collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Apresentação  (Lida 4821 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Apresentação
« em: 05 de Janeiro de 2012, 21:58 »
 Boas Pessoal,
eu sou o André Silveira e sou de Angra do Heroísmo.
 Actualmente estou a estudar na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.
 Estou a tirar um curso de Nível IV intitulado Técnico de Electrónica, Automação e Computadores.
Encontrei este forúm enquanto pesquisava sobre UAV's autónomos, pois já estou a começar a planear a minha PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Apresentação
« Responder #1 em: 05 de Janeiro de 2012, 22:22 »
Bem-vindo ao LusoRobótica! ;)

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Apresentação
« Responder #2 em: 05 de Janeiro de 2012, 22:39 »
Obrigado. ;)
Já agora, eu estou interessado em desenvolver um UAV mas nao sei que material hei de usar para construir o modelo, alguma dica ?
Obrigado

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Apresentação
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2012, 09:36 »
Bem-vindo.

Para UAV precisas de algo leve mas estável com espaço para meteres electrónica. Easy Star é a escolha da maioria dos iniciantes.

DIYdrones tem muita informação útil. Se poderes ir partilhando todo o processo connosco, certamente que iremos aprender muito contigo e mais ficarão com o bixinho de se meterem em UAVs.

Eu também gostava mas ainda não é o momento.

Começa por aqui:
http://diydrones.com/profiles/blogs/a-newbies-guide-to-uavs

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Apresentação
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2012, 15:58 »
Esta ideia surgiu numa conversa que eu e um colega meu tivemos com o professor de Físico Química, e a base da ideia era um UAV que pudesse efectuar transportes de cargas leves, logo teria de ter espaço para um compartimento.
E como é um projecto escolar não sei se posso utilizar um modelo de um UAV ou se tenho de criar o meu próprio modelo.
E sim faço questão de ir postando o desenvolvimento dos meus "brinquedos", mas ainda não montei o meu laboratório, e esse projecto do UAV será apenas desenvolvido no próximo ano caso, eu o consiga desenvolver.

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Apresentação
« Responder #5 em: 26 de Fevereiro de 2012, 22:57 »
 :)Bem-vindo
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Apresentação
« Responder #6 em: 15 de Outubro de 2012, 12:45 »
Boas novamente pessoal,
Sei que secalhar este tópico não é o certo para iniciar esta conversa.
Mas acontece que a minha ideia de construir um UAV para a Prova de Aptidão Profissional mudou.
Em vez do UAV as ideias que foram aceites foram as seguintes:

Máquina de Produção de Biodiesel ou Biogás- Por acaso ainda não encontrei nenhuma na net, e para dizer a verdade ainda nao procurei a fundo. Esta é a ideia que eu gostaria mais de realizar, e pretendo documentar o processo aqui no fórum e consultar a opinião do pessoal interessado em partilhar a sua.

Carro controlado por PC- Esta ideia consiste em converter um carro telecomandado de modo a ser controlado por um computador. Esta ideia de momento está um pouco mais desenvolvida que a anterior.
Ainda não me decidi se a comunicação será feita por Wi-Fi ou por RF, exclui a possibilidade do bluetooth devido ao pouco alcance que este ultimo disponibiliza.
Em principio usarei um Arduino, com o respectivo módulo de Wi-Fi ou RF conforme corra o processo.
Já sei que se usar a comunicação em RF precisarei de mais um Arduino ligado ao computador também com um módulo RF (transmissor e receptor), em caso de Wi-fi isto não seria preciso mas devido ao custo do módulo Wi-Fi mais facilmente optarei pela comunicação RF.
PS. O custo é elevado ao orçamento que a escola disponibiliza que são 150€.
Desde já obrigado e desculpem-me se isto deveria pertencer a outro tópico mas como tinha aberto este pensei que seria melhor actualizar visto que mudei de ideias.
Mais uma vez obrigado.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Apresentação
« Responder #7 em: 15 de Outubro de 2012, 13:18 »
Bem vindo ao fórum.

Se estás com problemas de financiamento aconselho a usar um solução recorrendo a arduinos barebones, minimalistas ou como lhes quiseres chamar. Cada um custa-te entre 5 a 10€.

Placa de RF podes comprar por cerca de um euro e meio (1,5€) cada.
Basta procurares na net por nrf24L01. Muito faceis de utilizar.

Claro que depois ainda tinhas de arranjar um cabo para ligar ao pc, mas isso deve custar uns 2€, se adaptares um cabo de telemovel.

Enfim existem inúmeras formas de baixar os €€€ necessários, pelo menos na parte de eletrónica.
Cria um tópico aqui no LR e vai postado os resultados.

Digo-te que gostava de ver uma máquina de produção de bio-diesel feita aqui no fórum.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, 18:48 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Apresentação
« Responder #8 em: 15 de Outubro de 2012, 17:18 »
Boas,
Hoje na aula falei com o professor ele falou-me nesse emissor/receptor também e vou optar por usá-lo.
O maior problema é que para bem de beneficiar do orçamento da escola é necessário apresentar facturas por isso o ebay fica fora de questão. Se souberes de alguma loja na união europeia que tenha o nrf24l01 agradecia.
Mais logo ou talvez amanha poste uma lista do material que estou a pensar comprar caso opte pelo carrinho controlado por pc.
A maioria dos professores têm reprimido a minha ideia da máquina de produção de biodiesel ou biogás. Amanha irei encontrar-me com uma pessoa que tem alguma experiência nessa área, pode ser que aí tenha algum feedback positivo pois nao sei até que ponto é possível realiza-la senão opto mesmo pelo carrinho.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Apresentação
« Responder #9 em: 15 de Outubro de 2012, 18:49 »
Não conheço nenhuma loja europeia ... mas há pessoal aqui no fórum que tem lojas que talvez te possam vender isso a um preço reduzido.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Apresentação
« Responder #10 em: 15 de Outubro de 2012, 19:24 »
Obrigado ;)

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Apresentação
« Responder #11 em: 15 de Outubro de 2012, 19:35 »
Citar
A maioria dos professores têm reprimido a minha ideia da máquina de produção de biodiesel ou biogás. Amanha irei encontrar-me com uma pessoa que tem alguma experiência nessa área, pode ser que aí tenha algum feedback positivo pois nao sei até que ponto é possível realiza-la senão opto mesmo pelo carrinho.

Não sei porque têm reprimido essa ideia. Existe um fórum em PT-PT chamado Nova Energia. Acredito que lá encontras informação sobre o que precisas.

Não te esqueças de começar a postar em tópicos específicos para o efeito.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, 19:49 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Apresentação
« Responder #12 em: 15 de Outubro de 2012, 19:53 »
Bem-vindo!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Apresentação
« Responder #13 em: 15 de Outubro de 2012, 22:34 »
Já estive a ver o fórum kast, tem por lá uma coisas interessantes e secalhar o pessoal esclarece-me um pouco lá também obrigado ;)
Aos que dão as boas vindas um obrigado também.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Apresentação
« Responder #14 em: 25 de Outubro de 2012, 23:31 »
Boas,
Hoje na aula falei com o professor ele falou-me nesse emissor/receptor também e vou optar por usá-lo.
O maior problema é que para bem de beneficiar do orçamento da escola é necessário apresentar facturas por isso o ebay fica fora de questão. Se souberes de alguma loja na união europeia que tenha o nrf24l01 agradecia.
Mais logo ou talvez amanha poste uma lista do material que estou a pensar comprar caso opte pelo carrinho controlado por pc.
A maioria dos professores têm reprimido a minha ideia da máquina de produção de biodiesel ou biogás. Amanha irei encontrar-me com uma pessoa que tem alguma experiência nessa área, pode ser que aí tenha algum feedback positivo pois nao sei até que ponto é possível realiza-la senão opto mesmo pelo carrinho.
Boas André, nessa parte do ebay, eu posso-te ajudar, basta me enviares as cenas do ebay que precises e eu encomendo por ti e dpx passo-te facturas. Cobro uma comissão standard que costumo cobrar, 20% até produtos com preço até 20€ e acima dos 20€, 10% de comissao. Posso encomendar directamente pra tua morada ou recebo eu e dpx reenvio, mas aí entram depois os portes de reenvio, assim co taxas alfandegarias se acontecerem ficam a cargo do cliente, mas posso ajudar na papelada.

Tenho tb webloja online: G7 electronica.net, se precisares de comps com maior urgencia, podes efectuar compra online ou enviar-me mail com a tua lista que dpx passo uma proforma para apresentares na tua escola e combinar compra e pagamento com a tua escola.