collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comunicação wifi  (Lida 8817 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kcidade

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 70
Comunicação wifi
« em: 09 de Março de 2016, 15:05 »
Boas pessoal, estou com uma duvida pois nunca trabalhei com isto e não consigo chegar a nenhuma conclusão com a informação que encontrei na net.

Então é o seguinte...
Eu fiz uma aplicação em arduíno que comunica por porta serie com o visual studio, agora gostaria de fazer essa aplicação em android, onde iria comunicar por arduino via wifi.

Pelo que já pesquisei existe uns modulos chamados ESP8266 que conseguem fazer a ligação do arduino à rede, uma das questões é: É preciso fazer alguma configuração desse modulo? (pois já vi que algumas pessoas fazem uma espécie de configuração).

Feito esta ligação, se não me engano é possivel fazer uma comunicação TCP/IP onde praticamente é possivel fazer uma comunicação tipo a comunicação da porta serie. Isto é verdade ou estou enganado?

Alguem sabe de algum tutorial em android de como fazer fazer esse tipo de ligação com o ESP8266?


Cumprimentos,
KCidade

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comunicação wifi
« Responder #1 em: 09 de Março de 2016, 15:19 »
Já experimentaste isto? http://bfy.tw/4fBy

Offline Kcidade

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 70
Re: Comunicação wifi
« Responder #2 em: 09 de Março de 2016, 15:35 »
Muito obrigado, a tua informação foi extremamente util.

E tu já experimentas-te ler as questões para veres que já tive à procura?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comunicação wifi
« Responder #3 em: 09 de Março de 2016, 15:49 »
Li as questões, mas não dá para perceber que estiveste à procura.
As perguntas que fazes devem estar respondidas em qualquer um dos projetos que surgem no meu link.
A quantidade de informação sobre o ESP8266 é bastante, o que é pouco usual em módulos chineses do género. E bastava pesquisares um bocado (algo mais que ler os títulos dos resultados) para descobrir que o ambiente de desenvolvimento Arduino suporta diretamente o ESP8266, sem necessitares de mais placas extra (https://github.com/esp8266/Arduino).


Edit:
Para não dizeres que não te ajudei, dei uma vista a alguns dos projetos e tens aqui neste a papinha quase toda feita:
https://evothings.com/how-to-connect-your-phone-to-your-esp8266-module/

É só no código do ESP adicionar uns println com os dados recebidos, e dar um jeito no código para o Android para enviar outras coisas se quiseres, mas a base é essa com modificações mínimas faz o que queres.

Experiência que tenho com o ESP? Comprei um par há a 1 ano e nunca saíram da gaveta. Apenas fiz agora a pesquisa que afirmavas já ter feito. O meu google deve dar uns resultados diferentes dos das outras pessoas... ::)
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 16:08 por jm_araujo »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Comunicação wifi
« Responder #4 em: 10 de Março de 2016, 05:22 »
Por acaso estive a semana passada a experimentar pela primeira vez um ESP8266 v12 e embora seja um "módulo chinês" de uma empresa pouco reconhecida como a ExpressIf, a comunidade de desenvolvimento é enorme!
A programação com a IDE do arduino é a forma mais fácil de utilizares esse chip. Há também a possibilidade de utilizares uma linguagem interpretada como LUA e fazer umas "brincadeiras" engraçadas com o módulo. Perdes performance, mas para quem tiver poucos conhecimentos consegue obter resultados bem avançados com poucas linhas de código (exemplo: servidor http). A vantagem desse chip é que tens bastante memória flash comparado com o arduino e por isso não há tantos problemas de optimização.

Caso alguém queira entrar no desenvolvimento mais avançado, há algumas soluções tais como uma máquina virtual com o SDK preparado para o desenvolvimento nessa placa ou então menos "hardcore" há a solução "sming".

Como curiosidade, quem quiser veja este vídeo que me deixou impressionado:



Como foi desenvolvido um jogo FPS no ESP8266 e como o programador contornou alguns problemas de performance através de algumas soluções criativas (exemplo: utilização de uma tabela trigonométrica para evitar cálculos extra do processador)

Offline Kcidade

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 70
Re: Comunicação wifi
« Responder #5 em: 10 de Março de 2016, 09:13 »
Obrigado samc.

Estas a ver jm_araujo o que é um resposta em condições? É para isso que servem os foruns. Senão bastava fazer uma espécie de dicionário ;)
Fica a dica ;)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Comunicação wifi
« Responder #6 em: 10 de Março de 2016, 10:42 »
Obrigado samc.

Estas a ver jm_araujo o que é um resposta em condições? É para isso que servem os foruns. Senão bastava fazer uma espécie de dicionário ;)
Fica a dica ;)
Possivelmente a esta hora o jm_araujo já está arrependido de ter perdido tempo a responder-te (e ele deu uma boa resposta com links que ajudam qualquer pessoa que esteja a iniciar e precise de umas direções iniciais) e eu depois de ler o que escreveste acima também fiquei...  ::)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comunicação wifi
« Responder #7 em: 10 de Março de 2016, 10:52 »
Obrigado samc.

Estas a ver jm_araujo o que é um resposta em condições? É para isso que servem os foruns. Senão bastava fazer uma espécie de dicionário ;)
Fica a dica ;)
Vais muito longe com essa superioridade moral quando tu é que estás a precisar de ajuda. Podes não gostar do tom como te respondi, mas se desceres desse pedestal hás-de reparar que ambas as respostas te ajudaram.

E caso não tenhas contado só recebeste respostas de 2 pessoas,  e com essa atitude da próxima vez pode ser que só recebas 1 ou quem sabe até nenhuma...queres seguir por essa caminho? boa sorte!

Para finalizar: já ajudaste alguém aqui no fórum nos 4 anos que estás cá registado? É que numa vista por alto das tuas mensagens até agora só mamar na teta do conhecimento dos outros, mas ajudar o próximo não vi nada. É para isso que servem os fóruns? Julgava que eram uma comunidade que não era suposto funcionar só num sentido, mas pelos vistos eu é que não sei dar uma resposta em condições  ::)

« Última modificação: 10 de Março de 2016, 10:54 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comunicação wifi
« Responder #8 em: 11 de Março de 2016, 20:19 »
O que perguntas estás na Wiki deles/no primeiro parágrafo de qualquer tutorial básico sobre isso..
Que arrogância dios mio..
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Comunicação wifi
« Responder #9 em: 11 de Março de 2016, 23:04 »
É preciso fazer alguma configuração desse modulo? (pois já vi que algumas pessoas fazem uma espécie de configuração).

Eu sei que isto eh um forum, que devemos ajudar e procurar ajuda, e a exposicao das duvidas ate tentou ser extensa...

Mas cada vez mais me questiono sobre as espectativas que o utilizadores tem sobre os equipamentos / ferramentas que usam.

Este tipo de perguntas, em que o utilizador espera que tudo funcione como ligar a tomada a uma ficha, eh cada vez mais comum em varios dominios.

"Entao mas eu tenho que configurar uma coisa para funcionar?! Nao 'e so ligar e funciona como eu quero?!"

Ou entao utilizadores a pedir / questionarem-se porque em determinado projecto open source nao se fazem as coisas de certa maneira "Porque nao fizeram isto assim? Porque nao implementam a funcionalidade X ? Porque ainda ha bugs nesta funcionalidade? Porque nao a corrigem?"

Tudo ah procura do instantaneo: "eh so juntar agua, sal e mecher"

... E' ver a indignacao dos utilizadores quando alguma coisa nao funciona como o "blink test do Arduino"

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Comunicação wifi
« Responder #10 em: 12 de Março de 2016, 02:49 »
Este comentário pode parecer o típico "discurso de velho" mas noto bastante isso que o jm_araujo disse nos "millennials". Eu sei que enquanto que eu assisti ao facto de o Windows publicitar o Plug & Play como uma grande novidade, as novas gerações já nasceram com esse conceito sempre presente na tecnologia de consumo.
Noto muitas vezes quando tenho de responder alguma coisa ao meu sobrinho, que nos casos da minha solução envolver um bocadinho de mais trabalho da parte dele (exemplo: instalar primeiro os drivers ASIO), "torce logo o nariz" e nem se preocupa em tentar fazer as coisas, ou pior, ainda "reclama" comigo...