collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Ligar multiplos leitores RFID num Raspberry  (Lida 1466 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Ligar multiplos leitores RFID num Raspberry
« em: 24 de Junho de 2021, 00:54 »
viva

pretendia ter cerca de 10 a 15 leitores RFID ligados a um Raspberry, por forma a centralizar e processar os dados numa aplicação web a desenvolver uma app em cima do raspberry, para controlar operações distintas.

após algumas procuras online, não encontrei forma de ligar tantas antenas a um unico raspberry.

alguém me poderá dar uma ajuda na escolha do hardware?

cumps

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Ligar multiplos leitores RFID num Raspberry
« Responder #1 em: 24 de Junho de 2021, 18:14 »
Se não dá .. precisas de hardware externo (eg MCU) para fazer a ligação e de modo a comunicar por um barramento multi nó (eg RS485?) que o RPI suporte.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ligar multiplos leitores RFID num Raspberry
« Responder #2 em: 24 de Junho de 2021, 21:52 »
Wifi?
Módulos esp8266 custam uns €, e tens todos os problemas dos rádios mais "tradicionais" resolvidos, podes trabalhar diretamente em IP,  saltas uns níveis OSI que se fores a implementar difícilmente recuperas os €€ do tempo perdido. Se tiveres problemas de alcance, um repetidor WiFi custa 10€.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Ligar multiplos leitores RFID num Raspberry
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2021, 12:58 »
viva

jm_araujo:
sendo um gestao de pequenos cofres estar a utilizar WIFI, não via grande necessidade... o cabo resolvia bem o problema... ou dava para criar uma rede propria?

é que de uma forma ou outra eu terei sempre de passar cabos para alimentação e ativação de estados e abertura e fecho dos cofres.


KammutierSpule:
RS485, nao conheço modulos RFID que trabalhem diretamente ... dizias criar conversão RS232 para RS485 em cada modulo?

Obrigado

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ligar multiplos leitores RFID num Raspberry
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2021, 18:11 »
Li na diagonal... Módulos RF" qq coisa" ,e "antenas",  entendi que querias fazer as ligações via rádio.

Se pode ser fio, rs485 ou CAN ,vais ter de implementar a conversão dos módulos RFID para a interface escolhida, e convém procurar um protocolo que já esteja preparado para resolver  colisões e o endereçamento, não sei nenhum de cor mas deve haver por aí já pronto com exemplos Arduino (módulos) e para o Rpi

Edit: e não descartes à partida o wi-fi. Os esp8266 são estupidamente baratos, e para rs485 ou can, quando somas o preço dos fios extra+conectores+trabalho+ICs Phy(de interface), nem sempre compensa. Tenho um colega que estava a implementar domótica em casa e andava chateado que passou UTP para todos os locais na construção, mas as alternativas ao ESP8266 (sonoff, Shelly) com interfaces cabladas são mais caras, ocupam mais espaço e não há tanta oferta nem de hardware, nem de software (para os esp tens carradas: originais, esphome, tasmota, espurna, espeasy), e há ainda a questão das comunidades a ajudar.
Aposto que num desses fw alternativos para esp já tens suporte para vários módulos RFID, e integrar no rPI via mqtt, e depois usar node red para aumotatizar ações torna-se banal

Eu sei que é parvo atirar com wi-fi, megas de RAM e 100's de Mhz de processamento para algo que um micro de 8 bits a 8Mhz era perfeitamente capaz de lidar parece um grande desperdício, eu próprio sinto isso muitas vezes, mas os € e o tempo que se vai acabar por perder é que mandam!
« Última modificação: 25 de Junho de 2021, 18:34 por jm_araujo »