collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fio/Barra de latão 1mm  (Lida 25691 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #45 em: 03 de Novembro de 2014, 00:33 »
as latas dos refrigerantes sao de feitas de aço onde apenas a tampa é que é de aluminio! (basta fazerem o teste do iman!)

agora as latas dos sprays é que sao todas quase em aluminio, onde às vezes as tampas sao em aço.

O aluminio solda-se com o tig e com adiçao de material em varetas de aluminio ou entao em mig com fio de aluminio..

Citar
Já agora, o aluminio oxida "instantaneamente" quando entra em contacto com o ar.
mas é uma boa oxidaçao, pois é bem que oxide pois o aluminio fica protegido, ao contrario das oxidaçoes dos ferrosos onde a sua oxidaçao é prejudicial.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 00:35 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #46 em: 03 de Novembro de 2014, 10:18 »
as latas dos refrigerantes sao de feitas de aço onde apenas a tampa é que é de aluminio! (basta fazerem o teste do iman!)
Só deves beber Compal.  :)
Colas e refrigerantes em latas de 33cl é quase tudo alumínio.

Citar
agora as latas dos sprays é que são todas quase em alumínio, onde às vezes as tampas sao em aço.
Nope again. Desodorizantes costumam ser alumínio, mas latas maiores (Pronto, Raid, etc) são de ferro.

São fáceis de distinguir sem imãns: As latas de alumínio são estampadas, não tem "costura" no fundo e na lateral da lata, só na tampa. As de ferro são formadas a partir de chapa, tem uniões para o fundo, lateral e para o topo. A razão em simples: o alumínio é muito mais dúctil que os metais ferrosos, consegue-se estampar distâncias longas com paredes finíssimas sem rasgar. Ferro e aço não permite estirar tanto, apesar de também se fazer em p.ex bancas de cozinha e botijas de gás.

E não me parece que seja aço nas latas, acho que é ferro zincado/estanhado/outra passivação qq.



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #47 em: 03 de Novembro de 2014, 18:07 »
os compais é só em vidro..

bem, secalhar agora ja é tudo aluminio, mas antes eram feitas em aço e a tampa era a unica coisa em aluminio.

A extrusao tb se faz nos aços...os lava-loiças em inox, panelas e outras cenas é tudo à base duma chapa que vai pra uma ou duas prensas..

Agora co a reciclagem está em força, ja nao fica mto caro fazer tudo apartir de chapas de aluminio ou qq liga de Al..

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #48 em: 03 de Novembro de 2014, 20:08 »
Pois Hugo só vidro

Agora  se a lata tiver dois metais diferentes com o conteudo não criaria corrosão galvanica e deterioraria mais depressa?
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #49 em: 03 de Novembro de 2014, 21:08 »
Latas de bebidas em ferro realmente só á uns anos atrás, aluminio é muito mais ductil como já foi dito, para teres ideia de como são feitas latas de refrigerantes e á velocidade que são feitas:
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #50 em: 03 de Novembro de 2014, 23:42 »
alfredo: lol essas latas compais sao bue d'antigas! isso ja n existe! (digo eu nao sei.. lol)

sim, tb ja vi no discovery como fazem as latas de spray em aluminio...mas tb ja vi co fazem as botijas/garrafas de ar-comprimido tb em aço expandido sem soldas nem costuras.. :P

As latas de aluminio mm pra aliemntos, tb sao revestidas com um polimero (logo antigamente tb faziam isso pra evitar oxidaçoes e passagem pros alimentos... por exemplo as latas de ferro dos ananazes e pessegos em calda sao em latas de ferro onde o interior é revestido galvanicamente ou com um polimero.. antigamente nem se podia reservar a lata aberta que começava logo a enferrujar/oxidar e deixava sabor..)

O processo do aluminio é mto mais barato, mas o proprio metal +e mto mais caro que o ferro..por isso nem todas as latas sao em aluminio...alem do mais, o aluminio é mais toxico que o ferro e nos alimentos, ha polimeros prós revestimentos tb sao duvidosos pois ha uma serie de parafenos e afins que começam a ver que tb sao toxicos pro ser humano...mas tb é um bocando ao sabor da "moda" e o que é hj, ja n pode ser amanhã...
« Última modificação: 04 de Novembro de 2014, 22:59 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #51 em: 04 de Novembro de 2014, 00:01 »
A diferença é que podes esticar aluminio com espessuras estupidamente pequenas, tipo décimos de mm ou menos.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #52 em: 04 de Novembro de 2014, 01:22 »
A diferença é que podes esticar aluminio com espessuras estupidamente pequenas, tipo décimos de mm ou menos.
sim claro, mas o cobre tb é mais ductil que o aluminio e nao andam a fazer latas em cobre.. :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #53 em: 04 de Novembro de 2014, 10:19 »
O cobre é mais caro e fisicamente e quimicamente mais fraco.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #54 em: 04 de Novembro de 2014, 18:12 »
as latas dos refrigerantes sao de feitas de aço onde apenas a tampa é que é de aluminio! (basta fazerem o teste do iman!)
Eu posso estar enganado mas acho que o Hugu está a falar correctamente, apenas a tampa é de alumínio, o resto é em chapa de aço.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #55 em: 04 de Novembro de 2014, 22:26 »
alfredo: lol essas latas compais sao bue d'antigas! isso ja n existe! (digo eu nao sei.. lol)

Sim Hogo já são antigas agora só vidro e papél, acabei de ir ao frigorifico e tenho lá fanta e serveja argus, e para surpresa minha ambas ficaram com o imãm agarrado na parte in ferior e não na tampa, pronto dou a mão a palmatória, são em aço.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #56 em: 05 de Novembro de 2014, 18:15 »
nao é papel, é um composito de cartao, aluminio e polimero!
Tem mais de plastico do que de papel, por isso é que os tetra-packs vao pro eco-pto amarelo na vez do azul..  ::)