collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sistema de chute___Robô Futebol  (Lida 42143 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Sistema de chute___Robô Futebol
« em: 13 de Setembro de 2012, 23:04 »
Boas,

encontro-me a realizar um projecto e estou com um duvida de como eide fazer para criar um sistema de chute com ar comprimido para que quando a bola bata o o chute dispare?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2012, 23:06 »
Convem que pares a bola, porque se chutas com ela em movimento nunca vai para onde queres, explica melhor o que queres fazer.
Avr fanboy

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2012, 23:11 »
tipo tenho de criar um sistema para que quando a bola bater na frente do robo o chute disparar ar

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2012, 23:16 »
mas a bola é "reorientada" através desse sopro ou há uma parte mecânica que é accionada pelo ar comprimido?

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #4 em: 13 de Setembro de 2012, 23:25 »
ha uma parte mecânica que é accionada pelo ar comprimido...



Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2012, 23:35 »
é um bola de infravermelho... para um robô de futebol e a minha parte é fazer a mudança do sistema de switches antigos, para o sistema nova de ar comprimido mas estou sem ideias a nível electronico e mecânico

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2012, 23:39 »
Uma um sensor de infravermelho com um tubo colado, para que só receba infravermelhos de frente e usas isso na frente do robot como uma meta, se receber infra vermelhor nesse sensor quer dizer que a bola está encostada ao robot e pode chutar.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2012, 23:46 »
Uma um sensor de infravermelho com um tubo colado, para que só receba infravermelhos de frente e usas isso na frente do robot como uma meta, se receber infra vermelhor nesse sensor quer dizer que a bola está encostada ao robot e pode chutar.
se um robot rival ou de equipe se encostar leva um chuto no rabo! :D

mas o sistema de switches de alavanca pode continuar à mm com o ar-comprimido! o ar-comprimido seria a energia de açção, a reaçao podia continuar mecanica.. a n ser k keiram mm tirar os switches, entao é co o senso diz, ou usam sensores de proximidade/capacitivos, ultrasonicos, ou entao barreiras opticas.. mas claro se alo atravessar a barreira, a bola ou alguma parte de outo robot, leva dpx um chuto! :P

E co vai ser a autonomia do robot com o ar-comprimido? acho pouco viavel, pra alem do enorme peso da botija de ar comprimido, ao fins de alguns remates, gastava-se o ar todo!..n é suposto ser um robot movel? leve e sem cabos/tubos ligado ao gaijo?..  ???

Agora o mecanismo de remate, ou metes um embolo com uma pá ou alavanca (pra dar mais variaçao linear e poder de chuto, ou entao chutar com o proprio ar!jacto de ar..
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 23:48 por Hugu »

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #10 em: 13 de Setembro de 2012, 23:49 »
a ideia esta em criar na estrutura um especie de deposito de ar para que alimente o disparo do shute mas a ideia dos switches não é grande coisa porque com a velocidade da bola os switches perdem resistência física ate partirem

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #11 em: 13 de Setembro de 2012, 23:55 »
Uma um sensor de infravermelho com um tubo colado, para que só receba infravermelhos de frente e usas isso na frente do robot como uma meta, se receber infra vermelhor nesse sensor quer dizer que a bola está encostada ao robot e pode chutar.
se um robot rival ou de equipe se encostar leva um chuto no rabo! :D

mas o sistema de switches de alavanca pode continuar à mm com o ar-comprimido! o ar-comprimido seria a energia de açção, a reaçao podia continuar mecanica.. a n ser k keiram mm tirar os switches, entao é co o senso diz, ou usam sensores de proximidade/capacitivos, ultrasonicos, ou entao barreiras opticas.. mas claro se alo atravessar a barreira, a bola ou alguma parte de outo robot, leva dpx um chuto! :P

E co vai ser a autonomia do robot com o ar-comprimido? acho pouco viavel, pra alem do enorme peso da botija de ar comprimido, ao fins de alguns remates, gastava-se o ar todo!..n é suposto ser um robot movel? leve e sem cabos/tubos ligado ao gaijo?..  ???

Agora o mecanismo de remate, ou metes um embolo com uma pá ou alavanca (pra dar mais variaçao linear e poder de chuto, ou entao chutar com o proprio ar!jacto de ar..

Nem por isso, porque a bola está cheia de emissores IR, e o robot só teria receptores, é o mesmo que uma barreia IR, mas a barreira é composta por duas partes distintas, o robot e a bola, assim se um robot for contra o outro, como não emite IR e mesmo que emita acho muita pontaria ir logo mandar IR para os sensores um de cada lado da parte onde a bola "encaixa", sinceramente parece-me a melhor solução(há outras, mas ele está a fazer assim).

Chutar com ar é um erro, ele tem é de usar um actuador linear pneumático, e trabalhar com uma pressão de ar jeitosa, pelo menos uns 5-6 bars, e se usar um regulador de pressão pode variar a força do chuto usando eletro-valvulas, agora jacto de ar só, não me parece muito viavel, porque o ar vai ter um acoplamento elástico com a bola, basta estar meio desviada que sai para um lado ou para o outro, com o actuador e uma peça semi-esférica a bola pode sair sempre em frente.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 23:57 por senso »
Avr fanboy

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #12 em: 13 de Setembro de 2012, 23:58 »
explica melhor a tua ideia senso por favor.... sou receptivo a varias ideias a melhor ideia, a mais fiável e resistente é a escolhida

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #13 em: 14 de Setembro de 2012, 00:13 »
sim, tb n apostava no jacto de ar...
a minha sugestao:

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #14 em: 14 de Setembro de 2012, 00:16 »
e o que utilizas para fazer o movimento da chama=?