collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Recuperando Percloreto de Ferro  (Lida 32016 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #30 em: 01 de Junho de 2014, 12:00 »
Não pesco nada de química, apenas notei que ao misturar percloreto com soda caustica, o percloreto transforma-se em grãos e a cor deixa de ser amarela e não suja o lavatório.
Como a soda caustica é usada para desentupir canos não me parece assim tão mau se for em demasia.

Esta reacção liberta calor e espuma, a 1ª vez que fiz isso foi sem querer a pensar que era a mesma garrafa e fiquei com o chão num bonito estado, foi assustador...

Já usei bicarbonato de sódio para eliminar ácidos das pilhas, epá, não funcionou lá grande coisa mas acho que eliminou um bocadinho, foram umas experiências que estava a fazer com 24 pilhas secas, eram novas mas só me interessava o varão de carbono ou carvão. O resultado foi excelente para eliminar algas através de eletrolise controlada, muito bom :)
Não cheguei a publicar o resultado mas tenho fotos e desenhos por aqui.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #31 em: 01 de Junho de 2014, 12:33 »
É perigoso fazer experiências químicas sem se tentar saber o que pode acontecer.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #32 em: 01 de Junho de 2014, 14:15 »
Não pesco nada de química, apenas notei que ao misturar percloreto com soda caustica, o percloreto transforma-se em grãos e a cor deixa de ser amarela e não suja o lavatório.
Como a soda caustica é usada para desentupir canos não me parece assim tão mau se for em demasia.

Esta reacção liberta calor e espuma, a 1ª vez que fiz isso foi sem querer a pensar que era a mesma garrafa e fiquei com o chão num bonito estado, foi assustador...

Já usei bicarbonato de sódio para eliminar ácidos das pilhas, epá, não funcionou lá grande coisa mas acho que eliminou um bocadinho, foram umas experiências que estava a fazer com 24 pilhas secas, eram novas mas só me interessava o varão de carbono ou carvão. O resultado foi excelente para eliminar algas através de eletrolise controlada, muito bom :)
Não cheguei a publicar o resultado mas tenho fotos e desenhos por aqui.

O que aconteceu foi que neutralizaste um ácido com recurso a uma base, tendo como resultado um sal. É um procedimento relativamente simples mas que não deve ser feito por tentativa e erro, pois normalmente liberta-se também gás que dependendo dos ácidos e bases usados pode ser nocivo. Normalmente estas reacções podem também libertar grandes quantidades de energia e daí o aquecimento

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #33 em: 01 de Junho de 2014, 19:50 »
Nada como juntar ácidos e bases num contentor lol
tb podes meter uma granada no ecoponto dos metais se quiseres... :P

E qual o problema? transformas as coisas em agua, co2 ou subs neutras se forem nas proporçoes correctas! :P
Então mistura um litro de ácido acético fraquinho (vinagre), com 1kg duma base fraca (bicarbonato), e depois falamos. Se não tiveres problemas faz upgrade para  sulfúrico e soda cáustica :D
pronto ok, mas tb falei em meter os liquidos em garrafoes separados por tipo e se possivel escritos com caneta de acetato no garrafao pra identificaçao de cada liquido na altura de reciclagem..

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #34 em: 01 de Junho de 2014, 23:11 »
p.s.: da mm maneira que tem havido pilhoes, oleões e esses ecopontos nos hipers, tb devia haver um contentor onde se pudessem deixar os garrafoes com outros lixos toxicos, como tintas ou diluentes e acidos e coisas do género..

Deviam mas acredito que não existem por não dar retorno, não revertem em matéria prima para venda.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #35 em: 05 de Junho de 2014, 04:33 »
n se pode pensar só no lucro imediato! pode n gerar lucro,  mas se houver reciclagem ou separaçao de lixos, nao se está a poluir os rios e a gastar dinheiro com etares e centros de despoluiçao!..

Faz-me lembrar uma situaçao que tive ca num centro de reciclagem...tinham umas tvs ja desmontadas e na vez de deitar os plasticos, metais e vidro no lixo comum, peguei na pickup e fui ao centro de reciclagem daqui de bragança.
E como nao levava as tvs inteiras, nao me queriam deixar que eu largasse o lixo nos contentores que tinha a 2 metros de mim separado por categorias...madeiras, plasticos, vidro e metal.., nem precisava de ninguem pra fazer a descarga eu levava luvas e podia faze-la eu mm! mas como nao levava as tvs inteiras (com o suposto "lucro" aka cobre) eles preferiam que eu virasse pra trás e despejasse aquilo no lixo domestico!!

E depois andam a fazer publicidade pra andarmos a separarmos o lixo e depois recusam-nos de fazer a separaçao nestes centros de reciclagem! (eu nem tinha tirado o cobre, arranjei as tvs ja sem o cobre e foi so mm pela reciclagem dos circuitos.., mas mm que fosse, eu poderia mto bem fazer o que me desse a real gana! e é um mau exemplo haver este tipo de pessoas ou politica nestes centros de reciclagem,  simplesmente negarem os materiais e devida separaçao! So me apetecia no dia a seguir ou na noite a seguir, despejar uma carrada de estrume mm à entrada do daquele sitio...se tivesse estrume em casa, nao me importava de o carregar na carrinha e de o ir despejar na entrada do centro!!)
« Última modificação: 05 de Junho de 2014, 04:37 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #36 em: 05 de Junho de 2014, 10:18 »
Não ganhas para o gasóleo, ponto electrão com isso.