collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O meu Robot  (Lida 14865 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
O meu Robot
« em: 12 de Fevereiro de 2009, 23:10 »
Bem pessoal estou quase a acabar o meu robot.

Digamos que não fui eu que o inventei mas sou eu que o estou a montar.

Sim adivinharam é a coleção O MEU ROBOT da planetadeagostin.

A coleção está quase a chegar ao fim, mas ainda tenho em falta alguns facisculos atrasados (especialmente a placa que controla a base (rodas e elevador).

Até agora é espectacular, todos os dias eu e a minha filha divertimo-nos imenso.

Jogamos vários jogos (desde as escondidas, seguir as cores, procurar o tesouro (falta ele andar)
Tiramos fotos em conjunto, fazemos festas, controlamos através de pc e/ou telemóvel, reconhecimento por voz e facial e muito mais.

Vejam algumas especificações e video do que le faz:
http://www.planetadeagostini.pt/robot



Mas o robot tem um grande defeito.

Usa 8 pinhas 1,5 volts AA. pois é brincamos alguns minutos e ele diz logo "estou cansado".

Então decidi alterar a fonte dele por 2 pilhas de 9 volts.

Ele necessita de 4,5 Volts (3x1.5v) e 7,5 Volts (5x1.5v), então vou fazer um circuito para devidir a voltagem com resistencias ligado a 2 pilhas 9 volts.

A minha questão é a seguinte. Eu vou usar 2 pilhas recarregaveis e gostaria de fazer um carregador com emissor IR de parede (IR PULSE) de maneira que o robot quando tivesse "cansado" se dirija ao Emissor IR para se carregar.

O emissor posso usar um circuito com um NE555 e alguns led IR, mas não sei como fazer o receptor para ligar ao robot.

O robot também tem entradas digitais e pode-se programa Visual C-LIKE.

Especificações técnicas de O SEU ROBOT
Dimensões (alt. x larg. x profund.): 40 cm (de pé) x 28,5 cm x 31 cm (aproximadamente)
Peso: 2 kg (aproximadamente)
Pilhas: 8 pilhas AA (alcalinas ou recarregáveis)
Duração das pilhas: 4 horas, aproximadamente (em uso contínuo) "MENTIROSOS"  ::)
Velocidade: 30 cm/s (conforme a superfície)
Motores: 7 motores CC com codificador
Sensores:
De proximidade: 5 (2 emissores e 3 receptores)
De tacto: 1 (na cabeça)
De luz: 2
De temperatura: 1
LED a bordo: 26
Ecrã: 1, LCD alfanumérico, 16 caracteres x 2 linhas
Memória Flash: 16 MB
RAM: 16 MB
Capacidade de gravação de som: 150 segundos, aproximadamente
Resolução da câmara: 640 x 480
Portas externas: USB e RS232
Requisitos do sistema: Windows 98, 2000 ou XP
Raio de acção Bluetooth: 10 a 30 metros aproximadamente (consoante o espaço)
Compatibilidade Bluetooth: O SEU ROBOT pode ser controlado a partir da maior parte dos telemóveis e PDA compatíveis com Bluetooth e a partir de qualquer dispositivo que suporte J2ME com MIDP 2.= ou MIDP 1.0 + JSR-135 (Mobile Media API) e JSR-82 (API Java para dispositivos Bluetooth).

Plano geral da obra:http://www.planetadeagostini.pt/robot/public/Robot.pdf
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 23:17 por iCAR »
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:O meu Robot
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2009, 23:28 »
Eh lá faz tanta coisa! Bem fixe :D
Belo kit, bastante completo!

Para programares o receptor, segues o meu tutorial de como fazer um detector de proximidade por IR, mas ignoras a parte do emissor! Basta meteres o robot a rodar a procura de IR, isto é, Rodas o robot e esperas até o receptor dar sinar dê qualquer coisa! Começas a andar nessa direcçao e manténs-na enquanto o sensor de IR estiver a dar impulsos.

Já agora o robot tem pinos de I/O? Ou o sensor IR já está incluído no robot?
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:O meu Robot
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro de 2009, 23:37 »
grande maluco.. :)

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re:O meu Robot
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2009, 23:39 »
O robot tem pinos i/o e vou instalar um arduino nele  ;D

Mas o ultimos fascículo traz um comando receptor e emissor Ir para podermos comandar a tv, dvd, etc.

E é programável pelo Visual C-Like

http://www.planetadeagostini.pt/robot/entregas.php?id=90

Espreita aqui: http://www.planetadeagostini.pt/robot/uploads/pdfs/90_instr_90.pdf
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline vanila

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re:O meu Robot
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2009, 18:42 »
Somos dois, também tenho uma coisa dessas, sai caro pa caramba (desculpem a linguagem - foi só para não dizer coisas piores), mas está a ser um desespero as entregas desta coleção, enquanto me lembrar não me meto noutra.

No entanto é um kit cheio de potencial sim senhor, por exemplo uma placa de comunnicações Bluetooth por dez Euros vale a pena pedir mais umas quantas.  ;)

Mas mais uma vez as esperas são desesperantes.

A esta data a coleção já devia ter terminado, mas ainda me faltam uns 4  fasciculos.

Mas se alguém tiver interessado, o projecto é bem interessante.  :)  em Espanha e Itália fizeram uma segunda edição, e acho que também está a sair no Brasil.

Agora que conheço um pouco mais do meio (sem saber assim muito), eu não me metia noutra.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:O meu Robot
« Responder #5 em: 22 de Fevereiro de 2009, 14:29 »
Só agora li, tenho andado a correr de um lado para o outro.

Parece muito interessante, quanto à alimentação, é mesmo uma pena não ter uma bateria...

Não utilizes resistências para divisor de tensão, a tensão da fonte vai alterar conforme vais consumindo e os teus cálculos vão ficar errados ao fim de algum consumo.

Mete reguladores de tensão que podes adquirir como samples de diversos fabricantes!

Quanto à dockstation, acho muito muito interessante, é possível mas não é trivial.. força com isso e começa a hackea-lo :D

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:O meu Robot
« Responder #6 em: 26 de Fevereiro de 2009, 22:59 »
eu fiz o outro ''meu robot'' da planeta de agostini uando tinha 9 anos só fiz até ao fasciculo 16  :-\ algue tem um e quer vender? :S

Eu estava a pensar em polo a andar com um arduino(ou dois ;D)

Este aqui está mt fixe mesmo! eu queria mesmno fazelo mas 900 e tal € no fim :S tinha de comprar uma bike e tal enfim...

ele é completa,ente autonomo certo?

Offline vanila

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re:O meu Robot
« Responder #7 em: 27 de Fevereiro de 2009, 18:51 »
Ás vezes é autónomo de mais, sem dizer nada o tipo diz Obrigado, ou algo no género.
e 4horas com boas pilhas não parece grande autonomia, e quanto a comportamentos pré-definidos, tens de ser tu a fazer o programa em Visaul C-like ou Java.
Tem uma coisa engraçada de poderes comandar a partir da net, via um computador/servidor e depois bluetooth, mas não te aproximes de um pricipicio, porque o comando pode demorar ou não chegar e lá se vão 900€ mais uns pózinhos.  ::)

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:O meu Robot
« Responder #8 em: 27 de Fevereiro de 2009, 20:46 »
Ah, pois é!

Foi este bacano que me fez entrar na robótica! De uma certa forma, ele é uma espécie de "arduino" pobrezinho em termos de pins digitais e analógicos  (;D), e tirando o inconveniente de certas e determinadas peças que nunca mais aparecem, o I-Droid é engraçado.
O que eu mais gosto neste robot é o facto de obedecer a comandos verbais e a sua câmara de video. Para quem já viu o meu tópico "Humanóide Caseiro", é precisamente uma espécie de I-Droid com pernas que eu gostaria de poder construir... um dia... num futuro distante... sei lá... mas isso já é uma outra história...

Citar
Já agora o robot tem pinos de I/O? Ou o sensor IR já está incluído no robot?

O I-Droid possui pouquíssimas entradas I/O digitais e analógicas (se bem me lembro acho que são duas de cada) mas a colecção incluí uma pequena breadboard e sensores IR (só para citar algumas componentes) para criar pequenos circuitos para aumentar as capacidades dele.

A aplicação de uma Arduino no I-Droid pode aumentar as sua capacidades consideravelmente, mas como já alguns constataram, a "upgrade" das baterias deverá ser o passo principal, não só para aumentar a sua autonomia, mas também para poder alimentar confortavelmente as possíveis "upgrades" que o I-Droid possa vir a ter.

Para aqueles que já me conhecem do fórum do ROBOT: Eu não vos disse que seria bom aceitarem o convite para virem a este fórum? Ah? Quem é amigo? Quem é, quem é?
 ;D ;D ;D ;D

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re:O meu Robot
« Responder #9 em: 28 de Fevereiro de 2009, 13:24 »
O meu primeiro passo é instalar 3 baterias de 9 volts. Até cabem no sitio das antigas.

Um dos meus arduinos vai ficar onde está a breadboard e fica ligado ás portas i/o do robot.

O resto de programação e sensores é a nossa imaginação.

Vou trocar aquelas rodas por umas de borracha mais altas (os tapetes lá de casa atrapalham).

vou alterar a pinça com sensor IR de aproximação, para agarrar melhor o objecto.

Já estou a desenvolver uma docking estation. Para o robot regarregar as pilhas automáticamente.

Talvez mais tarde altere os motores para mais potentes e subsitua os motores dos braços por microservos.

 ;D

Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:O meu Robot
« Responder #10 em: 28 de Fevereiro de 2009, 15:03 »
a cena da docking station é altamente, já sabes como vais fazer para as pilhas recarregarem?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:O meu Robot
« Responder #11 em: 28 de Fevereiro de 2009, 15:17 »
Isto é uma coisa que já tinha pensado por acaso. Eu já vi na maxim e outras empresas, circuito relacionados com "battery manager" mas ainda não estive com muita atenção a ler aquilo, mas pareceu que tem lá circuitos para carregar, para saber se está carrega ou não, etc.

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:O meu Robot
« Responder #12 em: 28 de Fevereiro de 2009, 20:00 »
Citar
O meu primeiro passo é instalar 3 baterias de 9 volts. Até cabem no sitio das antigas.

Como pretendes gerenciar toda essa energia? É que, como já deves saber (e se não sabes, ficas a saber à mesma), o sistema electrónico do I-Droid requer 4.5v e os motores 7.5v. Já li neste fórum que usar resistências não é a melhor opção, o pior é que já não lembro qual era a solução correta... ???
Colocar servos no lugar dos motores dos braços vai implicar uma "cirurgia" enorme em termos de mecânica, mas o resultado final vai ficar 5 estrelas, e uma vez que pretendes adicionar-lhe um Arduino, será que valerá a pena colocar servos nos cotovelos?
Por falar em docking station (ou em português, baía de carregamento  ;) ), há uma coisa que me dá volta à cabeça... se, em teoria, o I-Droid vai carregar ele mesmo as suas baterias nessa baía, não é suposto ele estar desligado da corrente para que o carregamento das baterias não provoque danos na sua electrónica?

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re:O meu Robot
« Responder #13 em: 28 de Fevereiro de 2009, 22:32 »
Com as 3 baterias de 9 volts vou usar reguladores para para 3 tipos de tensão 4.5 e 7.5 para o i-droid e 5 volts para o arduino.

Talvez até use as resistencias depois dos reguladores. O problema das registencias é só no caso da voltagem ir descendo e os valores delas já não ficam certos.

Os servos ainda vou ter que projectar como vou fazer. MAs defenetivamente aqueles braços tem mesmo problemas. o braço direito do robot já o desmanchei 2 vezes e ele continua com problemas. Ora funciona ora não...

Na Baía de carregamento o robot é estacionado por IR e depois umas patilhas fazem contacto com o carregador.

Faço um circuito que detecta a entrada de corrente é direcionada para as baterias . Uso transistores, diodos e até talvez relés.
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re:O meu Robot
« Responder #14 em: 02 de Março de 2009, 10:49 »
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas