios porque se me tinham acabado as pilhas AAA...
Como não havia fonte regulável acabei por manter uma solução wireless lol:

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ontem pequei...
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2016, 20:47 »
Um dos fios escusava ser isolado. Que desperdício.

SC

Offline xmatias

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Ontem pequei...
« Responder #5 em: 19 de Setembro de 2016, 21:07 »
Nada de especial, mas quebraram-me o touch do telemovel este verão e não me apeteceu ir a loja só para comprar um cabo OTG..


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ontem pequei...
« Responder #6 em: 19 de Setembro de 2016, 23:25 »
Curti a mola da roupa, és um autêntico MacGyver :)

Num à parte relacionado, por acaso é fácil fazer suportes para pilhas tipo CR2032 directamente em PCB, por exemplo com um bocado de arame galvanizado:

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Ontem pequei...
« Responder #7 em: 20 de Setembro de 2016, 04:10 »
Precisava de fazer piscar um LED e ... usei um microcontrolador (facepalm)
Gastei quase 1€, que é o preço dum ATtiny25, para fazer piscar um LED a partir duma pilha de lítio CR2032. O consumo é baixo e além do LED só levou mais 2 componentes, sendo que o condensador de desacoplamento se calhar nem era preciso. E depois ainda lhe meti um "soft-button" para ligar/desligar. Bom, pelo menos não foi um ATmega168, nem, deus/alá/buda/maomé/etc perdoe, um arduino inteiro. Mas ainda assim sinto-me mal :( , é assim que começa, com chips de 8 patas e 2KB de flash, e quando vamos a ver já tamos a fazer cenas simples em chips de 48 patas e 32KB de flash. Embora seja fácil alterar os timmings, 3s para mudar o código mais 6s para compilar e fazer upload (ah, ainda levou uns headers macho para a ficha do ISP). Imperdoável... passei a noite quase toda a pensar nisto. O que é que hei-de fazer para recuperar a minha paz de espírito :( ?


Eh pah, olha, acende uma vela e bebe uma Jeropiga q estah a chegar o Martinho.

Ao menos nao estah a usar Python ou JavaScript num micro, p fazer piscar um LED.



Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Ontem pequei...
« Responder #8 em: 20 de Setembro de 2016, 04:13 »
Curti a mola da roupa, és um autêntico MacGyver :)

Num à parte relacionado, por acaso é fácil fazer suportes para pilhas tipo CR2032 directamente em PCB, por exemplo com um bocado de arame galvanizado:


Tavas c pressa p ter a cena a funcionar, hem ;)


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ontem pequei...
« Responder #9 em: 20 de Setembro de 2016, 08:35 »
Acho muito mal não se aproveitar todas boas as ocasiões para usar um N555.

Gostei bastante da mola da roupa a agarrar os contactos à pilha, mas o melhor ainda foi a pilha sem carga só para agarrar o fio no sítio.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ontem pequei...
« Responder #10 em: 20 de Setembro de 2016, 12:35 »


Gostei bastante da mola da roupa a agarrar os contactos à pilha, mas o melhor ainda foi a pilha sem carga só para agarrar o fio no sítio.

Well catch
Isto é o que dá só estar em casa ao fim de semana e quase nunca ligar o PC (pesquisas simples, redes sociais e e-mail é tudo no smartphone), quando é preciso é que se detecta os problemas, ou desenrascava qualquer coisa ou tinha de esperar mais uma semana para fazer o que necessitava.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ontem pequei...
« Responder #11 em: 20 de Setembro de 2016, 13:32 »
Como eu te compreendo, já estive para comprar um teclado e rato com fios porque sempre que vou usar o pc está sem pilhas.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ontem pequei...
« Responder #12 em: 20 de Setembro de 2016, 13:43 »
A velinha ok, jeropiga é que não pode ser que alcoól é coisa que não entra neste organismo.

Tavas c pressa p ter a cena a funcionar, hem ;)

Pois, até o PCB foi desenhado com caneta, coisa que já não fazia se calhar há mais de 10 anos (e este PCB já foi feito há 8 anos) :D
Mas até acho este suporte mais fixe que um normal, pois os normais têm cada pino a sair pelos extremos e neste os 2 pinos saiem para o mesmo lado.

Quanto ao teclado e rato sem fios, estão mesmo a pedir um mecanismo que gere a energia com a utilização, afinal tamos sempre ali a martelar nas teclas e fazer mexer o rato para um lado e para o outro! Se alguém fizer quero uma pequena comissão pela ideia :P

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ontem pequei...
« Responder #13 em: 20 de Setembro de 2016, 13:50 »
Quanto ao teclado e rato sem fios, estão mesmo a pedir um mecanismo que gere a energia com a utilização, afinal tamos sempre ali a martelar nas teclas e fazer mexer o rato para um lado e para o outro! Se alguém fizer quero uma pequena comissão pela ideia :P

Gosto.

Offline xmatias

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Ontem pequei...
« Responder #14 em: 21 de Setembro de 2016, 04:54 »
Quanto ao teclado e rato sem fios, estão mesmo a pedir um mecanismo que gere a energia com a utilização, afinal tamos sempre ali a martelar nas teclas e fazer mexer o rato para um lado e para o outro! Se alguém fizer quero uma pequena comissão pela ideia :P

Essa tecnologia já existe em switches para casas (provavelmente ja sabiam..), o problema iria ser o espaço no teclado e o preço €€€€€€!