collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio  (Lida 13670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« em: 15 de Novembro de 2014, 09:09 »
Amigos,
Tenho uma dúvida e possivelmente algum de vós poderá ajudar-me:
Pretendo pintar uma caixa tipo hammond 1590b mas segundo me informaram, é dificil de agarrar a tinta em alúminio. Pintei uma apenas com a cor desejada e "descascou" mesmo passado algumas semanas após a pintura. Pintei outra caixa com spray primário + cor desejada + verniz mas o resultado não foi o mais satizfatório - O verniz parece que ficou "maleavel". Estive a ler algumas dicas que encontrei na net e, neste tipo de pinturas, é necessário "cozer" a tinta, para a fixar.
Pergunto:
- Já algum de vós tentou este método de fixar a tinta com temperatura controlada?
- Sabem qual é a temperatura ideal para o fazer?
- Tenho de "cozer" camada a camada ou só no final de todas as camadas de tinta?
- Posso fazer o mesmo com a camada de verniz?


Obrigado
Jorge Augusto

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #1 em: 15 de Novembro de 2014, 11:41 »
vais a uma oficina de repaçao de automovel que façam pintura em estufa..

mas pra aluminio é preciso meter um primario especial:
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura/Preparar-antes-de-pintar/Primarios/16145612_PRIMARIO-PVC-ALUM-LUXENS-0-5L.aspx

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #2 em: 15 de Novembro de 2014, 11:44 »
Amigos,
Tenho uma dúvida e possivelmente algum de vós poderá ajudar-me:
Pretendo pintar uma caixa tipo hammond 1590b mas segundo me informaram, é dificil de agarrar a tinta em alúminio. Pintei uma apenas com a cor desejada e "descascou" mesmo passado algumas semanas após a pintura. Pintei outra caixa com spray primário + cor desejada + verniz mas o resultado não foi o mais satizfatório - O verniz parece que ficou "maleavel". Estive a ler algumas dicas que encontrei na net e, neste tipo de pinturas, é necessário "cozer" a tinta, para a fixar.
Pergunto:
- Já algum de vós tentou este método de fixar a tinta com temperatura controlada?
- Sabem qual é a temperatura ideal para o fazer?
- Tenho de "cozer" camada a camada ou só no final de todas as camadas de tinta?
- Posso fazer o mesmo com a camada de verniz?
Eu tentava em 1º lugar decapar a caixa com jacto de areia, já resolvi situações do género.
As temperaturas não faço ideia, só mesmo quem seja da área percebe melhor.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #3 em: 15 de Novembro de 2014, 21:08 »
Tintas de spray normalmente não são para cozer, tens é de aplicar as camadas de 15 em 15 minutos para estar semi seco e ir agarrando umas ás outras.
As minhas experiências com vernizes de lata nunca foram muito satisfatórias, seja em que material for.

Quanto á caixa, lixar a caixa com uma lixa de água 400 ou 600 e limpar bem com diluente seria o minimo de preparação a ser feita, porque isso é aluminio injectado em moldes, logo pode ter inclusões e impurezas na superficide devido aos desmoldantes usados, mesmo depois de a caixa ter sido desengordurada na fábrica.

Jacto de areia é muito agressivo/grosso para aluminio, ou vidro pulverizado ou micro-esferas de vidro, tamanho médio ou fino.

Dado que é diecast anodizar é para esquecer, lacado daria um óptimo acabamento, e MUITO resistente a riscos, dado o tamanho da caixa, eu apostava em mandar lacar, que não deve ficar em mais de 10€ cada caixa, pode ser caro, mas se realmente é uma pedaleira para guitarra eu ia para o lacado.
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #4 em: 16 de Novembro de 2014, 07:44 »
Obrigado a todos pelas respostas

Senso,
Eu fiz udo tal como mencionas: lixei as caixas, esperei mais ou menos 15 minutos entre camadas mas mesmo assim não gostei do produto final.

Eu sei que o lacado é o indicado mas estou a falar no maximo de 2 caixas e, como tenho de colocar as labels para os pots, IN, OUT e DC, tenho de dar umas camadas de verniz para poder proteger as respectivas labels e continuo com o mesmo problema: como agarrar o verniz ao lacado....

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #5 em: 16 de Novembro de 2014, 10:19 »
offtopic: alguem sabe se ha à venda essa tinta em pó que usam na industria automovel e em outras fabricas, onde o pó agarra por cargas electricas aplicadas nas peças? e onde?

StarRider

  • Visitante
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #6 em: 16 de Novembro de 2014, 10:59 »
Boas,

A melhor forma de "dar coloração" ao alumínio é pela anodização, pode ser um processo mais
complexo mas o acabamento fica espectacular e extremamente resistente.

Abraços,
PA

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #7 em: 16 de Novembro de 2014, 11:17 »
Boas,

A melhor forma de "dar coloração" ao alumínio é pela anodização, pode ser um processo mais
complexo mas o acabamento fica espectacular e extremamente resistente.

Abraços,
PA
pelo que percebi o alfredo quer uma coisa home made...toda a gente sabe que o aluminio deve ser anodizado, mas isso só em fabricas e nao sao ao virar da esquina..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #8 em: 16 de Novembro de 2014, 12:13 »
Anodizado é um acabamento honesto, ou seja, qualquer imperfeição na peça vai estar lá, muito provavelmente mais visivel que inicialmente, é muito normal coisas feitas em billet(blocos maquinados) ser perfeitamente visivel o toolpath no anodizado.
E nem todas as ligas de aluminio dão para anodizar.

O lacado é tinta em pó, até sei de quem tenha uma pistola Rotronics á venda, só que falta-te o mais complicado, um forno para cozer a tinta, a 220ºC ou por ai assim.

Nunca experimentei, mas diria que mais facilmente metes verniz em cima de lacado que em cima de die cast.

Ao que parece a Hammond laca as caixas deles, provavelmente seria uma melhor hipótese começar logo com uma caixa lacada e dar-lhe com verniz do que começar com uma em bruto:
http://www.hammondmfg.com/dwg_SBVer.htm

Mas voltando á tinta em casa, que primário estás a usar, deves usar um primário ácido(o chamado self etching) mesmo para aluminio e não aquele "universal" que vem nas latas.
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #9 em: 16 de Novembro de 2014, 12:30 »
Tenho algumas caixas lacadas da hammond, mas fiz o teste numa sem caixa qualquer tipo de tratamento.
De momento, não consigo dizer qual é o primário que utilizei mas até foi a camada que ficou melhor. Neste momento o que realmente necessito é de secar o verniz de modo a que ele não fique maleável ao toque (se pressionarmos o dedo de encontro à caixa, a impressão digital fica marcadas no verniz). Até pode ser do verniz que utilizei mas comom li algures na net que coziam a tinta de spray e o verniz (ex: uns diziam que eram cerca de 2 horas a 80º, outros mencionavam valores diferentes) lembrei-me de perguntar aqui no fórum, para saber se algum de vós já tinha efectuado este método de secagem.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #10 em: 16 de Novembro de 2014, 12:38 »
As tintas não gostam de frio, ele mantêm-se tipo gelatina quanto tempo depois de pintares, 10-15 minutos, ou 24h?
Podes meter a caixa num forno(ventilado) nem que seja a 40ºC, o calor é sobretudo para ajudar a passivar a tinta, ou seja, para os solventes evaporarem e a tinta secar(curar).
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #11 em: 16 de Novembro de 2014, 13:12 »
Usaste tintas e vernizes compatíveis? Esmaltes sintéticos não se dão bem com acrílicos.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #12 em: 16 de Novembro de 2014, 14:36 »
Usaste tintas e vernizes compatíveis? Esmaltes sintéticos não se dão bem com acrílicos.
Sim, usei tintas compatíveis.

As tintas não gostam de frio, ele mantêm-se tipo gelatina quanto tempo depois de pintares, 10-15 minutos, ou 24h?
Estou a falar em mais de uma semana após a colocação do verniz.

Podes meter a caixa num forno(ventilado) nem que seja a 40ºC, o calor é sobretudo para ajudar a passivar a tinta, ou seja, para os solventes evaporarem e a tinta secar(curar).
  Vou tentar aquecer a nova caixa que pintar, para secar tanto a tinta como o verniz e depois coloco aqui os resultados com as espectivas fotos. Pode ser que a experiencia ajude outros membros do forum.

Obrigado a todos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #13 em: 16 de Novembro de 2014, 14:42 »
Ou a caixa ainda fica humida de diluente da limpeza, ou estás a misturas tintas incompativeis.
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual a melhor maneira de fixar tinta em caixas de aluminio
« Responder #14 em: 16 de Novembro de 2014, 14:55 »
Ou a caixa ainda fica humida de diluente da limpeza, ou estás a misturas tintas incompativeis.
A caixa tenho a certeza que estava bem seca.
As tintas serem incompatíveis é que não consigo ter a certeza, pois comprei-as numa loja de tintas e, como não percebo nada de pintura, não sei como comprovar se são compatíveis mas creio que, se fossem incompativeis, eventualmente começariam a descascar ou a apresentar fissuras, o que não aconteceu.
Há muitos factores que podem ter ajudado com que o sucesso da pintura não tenha sido o ideal e como vou nos proximos dias pintar outra caixa, queria ter a certeza do que poderia ter corrido mal, para não cometer o mesmo erro. Um dos testes que realmente irei fazer é aquecer a caixa já com o verniz, tal como disseste, para o curar. Se não resultar, irei tentar com outro verniz, para ver se há algum problema com o conteúdo da lata de verniz que estou a usar. Vai ter de ser mesmo por fases para chegar a uma conclusão