collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Compilador C  (Lida 7982 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Compilador C
« em: 18 de Fevereiro de 2021, 16:47 »
Olá a todos.

Preciso fazer uma aplicação, em Windows, para gerar um ficheiro tipo ASCII a partir de uma lista de dados a introduzir à pata.

Já há uns bons anos que não trabalho com os compiladores da Microsoft e a experiência que tenho diz que quando entram num computador empestam-no a 100%.

Ainda por aqui tenho uma Access 2003 que daria para fazer tal coisa, mas não me apetece trabalhar em Basic, porque de cada vez que faço isso aumenta a quantidade de gralhas que cometo em C.

Eu preciso algo com pinta de C que possa instalar sem empestar o computador e que tenha um IDE sem espinhas.

Fala-se por aí de uma coisa chamada Python mas há coisas que não lembra nem ao diabo. Segurem-se que esta é forte, mas eu não posso ter cá em casa nada que se assemelhe ou possa sequer remotamente fazer lembrar determinado tipo de bicheza rastejante. Ter uma coisa chamada Python no computador (ecrã, etc), daria raia pela certa. Não é comigo, mas a vida tem destas coisas.

Vai daí precisava de uma dica, de algo que permita gerar um executável que corra de uma directoria qualquer e que seja parivel em C.

Obrigado,
SC

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Compilador C
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2021, 16:59 »
Viva,

Quando andava na Universidade usava um chamado Codeblocks era intuitivo e porreiro.

https://www.codeblocks.org/

Espero que ajude. :)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Compilador C
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro de 2021, 17:24 »
A plataforma QT (Sendo o QtCreator o IDE) poderá ser uma opção, mas é um ambiente que requer "um bom PC"

Outras coisas a estudar: https://www.msys2.org

Se começar a ficar complicado, pode ser altura de experimentar Linux e compilar directamente na consola o ficheiro .c :P


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compilador C
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro de 2021, 17:25 »
Se já usa Windows, qual a aversão a ter um compilador ou IDE da Microsoft mesmo?..

Tem VS Code, gratuito, e usa gcc(até mesmo o Visual Studio 2019 tem por lá LLVM e MSVC), logo o compilador não é da MS.

Qualquer coisa, enfia MingW no pc, usa WSL ou até mesmo uma VM e usa um gcc ou llvm em linux, não dá o pc ter uma gripe por usar um IDE da MS..

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 17:28 por senso »
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Compilador C
« Responder #4 em: 18 de Fevereiro de 2021, 18:03 »
Há uns anos quando quis fazer uns programas basicos sem grande complicação, para usar uma vez e ficar esquecido sem entupir o sistema, usei o CodeBlocks( o mesmo que o ZorLyon recomendou), e também outro que acho que era similar, o Dev-C++.

Mas foi bem antes** de haver VSCode, se fosse hoje procurava uma solução com ele, pois uso para outras linguagens e é conhecimento reutilizável.


** E porque não preciso de C desde há tanto tempo? Python, pois claro. C/C++ só para microcontroladores.
Em vez de rastejantes, pense em chuteiras ou sapatos de golf que isso passa.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 18:07 por jm_araujo »

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Compilador C
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro de 2021, 23:03 »
Foi boa lembrança aí o VSCode!

Pelas nossas outras sugestões (DevC++, CodeBlocks, QT, .. ) parece que estamos todos velhos! :)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Compilador C
« Responder #6 em: 19 de Fevereiro de 2021, 09:18 »
Realmente eu uso o VsCode todos os dias e nem me lembrei dele, porque será (Python)..  8)


Foi boa lembrança aí o VSCode!

Pelas nossas outras sugestões (DevC++, CodeBlocks, QT, .. ) parece que estamos todos velhos! :)


As coisas mudam em dois dias, nós estamos cada vez mais jovens :D


... usei o CodeBlocks( o mesmo que o ZorLyon recomendou) ....

Ao mencionares agora o meu nick acho que tenho que o mudar, isto é do tempo do OGame :D...


« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2021, 09:20 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Compilador C
« Responder #7 em: 19 de Fevereiro de 2021, 11:09 »
Xiiii... OGame!!
Afinal estamos mesmo velhos! Isso foi popular há quantos anos? Estimo que há uns 15...

Dei a conta a um amigo quando completei a evolução e não estava para acordar a meio da noite para fazer voltar a frota antes de chegar ao destino para fugir aos radares... ou qq coisa do género, já foi há muitos anos!!!

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2021, 11:13 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compilador C
« Responder #8 em: 19 de Fevereiro de 2021, 11:18 »
Universo 8, aliança fundada por mim e mais uns colegas andou pelo top 3 durante uns tempos, se não me engano era a VonBar (ou um nome assim parecido). Ainda eramos 30 apanhados a acordar a meio da noite.

Já fui "doente" e só usava VIM, aquilo com uns meses a aprender combos é fantástico, atualmente VSCode quando tenho de inventar.

QT nunca fui á bola com aquilo simplesmente por tudo e mais alguma coisa começar com QT_..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Compilador C
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2021, 11:32 »
Tive de ver arquivos de email de contas muito antigas....
Universo 1, conta criada a 06 de Novembro de 2005


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Compilador C
« Responder #10 em: 19 de Fevereiro de 2021, 13:25 »
Eheh, bons tempos..
Eu só entrei no Universo 3 e também andava sempre a acordar durante a noite..

Grande jogo..

A minha desgraça foi o WoW apartir aí de 2004..  ;D

Bem, e já fugimos completamente do tema.. eheh..Desculpa @SerraCabo por vir para aqui "javardar" o teu tópico.. :)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Compilador C
« Responder #11 em: 19 de Fevereiro de 2021, 13:51 »
Boa tarde SerraCabo,

Em relação a gerar ficheiros de ASCII apesar de ter falado em fazer em C que presumo que seja uma linguagem que esteja à vontade, caso possa mediante os requisitos, peço-lhe que considere a hipótese de fazer em Python pois é mil vezes mais simples e rápido de fazer algo em Python do que de fazer algo em C manipulação de strings. E isto considerando já o tempo de aprender Python para quem já sabe programar em C é algo muito simples. O Python é uma ferramenta genérica com libs (bibliotecas) para tudo e que lhe poderá dar muito jeito para outras coisas.

Em relação a ter um compilador de C no computador pode sempre instalar o subsistema de Linux ubuntu no windows (dentro do windows sem virtual machine) e ter acesso aos compiladores de C e C++ do GCC e o LLVM no Windows e make, para fazer as makefiles. Contudo eu nunca fiz isto.

Por outro lado o Linux nunca foi tão bom como é agora para um computador Desktop, se seguir essa via sugiro-lhe o Ubuntu 20.04 LTS ou mais recente desde que seja uma versão LTS (Long Term Support).

Quanto ao IDE/editor para todos os desenvolvimentos, eu aconselhar-lhe-ia também o Visual Studio Code, como fizeram os outros membros do forum com o Plugin de Python, o Plugin de C/C++, plugin Spell checker e o plugin de Markdown para fazer as suas notas dentro do seu projeto (são os que tem mais estrelas).

Se optar pelo Linux permita que lhe sugira também um bom sistema de Backups o Borg Backup.

Por ultimo caso deseje fazer controlo de versões poderá facilmente instalar o sistema de controlo de versões do git, que poderá utilizar por linha de comandos ou em GUI dentro do Visual Studio Code.

Boas programações,

Cumprimentos,
João 

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compilador C
« Responder #12 em: 22 de Fevereiro de 2021, 17:23 »
Só para dar uma luzita sobre o problema dos tais rastejantes.

Conheci há eons uma Cleópatra que ... entrava facilmente em coma se deparasse com um aranhão. Um sarilho.

Há uns 10 anos conheci uma senhora (o tempo passou e o respeitinho tem agora a forma de rolo da massa) que fica em estado de choque se por descuido (conversando por alguém) perceber que entrou dentro de um elevador. Nem queiram saber o sarilho que dá.

E, cá em casa há ... percebem o problema com o Python? ... mas não é o bicharoco, dirão, Pois não. Mas a diferença não é muito grande. Basta um símbolo. Ver-se na televisão programas sobre a natureza é um risco. Filmes, em geral, por vezes tornam-se filmes de terror. Entrar numa farmácia é um problema. Nalgumas, nem pensar. Ir à peixaria? tem que se perguntar à porta se há moreia ou enguias. Não há problema com lagartos, lagartixas, ..basta que tenham pernas.

Por cima de tudo isto há um factor agravante. Imaginem serem mordidos por uma víbora por .. se terem sentado em cima de uma. Num bloco de granito elas não se veem.  ... segue-se, além da reacção psicológica, a biológica e, ... onde há antídoto?

Só para dar uma luzita sobre o problema dos tais rastejantes.

Conheci há eons uma Cleópatra que ... entrava facilmente em coma se deparasse com um aranhão. Um sarilho.

Há uns 10 anos conheci uma senhora (o tempo passou e o respeitinho tem agora a forma de rolo da massa) que fica em estado de choque se por descuido (conversando por alguém) perceber que entrou dentro de um elevador. Nem queiram saber o sarilho que dá.

E, cá em casa há ... percebem o problema com o Python? ... mas não é o bicharoco, dirão, Pois não. Mas a diferença não é muito grande. Basta um símbolo. Ver-se na televisão programas sobre a natureza é um risco. Filmes, em geral, por vezes tornam-se filmes de terror. Entrar numa farmácia é um problema. Nalgumas, nem pensar. Ir à peixaria? tem que se perguntar à porta se há moreia ou enguias. Não há problema com lagartos, lagartixas, ..basta que tenham pernas.

Por cima de tudo isto há um factor agravante. Imaginem serem mordidos por uma víbora por .. se terem sentado em cima de uma. Num bloco de granito elas não se veem.  ... segue-se, além da reacção psicológica, a biológica e, ... onde há antídoto?

E, ir na estrada e ...

É uma porra, mas não conheço explicação racional. Coisas da vida.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, 17:25 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compilador C
« Responder #13 em: 23 de Fevereiro de 2021, 17:27 »
Ok.

Pesados (sabe-se lá como) os prós e contras, recorrendo ao método do caos ter esgravatado várias possibilidades, acabei por, como dizia o ido Nuno Teixeira(*2), me baldar à intenção renovadora e vender-me à cultura herdada*. Vai daí acabei por instalar o Visual Studio, rilhar os dentes e resolver as encrencas resultantes do gajo ter mandado às malvas umas quantas coisas misteriosas que algumas outras aplicações instalaram no computador e que lhes faziam falta.

Entretanto, de cada vez que qualquer outra coisita que por uma ou outra misteriosa razão se torna necessária (não sei por quem nem porque carga de água), lá vão mais 200, 400megas de espaço ... Por enquanto tudo bem.

O resto do caminho, há-de fazer-se caminhando.

Entretanto, continua a parecer-me que a Microsoft arranja sempre a maneira mais complicada de fazer o que quer que seja. Borland, podes voltar que estás perdoada.


* seja lá o que queira dizer

*2 https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_Teixeira

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Compilador C
« Responder #14 em: 03 de Março de 2021, 15:06 »
Olá a todos.

Preciso fazer uma aplicação, em Windows, para gerar um ficheiro tipo ASCII a partir de uma lista de dados a introduzir à pata.

Já há uns bons anos que não trabalho com os compiladores da Microsoft e a experiência que tenho diz que quando entram num computador empestam-no a 100%.

Ainda por aqui tenho uma Access 2003 que daria para fazer tal coisa, mas não me apetece trabalhar em Basic, porque de cada vez que faço isso aumenta a quantidade de gralhas que cometo em C.

Eu preciso algo com pinta de C que possa instalar sem empestar o computador e que tenha um IDE sem espinhas.

Fala-se por aí de uma coisa chamada Python mas há coisas que não lembra nem ao diabo. Segurem-se que esta é forte, mas eu não posso ter cá em casa nada que se assemelhe ou possa sequer remotamente fazer lembrar determinado tipo de bicheza rastejante. Ter uma coisa chamada Python no computador (ecrã, etc), daria raia pela certa. Não é comigo, mas a vida tem destas coisas.

Vai daí precisava de uma dica, de algo que permita gerar um executável que corra de uma directoria qualquer e que seja parivel em C.

Obrigado,
SC

Se não tiveres nada contra o Perl é a minha linguagem preferida quando não posso usar shell scripts. Para mim a grande vantagem sobre o python é que ainda vai dando para evitar os objetos, acho que no python isso é praticamente impossível.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.