collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: LusoRobótica - Website - Estado actual  (Lida 25271 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
LusoRobótica - Website - Estado actual
« em: 25 de Fevereiro de 2018, 11:25 »
Olá a todos,

Tenho estado a organizar e actualizar alguns sites, dos quais o LR, dai poderem ter sentido nos últimos dias pequenos períodos. (1~2min) do site desconfigurado ou mesmo em baixo.

Tentei fazer tudo sem tempo offline mas foi necessário para ter a certeza que o dump da base de dados fica exactamente igual, e como para variar, surgiram alguns imprevistos com as configurações das pastas dos anexos, e por fim com a identificação dos IPs dos visitantes (porque passámos a usar um proxy no server).

Creio que está finalizado e que está tudo a 100% contudo se detectarem algum problema avisem.

O LusoRobótica está agora a correr 100% em Docker containers, o que me facilita muito a manutenção/migração no futuro, assim como isola garantindo mais segurança e estabilidade do site.

Também deve de haver melhorias de performance uma vez que a base de dados está agora na mesma maquina que o resto do site.

Deixo para os curiosos e para registo o esquema do site, embora simples não se perde nada em ficar documentado.

Todas as ligações quer dos clientes quer entre serviços é agora 100% SSL para maior segurança.

Os emails são enviados pela Amazon SES já há alguns meses e tem permitido o sistema de email funcionar muito melhor e melhorar a entrega dos mesmos.


Talvez o mais importante, há backups diários automáticos com retenção de alguns meses para o caso de algo correr mal.

Estou a planear um plano de contingência onde caso eu venha a ser atropelado amanhã outros membros sejam notificados com dados de acesso e documentação para poderem dar continuidade ao projecto. (Já há alguns anos que existem outros membros com acesso ao fórum que permite exportar a base de dados completa)

Quanto a modelização, há algum tempo que foi retirado a pedido dos users toda a publicidade do site, assim como todos os trackers (excepto google analytics).

Ainda não há qualquer plano para receitas do site (há quem acredite em donativos, só experimentando é que podemos ver como corre, na verdade eu tenho feito donativos e tenciono continuar a fazer), contudo acho que seria interessante, não só para ser auto sustentável, como para se houver mais verbas poder vir a servir para financiar alguns projectos ou eventos.

Aceitam-se dicas e sugestões.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro de 2018, 19:04 »
Acho que já tinha aqui dito. Tenho a administração de um fórum nada relacionado com esta área, e a solução encontrada foi meter publicidade só para os visitantes. Quem está registado não vê qualquer anúncio, pode postar e tem acesso a areas de interesse só para membros (encontros e relatos).
Só com Google Ads, não rende muito, mas chega e sobra para suportar o alojamento e DNS. Isto com umas 300 visitas diárias e menos de 5000 inscritos.
Se quiseres saber valores manda PM.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #2 em: 15 de Maio de 2018, 22:32 »
Vou desenterrar este tópico só para comunicar que o LR sofreu algumas alterações nos últimos dias.

Aproveitando a onda do GDPR, fiz algumas alterações ao LR que embora não fossem necessárias acho que não prejudicam ninguém.

Assim, foram removidos todos os dados sensíveis (sexo), removidos os campos facultativos de localidade e idade, assim como revistas as opções de visibilidade de emails e outros dados dos membros.

Para além disso, foi removido o plugin do google+ que ainda por cá andava (escapou na última limpeza).

Agora o LR tem menos informação sobre os seus membros, sendo uma menor preocupação para os mesmos.

Os membros registados tem só um plugin externo a correr (google analytics), e os visitantes 2 (google analytics e google adsense) (embora este esteja a dar apenas 2,20€/mês o que me faz considerar a sua utilidade).

Todos os dados são para utilização única e exclusiva do fórum LusoRobótica e nunca serão transmitidos a terceiros.

Espero que estas medidas vão de encontro com as vossas expectativas.

PS - imagens externas postadas por membros em http são descarregadas pelo nosso server e armazenadas em cache para serem servidas por https, como este exemplo: http://www.tizag.com/pics/htmlT/sunset.gif
 

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2018, 06:43 »
Estou completamente a zero sobre a GDPR mas aproveito para deixar registada uma pequena lembrança anual do LR que, pelos vistos, foi removida...


Feliz Aniversário!
Os seus amigos do LusoRobótica - Robótica em Português gostavam de tirar alguns momentos para lhe desejar um feliz aniversário, [nome_utilizador].
Se ainda não o fez, visite o fórum hoje para que todos possam ter a oportunidade de lhe dar os parabéns pessoalmente.

Apesar de hoje ser o dia do seu aniversário, [nome_utilizador], gostaríamos de lhe dizer que o seu registo no nosso fórum foi o melhor presente que já tivemos.

Muitas Felicidades,
A Equipa do LusoRobótica - Robótica em Português


Tenho de ir ler a dita  GDPR...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2018, 10:17 »
Estou completamente a zero sobre a GDPR mas aproveito para deixar registada uma pequena lembrança anual do LR que, pelos vistos, foi removida...


Feliz Aniversário!
Os seus amigos do LusoRobótica - Robótica em Português gostavam de tirar alguns momentos para lhe desejar um feliz aniversário, [nome_utilizador].
Se ainda não o fez, visite o fórum hoje para que todos possam ter a oportunidade de lhe dar os parabéns pessoalmente.

Apesar de hoje ser o dia do seu aniversário, [nome_utilizador], gostaríamos de lhe dizer que o seu registo no nosso fórum foi o melhor presente que já tivemos.

Muitas Felicidades,
A Equipa do LusoRobótica - Robótica em Português


Tenho de ir ler a dita  GDPR...

Tens razão, vou deixar a data como opcional para quem a pretender utilizar, contudo deixando de aparecer nos perfis dos utilizadores quando um user vê o perfil de outro user.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2018, 16:40 »
TigPT: mas se são dados opcionais que os users podem ou não querer partilhar com os demais e que o preenchimento por ser opcional é com o intuito de fazer essa partilha, e se poderem sempre remover qdo bem entenderem.. senão também é melhor apagar todas as apresentações pessoais dos users que tanto alguns membros ou adminsitradores do forum faziam questão que os novos users a fizessem se quisessem participar e principalmente sentirem-se integrados ou não serem ignorados pelos demais users..

Polémicas à parte e sem intenções de abrir asas a radicalismos, e como também não estou ainda bem por dentro das novas politicas do tratamento de dados e o que se torna proibido às intituições podem ou não colectar.
Acho bem que haja um cuidado especial aos dados mais sensiveis dos utlizadores e que apenas sejam usados ou que se permita que os proprios users/clientes cancelem ou proibam que certos dados sejam gravados/colectados ou cedidos a terceiros e que este pedido não invalide o registo dos users ou a partilha opcional que queiram os mesmos partilhar com os demais.

No momento qualquer um de nós está a ser bombardeado por mails para solicitar a renovação dos dados ou a alteração dos mesmos no vários registos online. E quando alguem quisesse q os seus dados ou registos numa dada entidade, tinha que fazer ao mesmo tempo uma queixa à entidade de proteção dos dados para garantir a anulação dos dados e mesmo assim nada é garantido porque entretanto os dados muitas vezes nem são cedidos directamente a essas entidades mas colectados e vendidos por terceiras entidades.. (pelo menos deviamos ter directo a saber donde iam buscar esses dados, e que nao acontecia).

Parece-me bem que haja um limite ou um reforço de segurança dos dados mais importantes ou daqueles que os users não pretendem que sejam divulgados principalmente a terceiras entidades (a meu ver a mais critica a seguir à fraca proteção dos dados ao roubo ou à divulgação dos mesmos e a necessidade da criação de melhores sistemas de proteção), mas são coisas dificeis de controlar já que depende da idoneidade das pessoas/entidades que teem acesso aos dados ou que implique custos acrescidos para se poder fazer um reforço nos sistemas.

Só digo que nem oito nem oitenta e o problema não é a partilha opcional que os users queiram fazer, mas os dados que supostamente não deviam estar a ser colectados, os dados que ficam acessiveis a terceiras pessoas ou que as entidades permitam que os dados fiquem expostos ou que são cedidos para fins pouco ou nada éticos ou mesmo ilegais. Que haja um limite dos dados que as empresas possam colectar e que possa ficar apenas abrangida aos dados do utilizador e não dos dados de outros amigos/contactos que esse utilizador possa ter. Esse sim deveria ser o passo principal.

E a instituição proteção de dados nacional também deveria ter um sistema mais automatico ou menos burocrático para colectar os pedidos de anulação dos registos e poder judicial, porque neste momento continuo a receber contactos de entidades na qual já pedi remoção dos meus dados da base de dados deles e em paralelo com queixa à CNPD para garantir o mesmo, ainda sem efeito..

Até porque se pode tornar mais perigoso, para a casa e demais utilizadores, ao estar a esconder-se tudo e mais alguma coisa, porque depois facilita que users/pessoas menos correctas ou com segundas intenções estejam impunes e protegidos perante tal absoluto anonimato. E para evitar uma abertura mais facil/radical à prevaricação, tem de existir um certo controlo e para tal têm de haver tambem um acesso a certo tipo de informações.

No meio termo é que está a virtude, nem oito nem oitenta.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #6 em: 16 de Maio de 2018, 20:14 »
Existe muita desinformação sobre o assunto, em todo o caso estas alturas são oportunidades para pensarmos que informação é ou não pertinente existir sobre pessoas individuais, e eliminar informação que não seja necessária.

Para além do spam e dos contactos abusivos das operadoras de telecomunicações e de cartões de crédito, quanto menos informação existir espalhada sobre cada um, na eventualidade de uma fuga de dados, menos dados são revelados sobre cada um.

Em relação ao LR, continuaremos a tentar manter a informação dos users privada, contudo menos informação é sempre preferível.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #7 em: 19 de Maio de 2018, 11:15 »
(google analytics e google adsense) (embora este esteja a dar apenas 2,20€/mês o que me faz considerar a sua utilidade).

Para mim é um valor significativo :P
Ha alguma coisa que sugeres que possamos fazer para aumentar esse valor? Clikar com que frequencia ajudaria em algo?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #8 em: 19 de Maio de 2018, 13:17 »
Dá-lhe tempo. O que tenho no outro site demorou mais de um ano a estabilizar no valor atual, acho que demoram a encaixar os anúncios na demografia dos visitantes.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #9 em: 19 de Maio de 2018, 14:59 »
(google analytics e google adsense) (embora este esteja a dar apenas 2,20€/mês o que me faz considerar a sua utilidade).

Para mim é um valor significativo :P
Ha alguma coisa que sugeres que possamos fazer para aumentar esse valor? Clikar com que frequencia ajudaria em algo?
Isso não. Pode levar a exclusão do programa de publicidade por incentivo ao click falso

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #10 em: 19 de Maio de 2018, 22:32 »
(google analytics e google adsense) (embora este esteja a dar apenas 2,20€/mês o que me faz considerar a sua utilidade).

Para mim é um valor significativo :P
Ha alguma coisa que sugeres que possamos fazer para aumentar esse valor? Clikar com que frequencia ajudaria em algo?

Desligar os adblocks aqui no LR, já ajuda.
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #11 em: 19 de Maio de 2018, 22:34 »
É indiferente. Não há ads ara membros, só para visitantes não registados.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #12 em: 11 de Novembro de 2018, 16:00 »
Não estou a conseguir criar um post.. ocorre um erro e diz para contactar o Admin... se voltar a tentar novamente diz que já enviei a mensagem anteriormente..


Erro na base de dados
Por favor tente novamente. Se voltar a ver este erro, por favor contacte o administrador.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #13 em: 11 de Novembro de 2018, 16:08 »
Vou espreitar as logs, desculpa e obrigado pelo report

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: LusoRobótica - Website - Estado actual
« Responder #14 em: 19 de Novembro de 2018, 12:13 »
tb me aconteceu ontem à noite...nao consegui postar num dos topicos