collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Cypress PSoC a 1$  (Lida 13141 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Cypress PSoC a 1$
« em: 10 de Abril de 2014, 13:13 »
Tem se vindo a falar da Cypress e dos seus PSoC por isso achei por bem partilhar esta promoção deles em que os integrados custam 1$ e os portes são grátis: http://www.cypress.com/?id=2218

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #1 em: 10 de Abril de 2014, 14:13 »
Muito bom! quem ainda não experimentou, experimente!

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #2 em: 10 de Abril de 2014, 14:23 »
Podiam dar uma pequena breve explicação do que é esse chip?
É que me lembro de ver uns que eram do género fpga com um microcontrolador integrado

Edit:
Tive a ler um pouco, mas não compreendi bem. É um arm com todos os pinos reconfiguraveis?
Por 1 euro acho que não custa experimentar, se haver maneira fácil de programar o bootloader
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 20:54 por pmj_pedro »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #3 em: 11 de Abril de 2014, 00:11 »
É necessário um programador pelo menos para instalar bootloader:

http://eewiki.net/display/microcontroller/PSoC+Bootloaders

E uma vez com bootloader pode ser que se possa fazer algo interessante. Eu publiquei aqui uns tutoriais com PSoC. O Tiago publicou tutoriais sobre PSoC, o que são, etc.

A jornada de mil milhas começa com o primeiro passo, como diz o ditado chinês. Acrescento, para começar a jornada tem que poder dar o primeiro passo, ter forças para tal. Portanto, deve investir numa placa PSoC com as coisas como programação facilitadas.  Isto é um requisito "sine qua non", mais fácil para se concentrar no que é importante: aprender.  "I am afraid" (infelizmente, tenho pena que seja assim) como dizem os ingleses...
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 00:19 por Tayeb »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #4 em: 11 de Abril de 2014, 00:17 »
Pois assim já não fica tão económico como parece, acho que preferia dedicar me aos arms discovery

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #5 em: 11 de Abril de 2014, 00:18 »
Provavelmente a maneira mais barata de ter um programador para psoc3 e 5 é uma fx2 do ebay por meia duzia de €, mas penso que não dá para os 4, por outro lado é jtag, logo devia funcionar.
Meh, fico de pé atrás com empresas que cada chip que fazem é preciso um programador diferente, mas isso está um bocado na moda agora, cada familia sai com um protocolo diferente  ::)
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #6 em: 11 de Abril de 2014, 00:23 »
Caro senso: há coisas proprietárias. O investimento dos fabricantes. Há muito trabalho em fazer programadores que funcionam. Quem os cria não quer vender no barato. A receita do barato é a falência!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #7 em: 11 de Abril de 2014, 00:30 »
Senso: Como facto interessante, premi sobre uma publicidade de Lusorobótica. Direcionou-me ao site de Texas Instruments. Veja com os seus olhos, quanto custa a solução Ti para aprender sobre Zigbee, e talvez desenvolver algo:

http://www.ti.com/tool/cc2530zdk-zll

E digo: vale a pena investir o dinheiro.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 01:00 por Tayeb »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #8 em: 11 de Abril de 2014, 01:23 »
Senso: Como facto interessante, premi sobre uma publicidade de Lusorobótica. Direcionou-me ao site de Texas Instruments. Veja com os seus olhos, quanto custa a solução Ti para aprender sobre Zigbee, e talvez desenvolver algo:

http://www.ti.com/tool/cc2530zdk-zll

E digo: vale a pena investir o dinheiro.

Metendo me na conversa, acredito que uma grande parte do custo vem logo dos 3 conjuntos de led

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #9 em: 11 de Abril de 2014, 03:11 »
O PSoC4 não tem JTAG, usa uma tal de interface SWD que é um standard da ARM.
Agrada-me que a Cypress tenha publicado toda a informação para se poder fazer um programador para PSoC4, tanto hw como sw: http://www.cypress.com/?docID=48133 . Ahhhhhh.... está a cheirar-me a AT90S1200, iniciei-me nos AVR comprando um par destes e fazendo o programador (hw e sw) usando a placa de som como osciloscópio...

Só ainda não descobri quais são as condições de licenciamento das ferramentas de desenvolvimento deles (PSoC Creator). Parece que vou ter mesmo que sacar o meio giga para ficar a saber.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 03:14 por Njay »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #10 em: 11 de Abril de 2014, 05:15 »
Uma coisa é criar um bootloader outra é um programador com depurador, isto é algo mais a sério!

Até agora não se fez nenhum programador/depurador de baixo custo para PSoC4.

O mercado na Ásia, especialmente na China e India é grande. Portanto se alguém na Lusorobótica acabar por fazer um programador/depurador de baixo custo, tem aí um potencial produto para comercializar.

Apropriadas proteções e outras especiais caraterísticas devem ser contempladas para o produto ter sucesso.

Para quem está interessado existe maneira de utilizar a placa Pioneer PSoC 4 para programar dispositivos externos. O programador existente na placa Pioneer não permite depuração.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #11 em: 11 de Abril de 2014, 05:55 »
O programador da Cypress que suporta todas as famílias PSoC custa US$89:

http://www.cypress.com/?rID=38154

A minha sugestão é como começar por algum lado e descobrir PSoC talvez com a placa Pioneer, ou uma outra de baixo custo aqui referida há bem pouco tempo. Sem começar é que nunca se aprende.

Quanto a tutoriais e outros tópicos de interesse sobre PSoC está aqui tudo:

http://lusorobotica.com/index.php?board=43.0

A propósito sobre o tópico PSoC, é algo que sempre suscitou pouco interesse aqui. Porquê? Eu tenho o meu entendimento sobre as razões. Aliás nem as universidades portuguesas parecem estar interessadas.

« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 06:25 por Tayeb »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #12 em: 11 de Abril de 2014, 10:34 »
A propósito sobre o tópico PSoC, é algo que sempre suscitou pouco interesse aqui. Porquê? Eu tenho o meu entendimento sobre as razões. Aliás nem as universidades portuguesas parecem estar interessadas.

Tecnologia vendida por uma só empresa. Se a Cypress decide abandonar ou "estragar" os PSoC, lá se vai o tempo e dinheiro investidos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #13 em: 11 de Abril de 2014, 12:54 »
Como qualquer outro micro, a NXP não faz pic's, nem a atmel faz stm's, e por ai fora.

Sim, SWD pode-se dizer que é norma nos arm's, não sei se continua a poder ter o tempero da casa como o JTAG, mas para mim se á coisa que me irrita é ter de enterrar dinheiro em programadores que depois podem ou não funcionar decentemente.

Dev boards a custar 1000€ existem a monte, não quer dizer que eu seja o mercado alvo delas(que não sou), a questão é, quando é que as empresas aprendem que muitas pessoas que pegam nos chips deles por hobby podem acabar por usar milhares de chips(ex. estudante de eletrónica, começa com familia X de micros e basicamente usa isso o resto da vida, point in case, PIC em Portugal).

Zig bees e afins são sempre coisas ligeiramente mais caras, mais que não seja porque o processo de fabrico é diferente(leia-se, mais caro), e para mais esse tem led's, se forem da cree custam meia duzia de € cada um.
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #14 em: 11 de Abril de 2014, 14:17 »
É dificil oferecer tais ferramentas a hobistas. O preço alto reflete os custos de se criarem tais ferramentas e fornecer apoio técnico. Nunca será fácil reconciliar o mercado hobista com o profissional.