collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Navegação com mapeamento  (Lida 29882 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Navegação com mapeamento
« Responder #15 em: 29 de Janeiro de 2009, 02:44 »
oki-doki.. (é a segunda vez que me dizes isso, tr3s, acho k aprendi.. :) )

Não sabia que ias ler a pm tão rapido! Desculpa! foi quase ao mesmo tempo e nao me apercebi que estava a repetir :D! Mas pronto não e só para ti é para todos. Ja vi grandes ideias e grandes projectos baseados no Arduino e que depois ficam limitados por terem sido completamente feitos dependentes do Arduino. Contudo sao muito bons! :D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Navegação com mapeamento
« Responder #16 em: 29 de Janeiro de 2009, 02:47 »
o que vale é que vcs sabem mmmt disto.. e sp que houver duvidas mando pó ar, mas sim, eu vou tentar fugir aos shields.. :D (xbee, posso usar? )

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Navegação com mapeamento
« Responder #17 em: 29 de Janeiro de 2009, 02:51 »
o que vale é que vcs sabem mmmt disto.. e sp que houver duvidas mando pó ar, mas sim, eu vou tentar fugir aos shields.. :D (xbee, posso usar? )
Estamos cá para ensinar e aprender, é isso que é uma comunidade ou não é?! :D

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Navegação com mapeamento
« Responder #18 em: 29 de Janeiro de 2009, 02:55 »
podes usar tantos quantos shields quiseres :D
So tens de manter em mente que não te podes deixar ficar dependente da shield se tiveres a fazer algo que vai ser para usar independentemente de uma plataforma.
Por exmeplo, olha ires a uma loja e comprares uma consola de bolso daquelas baratuchas... e Depois abrires aquilo e tens la um Arduino ou picaxe com umas shileds etc.... era no minimo comico n era? :D Ou por exemplo abrires um comando de uma consola e teres la um Arduino.. ahha era o maximo! Imaginem ... :D
Para testar ideias e ver como funcionam as coisas ou facilitar trabalho, as shields são óptimas.
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Navegação com mapeamento
« Responder #19 em: 29 de Janeiro de 2009, 02:56 »
se n fosse pra aprender n me tinha registado.. :P

(aproveitando ainda esta) se saísse mais barato n só era cómico como era vantajoso pra nós.. :)

mas sim, eu percebi-te.. de qualquer forma o meu primeiro tá longe de ser pa vender.. é MEU!.. :D
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 02:58 por ricardo-reis »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Navegação com mapeamento
« Responder #20 em: 29 de Janeiro de 2009, 02:59 »
Eu diria que as develop boards como o arduino e os shields, ou picaxe, servem exactamente para isso, acelerar o desenvolvimento e deixar-nos perder tempo só com o que é realmente importante para o projecto.

Se o objectivo for só educacional, aprender e explorar, os shields são óptimos, mas temos que ter em mente que no momento da concretização do projecto temos que ter em conta os custos de produção as dimensões etc e ai é preciso migrar o projecto para um sistema dedicado.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Navegação com mapeamento
« Responder #21 em: 29 de Janeiro de 2009, 12:42 »
Eu lembro-me de ver uma apesentaçao de projecto final de curso em que um aluno utilizou um Modulo GSM da nokia que ja tinha suporte nativo para Java. E aquilo até era barato...

acho que foi um rapaz da minha escola (antiga escola digo) :P

lembra-me de ver um projeto desse genero que foi apresentado nacionalmente ou assim qualquer coisa :P

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Tutoriais de navegação
« Responder #22 em: 15 de Fevereiro de 2010, 00:56 »
De todos os forums que tenho visitado e participado, noto que existe alguma falta de informação no que toca a navegação no espaço, que mesmo simples que seja, cria confusão a quem está a dar os primeiros passos.

Julgo que seria interessante discutirmos aqui conceitos para abordar nos tutoriais começando por conceitos básicos desde evitar obstáculos e tomada de decisões

E evoluindo para conceitos mais complexos como interpolação de dados, curvas diferenciais, e diferentes modos de comportamento e atitude.

O que acham da ideia? Por onde devemos começar? Que tópicos acham de interesse abordar?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Navegação com mapeamento
« Responder #23 em: 15 de Fevereiro de 2010, 19:32 »
Claro que sim, eu gostaria de participar na discussão desses asuntos, e embora esteja com muito trabalho de volta de outros projectos para o LusoRobótica, acompanharei quem tomar a iniciativa de os abordar.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: Navegação com mapeamento
« Responder #24 em: 15 de Fevereiro de 2010, 23:50 »
em breve terei novidades  :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Navegação com mapeamento
« Responder #25 em: 16 de Fevereiro de 2010, 01:11 »
O título do tópico está desfasado do conteúdo :).

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: Navegação com mapeamento
« Responder #26 em: 16 de Fevereiro de 2010, 01:15 »
é o que dá a ditadura, tomam posse dos nossos tópicos sem nos consultarem  ::)

(é melhor é tar calado senão ainda me crucificam)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Navegação com mapeamento
« Responder #27 em: 17 de Fevereiro de 2010, 13:48 »
Pelo menos falta de capacidade de processamento é cada vez mais dificil cair nesse problema, com o advento dos ARM7 e ARM9 e dos cortex-m0 e m3 qualquer pessoa tem acesso a um super potente micro-controlador de 32bits ainda mais barato que um arduino.

Aqui um dos muitos produtos da NXP, arduino style, programação bem simples:
FEZ comes in two models: FEZ Domino and FEZ Mini. Both include libraries that contain the FAT file system, threading, UART, SPI, I2C, GPIO, PWM, ADC, DAC, and many more. Two kits are also available: the starter kit and the robot kit. We also offer a multitude of peripherals for these boards such as Bluetooth, LEDs, buttons, light sensors, and thermometers, to name a few.

http://ics.nxp.com/support/tools/fez/
Avr fanboy

Offline zacpinto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Navegação com mapeamento
« Responder #28 em: 17 de Fevereiro de 2010, 17:24 »
Boas!!

Desde ja quero dizer que acho o projecto muito interessante e que vou estar atento a evolução e contribuir com tudo o que poder.

Sou um estudante de Eng. Informática, quase no fim, com um bom background em electrónica (Curso profissional Electrotecnia/Electrónica). ando faxinado como o poder do Arduino, e a versatilidade para a implementação de projectos complexos, e poder realiza-los com uma elevada abstracção dos pormenores é excelente.

Estou particularmente interessado, neste projecto por causa do Mapeamento da Navegação. Espero em breve adquirir o meu primeiro Arduino.

offtopico: Algum concelho para alguma versão ( da Arduino ). Iria comprar a mais baratas(Arduino Duemilanove c/ Atmega328), nao quero ficar limitado.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Navegação com mapeamento
« Responder #29 em: 17 de Fevereiro de 2010, 20:54 »
Bem-vindo zacpinto.

O Arduino Duemilanove c/ Atmega328 já permite uma grande complexidade de projectos, e é realmente a versão que aconselho a todos os que se pretendem iniciar. Não tenho tido muito tempo para desenvolver mas até hoje ainda não senti a necessidade de utilizar a versão seguinte (Arduino Mega).