collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como Pintar Carcaça de um Portatil  (Lida 8062 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Como Pintar Carcaça de um Portatil
« em: 16 de Abril de 2014, 05:24 »
Pretendia pintar uma carcaça dum portatil vaio antigo, e pretendia pinatá-lo num vermelho ferrari..
Aquilo é de plastico e nao queria ficar com um efeito de pintado à pincel e ficar sem brilho, baço..

Com que tintas se podem pintar o plastico?..aqueles sprays em lata de tinta e depois um verniz por cima, seria suficiente para ter um bom resultado? alguem ja pintou algum portatil?..

N faço ideia co sao pintados estas carcaças de computador, mas devem ser tintas especiais que tentem a imitar as pinturas de automovel, mas co sao de plastico, nao sao pintadas com pó nem podem ir cozer ao forno por razoes obvias...

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Como Pintar Carcaça de um Portatil
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2014, 10:13 »
Lavas a carcaça do portatil muito bem lavadinha, com detergente, tira gorduras, e detergente da loiça.
Depois de seca,  lixas com lixa 1000 e depois removes o pó. Eu constumo passar diluente antes de pintar, mas no portatil é capaz de dereter o plastico, nunca exprimentei,  então passa alcool 2 ou 3 rsrvezes para ficar bem limpinho.

Depois há umas tintas em spray proprias para plasticos.
1º passar o spray primário ( há muita gente que não usa, nestes tipos de trabalhos) eu tambem nao usava.
2º passar uma vez ao de leve, sem insistir, mesmo que fique tudo as pintinhas nao tem problema. E deixas secar. ( para servir como base/primário)
3º passar a 2 vez , como deve ser deixar secar 5 minutos e dar o verniz logo de seguida  depois deixar secar muito bem.

Se na 2 passagem ainda ficar zonas por pintar é preferivel deixar secar e dar a 3 passagem.7

É assim que faria.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como Pintar Carcaça de um Portatil
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2014, 15:56 »
e que tintas pra plastico sao? e o verniz tb qual seria?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como Pintar Carcaça de um Portatil
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2014, 18:09 »
Idealmente, tintas á base de uretano, tanto a tinta como o verniz, á base de celulose pode dar em plásticos derretidos ou quebradiços.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como Pintar Carcaça de um Portatil
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2014, 18:41 »
Idealmente, tintas á base de uretano, tanto a tinta como o verniz, á base de celulose pode dar em plásticos derretidos ou quebradiços.

tvz leve as carcaças a uma oficina... estar a comprar litros de tinta e dpois nao conseguir obter um bom resultado, deve-me ficar mais caro..assim, peço orçamentos a alguem que faça o serviço bem feito e fica uma coisa à maneira.

É um vaio antigo com centrino, que vou tentar reutiliza-lo pra revendê-lo...vou ter de investir num disco, num teclado novo e numa memoria..por isso tb n queria gastar mto mais, senao n compensa o  preço depois da venda.. mas se fizesse 350€ por ele e tirar 50€ de lucro ja era bem bom! :P

(estou com o bichinho dos "Restauradores" que dá no Discovery..vou tentar fazer algumas coisas pra ver se me compensa tb :P)
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 18:43 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Como Pintar Carcaça de um Portatil
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2014, 19:01 »
Tintas e vernizes o melhor deve ser perguntares numa casa especializada e de confiança, tendo em conta a aplicação deves ir para produtos de boa qualidade, fica caro mas compensa a longo prazo.
Quanto ao método aconselhava:
1º - lixar com uma lixa de grão 400 (talvez até um pouco mais baixo se tiver riscos fundos).
2º - primário branco (fundamental, se a cor original for diferente especialmente mais escura duas camadas para garantir que não escurece a cor final) aplicado a pincel e passar uma esponja no fim para garantir que cobre os riscos.
3º - depois do primário seco lixar com lixa grão 400 para alisar a superfície.
4º - tinta à cor final, pelo menos em duas camadas até garantir uma cobertura perfeita e sem manchas.
5º - polir superfície da tinta com lixa de grão 1000.
6º - duas camadas de verniz, com polimento entre as duas camadas, penso que seja possível polir também no fim para maior brilho.

Notas:
Sempre antes de aplicar tinta ou verniz limpar a superfície com álcool para eliminar gorduras e poeiras.
Existem lojas que fazem spray's afinados à cor que o cliente quer, por cá é uma loja de peças automóveis que tem esse serviço, em lata de tinta normal qualquer loja de tintas afina à cor que queres.
Não poupes na qualidade da tinta e verniz, cores vivas\fortes e uso intensivo é usar sempre tinta topo de gama, uma boa loja avisa-te disto e não é mentira, em tintas de gama média não conseguem boa reprodução destas cores.

Esta é apenas a minha opinião e vale o que vale, não tenho experiência com pintura de plásticos, mas usando as tintas correctas para o material a partir do momento em que tem primário o procedimento é idêntico para qualquer material.
PS.: A cor que queres deve ser RAL 3020 mas o melhor é confirmares ao vivo na loja nos catálogos  RAL ou similares.
RAL3020:

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Como Pintar Carcaça de um Portatil
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2014, 19:34 »
Ao preço que estão os portáteis acho que estás muito confiante ao preço que o vais vender. Ou vais enganar alguém ou pensa antes duas vezes se vale a pena investir :)